SINDROME DE DANDY WALKER RELATO DE UM CASO
SINDROME DE DANDY WALKER RELATO DE UM CASO
HISTORICO
A paciente T. M. M. , menor impúbere, e atendida na APAE ( ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS) , onde sou medico , atendendo na especialidade de Neurologia e Psiquiatria , com a historia de de crises convulsivas desde os 8 meses de vida. Aos 5meses os pais notaram que a criança não se mexia direto e também não conseguia se sentar. Aos 8 meses passou a apresentar crises convulsivas Tonico clonicas sendo solicitadas tomografia computorizada de crânio cujos laudos seguem
1 ) 20/09/95 : Aumento global dos ventrículos, aumento das cisternas, diminuição do volume do cerebelo.
2) 07/03/1996: Hidrocefalia Severa 3) 07/06/97 : Mal formação de Dandy Walker. Agenesia de corpos caloso e septo pelúcido.
ATENDIMENTO NEUROLOGICO E PSIQUIATRICO
20/04/2005 : Historia de crises convulsivas .
Gardenal 70 gotas a noite
Tegretol 200 mg ½ + ½
Solcitado Eletroencefalograma com mapa cerebral
Dosagem Sanguinea de Fenobarbital e de Carbamazepina.
27/05/2005 Trouxe o EEG DE 2002 que evidencia alterações com ondas agudas de 6/7 hertz amplitude de 80 a 120 microvolts com distribuição difusa.
Tegretol 200 ½ + ½ + ½
Gardenal 80 gotas 1 x
22/09/05 Trouxe a dosagem sanguinea de Fenobarbital : 16,5 e de Carbamazepina 2,2
Mantida a Conduta
2/01/2006 Quadro clinico com episódios de cefaléia
Tegretol 200 mg ½ + ½ + 1
Gardenal 90 gotas 1 x
25/11/2006 Paciente apresentando agressividade e cefaléia.
Trileptal 300 mg 1 x
Gardenal 50 gotas 1x
24/05/2007 Paciente apresenta agressividade e alteração de comportamento e cefaléia.
Risperidona 1,0 mg ½ 1 x
Trileptal 300 mg 1 + 1
Gardenal 50 gotas 1 x
29/05/2008 Paciente com agressividade e alteração do comportamento
Dogmatil 50 mg 1 x
Risperidona 1,0 mg ½ 1 x
Trileptal 300 mg 1 x
Gardenal 50 mg 1 x
28/08/2008 Paciente com agressividade e alteração do comportamento.
Risperidona 1,0 mg 1 comp 1 x
Trileptal 300 mg 1 x
Gardenal 50 gotas a noite
10/07/2008 Paciente inicia o acompanhamento psicológico utilizado rotinas estabelecidas através de símbolos denominada TEACCH , com boa aceitação e bons resultados. Paciente com historias de perdas na família , o pai recente e de uma tia há 5 meses .
Risperidona 1,0 mg 1 comp 1 x
Trileptal 300 mg 1 x
Gardenal 100 mg a noite
27/03/2009 Paciente passando apresentar melhoras do quadro de agressividade e de alterações do comportamento o que nos faz pensar que finalmente esta fazendo uso da risperidona prescrita . Foi solicitado um atestado medico que foi colocado no processo a pag 112.
27/07/2009. Quadro mantido , conduta inalterada.
EXAME NEUROLOGICO ATUAL
Paciente com hidrocefalia, mal formação de Dandy Walker e agnesia de corppo caloso e do septo pelúcido, (síndrome de Dandy-Walker é uma malformação congénita que afecta o cerebelo e os fluidos que o rodeiam. As características principais desta síndrome são o alargamento do quarto ventrículo, a ausência completa ou parcial da área entre os dois hemisférios cerebelares e a formação de cistos na base interna do crânio.) epilepsia, alteração do comportamento e agressividade .
