A arte de viver
A arte de viver
Autor: José Lucas Góes Benevides segunda-feira, 29 de junho de 2009
Vida... A arte de que aprendemos a cada dia, com nossas vitórias, derrotas, decepções, alegrias...
Os dias passam e nós