Ao exame : Vigil; , equilíbrio estático com discreto alargamento das bases , marcha neurológica discreta marcha estrelar; ausência de atrofias e ou fasciculações musculares; tonicidade e força muscular preservada e simétricas; reflexos osteotendinosos preservados; com discreta disdiadocinesia bilateralmente ; ausência de clonus de extremidades; reflexo cutâneo plantar em flexão bilateralmente; ausência do sinal de Hoffmann bilateralmente; reflexos axiais da face normais; coordenação motora com discreta disdiacinesia nos membros superiores estando preservados nos membros inferiores; pares craneanos acessíveis normais
. EXAME NEUROLOGICO EVIDENCIA ALTERAÇÕES COMPATIVEIS COM DIAGNOSTICO NO CID X G 13, G 40.1, G91.1, G 94.2
EXAME PSIQUIATRICO ATUAL.
Atenção:, pouco atenta as solicitações ao ambiente ao redor.
Atitude geral - responde às perguntas com dificuldades sem gestos e posturas e outras expressões motoras no inicio da entrevista encontrava-se tensa, mas ao decorrer foi se descontraindo. Não evidenciando movimentos e atitudes que façam suspeitar de atividade delirante ou alucinatória Sono, normal alimentação normal . Hábitos de higiene normais..
Paciente algo orientada no tempo e no espaço, postura calma e aparentemente tranquila, sem maneirismos ou gestos patológicos.
Atividade/expressão em palavras - Fala pouco ,apenas responde as solicitações vagarosamente, coerente, sem tom de discurso, sem interrupções, sem silêncios súbitos, sem mudanças de tema, palavras estranhas à sintaxe, ritmo e pensamento lentificado.
Humor -, medroso, ansioso, não apresenta atividade delirante mantendo-se desconfiada em relação as pessoas que a cercam Não se sente perseguida, influenciado por meios naturais, sobrenaturais ou científicos, ou que riem dela ou que admirem ou querem seu mal como agredi-la ou matá-la. .
Não apresenta alucinações e outras desordens da senso percepção - Auditivas, Visuais, Olfativas, Gustativas,. Táteis e Viscerais.
Não apresenta fenômenos compulsivos - , pensamentos, impulsos e atos sem alterações .
Orientação no tempo e Memória - comprometida
Atenção e concentração dispersa e não Tenaz.
Conhecimentos gerais - comprometida
Inteligência: comprometida
Súmula psicopatológica
Atenção: Periciada atenta as solicitações. Aparência Apresenta . Atitude normal. Orientação algo orientada no tempo e no espaço. Atenção e concentração comprometida. Sensopercepção (ilusão, alucinação) dentro da normalidade. Memória comprometida. Pensamento (forma, conteúdo, curso) lentificado. Idéias delirantes Nao apresenta. Afetividade normal . Vontade e ação comrometida. Psicomotilidade dentro da normalidade
Exames médicos complementares
Foram apresentado laudos de Tomografia Computorizada de Crânio de 20/09/95, 25/06/97 e 07/03/96
Foram apresentados laudos dos Eletroencefalograma quantitativo com mapa cerebral de 13/11/2002 e de 1/10/1008
CONCLUSAO
EXAME PSIQUIATRICO EVIDENCIA ALTERAÇÕES COMPATIVEIS COM DIAGNOSTICO NO CID X F 29 F 71
Esta atualmente fazendo acompanhamento com TEACCH através de símbolos pictográficos apresentado melhoras e ao tratamento medicamentoso instituído a saber:
Risperidona 1,0 mg 1 comp 1 x ao dia
Trileptal 300 mg 1 comp 1 x ao dia.
Gardenal 100 mg 1 comp a noite
.
EXAMES REALIZADOS
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA CEREBRAL EM 20/09/1995
TECNICA: FORAM REALIZADOS CORTES PARALELOS A LINHA ORBITO MEATAL DE 2, 5 E 10 mm DE ESPESSURA; SEM INJEÇÃO DE CONTRASTE.
DESCRIÇÃO: OSSOS DO CRANIO DE DENSIDADE E ESPESSURA NORMAIS PARA IDADE.SUBSTANCIA BRANCA E CORTEX CEREBRAL DE DENSIDADE HABITUAIS.AUMENTO GLOBAL DOS VENTRICULOS. AUMENTO DAS CISTERNAS, DIMINUIÇÃO DO VOLUME CEREBELAR. AUSENCIA DE CALCIFICAÇÕES PATOLOGICAS;
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: EXAME TOMOGRAFICO CEREBRAL COPATIVEL COM:
- AUMENTO GLOBAL DOS VENTRICULOS.
- AUMENTO DAS CISTERNAS.
- DIMINUIÇÃO DO VOLUME CEREBELAR.
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA CEREBRAL EM 25/06/1997
TECNICA: FORAM REALIZADOS CORTES PARALELOS A LINHA ORBITO MEATAL DE 5 E 10 mm DE ESPESSURA.
DESCRIÇÃO: OSSOS DO CRANIO DE DENSIDADE ESPESSURA NORMAIS PARA A IDADE. APRESENTA AGENESIA DE VERMIS CEREBELAR, CORPO CALOSO E SEPTO PELUCIDO. VENTRICULOS CEREBRAIS DE VOLUME AUMENTADO. FISSURAS, CISTERNAS BASAIS E SULCOS CORTICAIS DE ASPECTO NORMAL.AUSENCIA DE CALCIFICAÇÃO PATOLOGICA.
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: EXAME TOMOGRAFICO COMPATIVEL COM MAL FORMAÇÃO DE DANDY WALKER.AGENESIA DE CORPO CALOSO E SEPTO PELUCIDO.
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA DE ENCEFALO EM 7/03/1996
TECNICA: FORAM REALIZADOS CORTES PARALELOS A LINHA ORBITO MEATAL DE 5 A 10 mm DE ESPESSURA, ANTES E SEM A INJEÇÃO DE CONTRASTE VENOSO IODADO.
DESCRIÇÃO: OSSOS DO CRANIO DE DENSIDADE E ESPESSURA NORMAIS PARA A IDADE.SUBSTANCIA BRANCA E CORTEX CEREBRAL DE DENSIDADE HABITUAIS. DILATAÇÃO GLOBAL DOS VENTRICULOS. AUMENTO DAS CISTERNAS. FOSSA POSTERIOR EVIDENCIANDO PARENQUIMA CEREBELAR E TRONCO CEREBRAL SEM ALTERAÇÕES. AUSENCIA DE CALCIFICAÇÕES PATOLOGICAS.
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: EXAME TOMOGRAFICO COPATIVEL COM HIDROCEFALIA SEVERA.
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EM 13/11/2002
A) ESPECIFICAÇÕES TECNICAS DO EXAME
A CONSTANTE DE TEMPO UTILIZADO FOI DE 0,3 SEGUNDOS E A FREQUENCIA DE AMOSTRAGEM DE 256 AMOSTRAS POR CANAL POR SEGUNDO. O METODO DE INTERPOLAÇÃO UTILIZADO E QUADRATICO.
B) CARACTERISTICAS DO EXAME
AS CONDIÇÕES TECNICAS DO EXAME FORAM BOAS. O EXAME FOI REALIZADO EM SONO INDUZIDO.
C) RESULTADOS OBTIDOS
EEG DIGITAL COM RITMO DE BASE: REGULAR E SIMÉTRICO. ARTIFICIOS LENTOS E FUSOS DO SONO INTERPÕEM-SE AO RITIMO DE FUNDO. MAPEAMENTO CEREBRAL E ANALISE ESPECTRAL EVIDENCIAM RITMO DOMINANTE DE 10.5 Hz e 44. 3 microvoltz. TOPOGRAFIA CEREBRAL REVELOU OS SEQUINTES POTENCIAIS PREDOMINANTES COM SUAS RESPECTIVAS LOCALIZAÇÕES: DELTA 55,1 u V EM O1, THETA 39,1 u V EM T5, ALFA 19.1 uV EM T6, BETA 12.4 uV EM T6. GRAFICO DA DIFERENÇA ESPECTRAL REVELA SIMETRIA ENTRE HEMISFERIOS. HISTOGRAMA MOSTRA DISTRIBUIÇÃO ESPECTRAL NORMAL. BLOQUEIO VISUAL: NÃO FOI REALIZADO. OBSERVA-SE ONDAS AGUDAS A 7 Hz- 8 Hz AMPLITUDE 70 uV – 95 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA. FOTO ESTIMULAÇÃO: NÃO FOI REALIZADA. ATIVAÇÃO PELA HIPERPNEIA: NÃO FOI REALIZADA.
D) CONCLUSÃO
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EVIDENCIANDO ONDAS AGUDAS DE 7 Hz – 8 Hz amplitude 70 uV – 95 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA.
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EM 1/10/2008
A) ESPECIFICAÇÕES TECNICAS DO EXAME
A CONSTANTE DE TEMPO UTILIZADO FOI DE 0,3 SEGUNDOS E A FREQUENCIA DE AMOSTRAGEM DE 256 AMOSTRAS POR CANAL POR SEGUNDO. O METODO DE INTERPOLAÇÃO UTILIZADO E QUADRATICO.
B) CARACTERISTICAS DO EXAME
AS CONDIÇÕES TECNICAS DO EXAME FORAM BOAS. O EXAME FOI REALIZADO EM VIGILIA.
C) RESULTADOS OBTIDOS
EEG DIGITAL COM RITMO DE BASE: REGULAR E SIMÉTRICO. ARTIFICIOS LENTOS E POTENCIAIS DE AÇÃO MUSCULAR INTERPÕEM-SE AO RITIMO DE FUNDO. MAPEAMENTO CEREBRAL E ANALISE ESPECTRAL EVIDENCIAM RITMO DOMINANTE DE 9.5 Hz e 26.7 uV. TOPOGRAFIA CEREBRAL REVELOU OS SEQUINTES POTENCIAIS PREDOMINANTES COM SUAS RESPECTIVAS LOCALIZAÇÕES: DELTA 28.9 uV EM 1, THETA 29,1 u V EM Fp2 , ALFA 13.7 uV EM F4 , BETA 8.2 uV EM F4. GRAFICO DA DIFERENÇA ESPECTRAL REVELA SIMETRIA ENTRE HEMISFERIOS. HISTOGRAMA MOSTRA DISTRIBUIÇÃO ESPECTRAL NORMAL. BLOQUEIO VISUAL:HÁ BOA ATENUAÇÃO DOS RITMOS POSTERIORES.. OBSERVA-SE ONDAS AGUDAS A 7 Hz- 8 Hz AMPLITUDE 70 uV – 90 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA. FOTO ESTIMULAÇÃO: NÃO ACENTUOU OS RITMOS E POTENCIAIS ANORMAIS. ATIVAÇÃO PELA HIPERPNEIA: ACENTUOU OS RITMOS E POTENCIAIS ANORMAIS
D) CONCLUSÃO
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EVIDENCIANDO SURTOS DE ONDAS AGUDAS DE 7 Hz – 8 Hz amplitude 70 uV – 90 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
O SINDROME DE DANDY WALKER
O síndrome de Dandy-Walker é uma malformação congénita que afecta o cerebelo e os fluidos que o rodeiam. As características principais desta síndrome são o alargamento do quarto ventrículo, a ausência completa ou parcial da área entre os dois hemisférios cerebelares e a formação de cistos na base interna do crânio.
As características principais desta síndrome são o alargamento do quarto ventrículo, a ausência completa ou parcial da área entre os dois hemisférios cerebelares e a formação de quistos na base interna do crânio.
O Sistema Nervoso Central é banhado em toda a extensão pelo líquido céfalo-raquidiano (LCR), cuja circulação deve ser livre em todo percurso desde o encéfalo (cabeça) até a medula (coluna vertebral). No encéfalo existe uma estrutura, o quarto ventrículo, com orifícios chamados de Luschka e Magendi, que são malformados na Síndrome de Dandy Walker e obstruem a passagem do LCR. Em consequência, o LCR se acumula nos ventrículos cerebrais, prejudicando o desenvolvimento do cérebro e dando oriegem a hidrocefalia (acúmulo de LCR no cérebro), de grau variável, às vezes moderado e detectado pelos exames até excessivo provocando a hidrocefalia mais acentuada com aumento da cabeça (macrocefalia) e sinais graves como alteração visual, aumento da pressão do LCR, sofrimento cerebral, alterações das glândulas endócrinas, dificuldades motora.
Em situações de menor gravidade, as crianças podem ter vida normal, são simpáticas, podem apresentar hiperatividade, dificuldade escolar, instabilidade emocional, espasticidade muscular , retardo motor, identificado com exame neurológico.
Um dos sinais a observar é a falta de fechamento das suturas do crânio (moleiras) pelo excesso de LCR, além da dificuldade de levantar o globo ocular (sinal do sol poente). Pode ser necessário correção cirúrgica com o desvio do LCR do cérebro para o peritônio, procedimento cirúrgico denominado derivação ventrículo abdominal, sendo que na ponta do cateter colocado dentro do ventrículo existe uma válvula de uma só via, direcionando o liquor somente para um único sentido, ou seja do ventrículo cerebral para a cavidade abdominal ou para o átrio auricular ( área do coração) quando o procedimento passa a ser denominada derivação ventrículo atrial com objetivo de reduzir a pressão do LCR e seus efeitos nocivos sobre o cérebro.
O tratamento clínico é direcionado para as alterações detectadas em exame neurológico e confirmadas por exame de imagem (tomografia cerebral computadorizada, ressonância magnética de crânio). Pode surgir comprometimentos de origem epiléticas que originam crises convulsivas generalizadas ou focais e crises tônicas crônicas neurovegetativas entre outras, que serão identificadas pela clinica e ou com a realização de um eletroencefalograma quantitativo com mapeamento cerebral, sendo indicando então o uso de anti epiléticos. Quadros de déficit de atenção (TDA) são comumente observados pelos professores e parentes, necessitando de acompanhameto multidiciplinar com apoio medico neurológico, psiquiátrico, psicológico e terapeuta ocupacional entre outros. Um exame psiquiátrico seria indicado em virtude do aparecimento de transtornos mentais que podem ser evidenciados quando se aproximam da puberdade, devido provavelmente aos conflitos emocionais e metabólicos originados pela eclosão dos hormônios sexuais comuns nesta fase tão conturbada da vida destas crianças, como: alterações do humor, do comportamento, agressividade e insônia sãoas queixas mais evidenciadas. Para diminuir o excesso de LCR podem ser utilizados diuréticos, como sintomáticos. Não há alimentação especial; como as crianças são pequenas, devem ser observadas as normas alimentares para a idade e dificuldades de ingestão apresentadas pelas mesmas.
RESPOSTAS AOS QUESITOS:
1) Roga-se ao perito descrever o estado físico e mental geral do (a) Autor(a).
R - EXAME NEUROLOGICO ATUAL
Paciente com hidrocefalia, mal formação de Dandy Walker e agnesia de corppo caloso e do septo pelúcido, (síndrome de Dandy-Walker é uma malformação congénita que afecta o cerebelo e os fluidos que o rodeiam. As características principais desta síndrome são o alargamento do quarto ventrículo, a ausência completa ou parcial da área entre os dois hemisférios cerebelares e a formação de cistos na base interna do crânio.) epilepsia, alteração do comportamento e agressividade .
Ao exame : Vigil; , equilíbrio estático com discreto alargamento das bases , marcha neurológica discreta marcha estrelar; ausência de atrofias e ou fasciculações musculares; tonicidade e força muscular preservada e simétricas; reflexos osteotendinosos preservados; com discreta disdiadocinesia bilateralmente ; ausência de clonus de extremidades; reflexo cutâneo plantar em flexão bilateralmente; ausência do sinal de Hoffmann bilateralmente; reflexos axiais da face normais; coordenação motora com discreta disdiacinesia nos membros superiores estando preservados nos membros inferiores; pares craneanos acessíveis normais
. EXAME NEUROLOGICO EVIDENCIA ALTERAÇÕES COMPATIVEIS COM DIAGNOSTICO NO CID X G 13, G 40.1, G91.1, G 94.2
EXAME PSIQUIATRICO ATUAL.
Atenção:, pouco atenta as solicitações ao ambiente ao redor.
Atitude geral - responde às perguntas com dificuldades sem gestos e posturas e outras expressões motoras no inicio da entrevista encontrava-se tensa, mas ao decorrer foi se descontraindo. Não evidenciando movimentos e atitudes que façam suspeitar de atividade delirante ou alucinatória Sono, normal alimentação normal . Hábitos de higiene normais..
Paciente algo orientada no tempo e no espaço, postura calma e aparentemente tranquila, sem maneirismos ou gestos patológicos.
Atividade/expressão em palavras - Fala pouco ,apenas responde as solicitações vagarosamente, coerente, sem tom de discurso, sem interrupções, sem silêncios súbitos, sem mudanças de tema, palavras estranhas à sintaxe, ritmo e pensamento lentificado.
Humor -, medroso, ansioso, não apresenta atividade delirante mantendo-se desconfiada em relação as pessoas que a cercam Não se sente perseguida, influenciado por meios naturais, sobrenaturais ou científicos, ou que riem dela ou que admirem ou querem seu mal como agredi-la ou matá-la. .
Não apresenta alucinações e outras desordens da senso percepção - Auditivas, Visuais, Olfativas, Gustativas,. Táteis e Viscerais.
Não apresenta fenômenos compulsivos - , pensamentos, impulsos e atos sem alterações .
Orientação no tempo e Memória - comprometida
Atenção e concentração dispersa e não Tenaz.
Conhecimentos gerais - comprometida
Inteligência: comprometida
Súmula psicopatológica
Atenção: Periciada atenta as solicitações. Aparência Apresenta . Atitude normal. Orientação algo orientada no tempo e no espaço. Atenção e concentração comprometida. Sensopercepção (ilusão, alucinação) dentro da normalidade. Memória comprometida. Pensamento (forma, conteúdo, curso) lentificado. Idéias delirantes Nao apresenta. Afetividade normal . Vontade e ação comrometida. Psicomotilidade dentro da normalidade
Exames médicos complementares
Foram apresentado laudos de Tomografia Computorizada de Crânio de 20/09/95, 25/06/97 e 07/03/96
Foram apresentados laudos dos Eletroencefalograma quantitativo com mapa cerebral de 13/11/2002 e de 1/10/1008
CONCLUSAO
EXAME PSIQUIATRICO EVIDENCIA ALTERAÇÕES COMPATIVEIS COM DIAGNOSTICO NO CID X F 29 F 71
Esta atualmente fazendo acompanhamento com TEACCH através de símbolos pictográficos apresentado melhoras e ao tratamento medicamentoso instituído a saber:
Risperidona 1,0 mg 1 comp 1 x ao dia
Trileptal 300 mg 1 comp 1 x ao dia.
Gardenal 100 mg 1 comp a noite
2) Quais são as funções usualmente desempenhadas pelo (a) Autor(a) ?
R- Trata-se de menor impúbere, matriculada na APAE de Lambari.
3) Sofre o (a) Autor(a) de alguma doença ou lesão ? caso positivo, quais são elas? Roga-se descrevê-las pormenorizadamente.
R - Paciente com hidrocefalia, mal formação de Dandy Walker e agnesia de corppo caloso e do septo pelúcido, (síndrome de Dandy-Walker é uma malformação congénita que afecta o cerebelo e os fluidos que o rodeiam. As características principais desta síndrome são o alargamento do quarto ventrículo, a ausência completa ou parcial da área entre os dois hemisférios cerebelares e a formação de cistos na base interna do crânio.) epilepsia, alteração do comportamento e agressividade .
4) Quais os exames complementares realizados de modo a efetuar o diagnostico com absoluta segurança? Roga-se Anexá-los ao laudo.
R- LAUDOS ANEXADOS AO PROCESSO.
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA CEREBRAL EM 20/09/1995
TECNICA: FORAM REALIZADOS CORTES PARALELOS A LINHA ORBITO MEATAL DE 2, 5 E 10 mm DE ESPESSURA; SEM INJEÇÃO DE CONTRASTE.
DESCRIÇÃO: OSSOS DO CRANIO DE DENSIDADE E ESPESSURA NORMAIS PARA IDADE.SUBSTANCIA BRANCA E CORTEX CEREBRAL DE DENSIDADE HABITUAIS.AUMENTO GLOBAL DOS VENTRICULOS. AUMENTO DAS CISTERNAS, DIMINUIÇÃO DO VOLUME CEREBELAR. AUSENCIA DE CALCIFICAÇÕES PATOLOGICAS;
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: EXAME TOMOGRAFICO CEREBRAL COPATIVEL COM:
- AUMENTO GLOBAL DOS VENTRICULOS.
- AUMENTO DAS CISTERNAS.
- DIMINUIÇÃO DO VOLUME CEREBELAR.
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA CEREBRAL EM 25/06/1997
TECNICA: FORAM REALIZADOS CORTES PARALELOS A LINHA ORBITO MEATAL DE 5 E 10 mm DE ESPESSURA.
DESCRIÇÃO: OSSOS DO CRANIO DE DENSIDADE ESPESSURA NORMAIS PARA A IDADE. APRESENTA AGENESIA DE VERMIS CEREBELAR, CORPO CALOSO E SEPTO PELUCIDO. VENTRICULOS CEREBRAIS DE VOLUME AUMENTADO. FISSURAS, CISTERNAS BASAIS E SULCOS CORTICAIS DE ASPECTO NORMAL.AUSENCIA DE CALCIFICAÇÃO PATOLOGICA.
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: EXAME TOMOGRAFICO COMPATIVEL COM MAL FORMAÇÃO DE DANDY WALKER.AGENESIA DE CORPO CALOSO E SEPTO PELUCIDO.
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA DE ENCEFALO EM 7/03/1996
TECNICA: FORAM REALIZADOS CORTES PARALELOS A LINHA ORBITO MEATAL DE 5 A 10 mm DE ESPESSURA, ANTES E SEM A INJEÇÃO DE CONTRASTE VENOSO IODADO.
DESCRIÇÃO: OSSOS DO CRANIO DE DENSIDADE E ESPESSURA NORMAIS PARA A IDADE.SUBSTANCIA BRANCA E CORTEX CEREBRAL DE DENSIDADE HABITUAIS. DILATAÇÃO GLOBAL DOS VENTRICULOS. AUMENTO DAS CISTERNAS. FOSSA POSTERIOR EVIDENCIANDO PARENQUIMA CEREBELAR E TRONCO CEREBRAL SEM ALTERAÇÕES. AUSENCIA DE CALCIFICAÇÕES PATOLOGICAS.
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA: EXAME TOMOGRAFICO COPATIVEL COM HIDROCEFALIA SEVERA.
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EM 13/11/2002
A) ESPECIFICAÇÕES TECNICAS DO EXAME
A CONSTANTE DE TEMPO UTILIZADO FOI DE 0,3 SEGUNDOS E A FREQUENCIA DE AMOSTRAGEM DE 256 AMOSTRAS POR CANAL POR SEGUNDO. O METODO DE INTERPOLAÇÃO UTILIZADO E QUADRATICO.
B) CARACTERISTICAS DO EXAME
AS CONDIÇÕES TECNICAS DO EXAME FORAM BOAS. O EXAME FOI REALIZADO EM SONO INDUZIDO.
C) RESULTADOS OBTIDOS
EEG DIGITAL COM RITMO DE BASE: REGULAR E SIMÉTRICO. ARTIFICIOS LENTOS E FUSOS DO SONO INTERPÕEM-SE AO RITIMO DE FUNDO. MAPEAMENTO CEREBRAL E ANALISE ESPECTRAL EVIDENCIAM RITMO DOMINANTE DE 10.5 Hz e 44. 3 microvoltz. TOPOGRAFIA CEREBRAL REVELOU OS SEQUINTES POTENCIAIS PREDOMINANTES COM SUAS RESPECTIVAS LOCALIZAÇÕES: DELTA 55,1 u V EM O1, THETA 39,1 u V EM T5, ALFA 19.1 uV EM T6, BETA 12.4 uV EM T6. GRAFICO DA DIFERENÇA ESPECTRAL REVELA SIMETRIA ENTRE HEMISFERIOS. HISTOGRAMA MOSTRA DISTRIBUIÇÃO ESPECTRAL NORMAL. BLOQUEIO VISUAL: NÃO FOI REALIZADO. OBSERVA-SE ONDAS AGUDAS A 7 Hz- 8 Hz AMPLITUDE 70 uV – 95 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA. FOTO ESTIMULAÇÃO: NÃO FOI REALIZADA. ATIVAÇÃO PELA HIPERPNEIA: NÃO FOI REALIZADA.
D) CONCLUSÃO
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EVIDENCIANDO ONDAS AGUDAS DE 7 Hz – 8 Hz amplitude 70 uV – 95 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA.
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EM 1/10/2008
A) ESPECIFICAÇÕES TECNICAS DO EXAME
A CONSTANTE DE TEMPO UTILIZADO FOI DE 0,3 SEGUNDOS E A FREQUENCIA DE AMOSTRAGEM DE 256 AMOSTRAS POR CANAL POR SEGUNDO. O METODO DE INTERPOLAÇÃO UTILIZADO E QUADRATICO.
B) CARACTERISTICAS DO EXAME
AS CONDIÇÕES TECNICAS DO EXAME FORAM BOAS. O EXAME FOI REALIZADO EM VIGILIA.
C) RESULTADOS OBTIDOS
EEG DIGITAL COM RITMO DE BASE: REGULAR E SIMÉTRICO. ARTIFICIOS LENTOS E POTENCIAIS DE AÇÃO MUSCULAR INTERPÕEM-SE AO RITIMO DE FUNDO. MAPEAMENTO CEREBRAL E ANALISE ESPECTRAL EVIDENCIAM RITMO DOMINANTE DE 9.5 Hz e 26.7 uV. TOPOGRAFIA CEREBRAL REVELOU OS SEQUINTES POTENCIAIS PREDOMINANTES COM SUAS RESPECTIVAS LOCALIZAÇÕES: DELTA 28.9 uV EM 1, THETA 29,1 u V EM Fp2 , ALFA 13.7 uV EM F4 , BETA 8.2 uV EM F4. GRAFICO DA DIFERENÇA ESPECTRAL REVELA SIMETRIA ENTRE HEMISFERIOS. HISTOGRAMA MOSTRA DISTRIBUIÇÃO ESPECTRAL NORMAL. BLOQUEIO VISUAL:HÁ BOA ATENUAÇÃO DOS RITMOS POSTERIORES.. OBSERVA-SE ONDAS AGUDAS A 7 Hz- 8 Hz AMPLITUDE 70 uV – 90 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA. FOTO ESTIMULAÇÃO: NÃO ACENTUOU OS RITMOS E POTENCIAIS ANORMAIS. ATIVAÇÃO PELA HIPERPNEIA: ACENTUOU OS RITMOS E POTENCIAIS ANORMAIS
D) CONCLUSÃO
EEG DIGITAL E MAPEAMENTO CEREBRAL EVIDENCIANDO SURTOS DE ONDAS AGUDAS DE 7 Hz – 8 Hz amplitude 70 uV – 90 uV DE DISTRIBUIÇÃO DIFUSA.
5) Diagnosticada alguma enfermidade ou lesão , e possível indicar sua origem?
R – O Perito não tem como afirmar ou negar a solicitação efetuada.
6)As eventuais doenças ou lesões são passiveis de reabilitação?
R- O Perito não tem como afirmar ou negar a solicitação efetuada.
7) Tais doenças ou lesões , ainda que provoquem transtornos, impossibilitam atividade labarativa, ou seja esta o (a) Autor (a) incapacitado para trabalhar? Justificar.
R -Trata-se de menor impúbere, deficiente mental.
8) Existe possibilidade de o (a) Autor (a), com medicação ou reabilitação adequada, continuar a exercer suas mesmas funções. Justificar
R- Trata-se de menor impúbere, deficiente mental.
9) Pode o (a) Autor (a), com medicação ou tratamento adequado, exercer outras atividades diversas que lhe garantam a subsistência?
R- Trata-se de menor impúbere, deficiente mental.
10 ) Se existir incapacidade para o trabalho, é ela total e permanente? Ou e parcial e permanente? Ou é total e temporária? Ou é parcial e temporária? Justificar.
R- Trata-se de menor impúbere, deficiente mental.
11) No caso de incapacidade do (a) Autor (a) para o trabalho, qual a data provável do seu inicio ( ao menos mês e ano)?
R- O Perito não tem como afirmar ou negar a solicitação efetuada.
12) Esta o (a) autor (a) apto a exercer os atos da vida civil?
R- Trata-se de menor impúbere, deficiente mental.
COMENTARIOS RECEBIDOS:
Sou fisioterapeuta, e essa semana admiti no ambulatório um bebê de 60 dias com síndrome de Dandy Walker, é meu primeiro caso, então resolvi pesquisar, gostei muito do artigo, vou continuar as pesquisas, pois necessito de mais informações.
Enviado por Cristina R (não autenticado*) em 08/10/2009 09:35
para o texto: SINDROME DE DANDY WALKER RELATO DE UM CASO (T1766826)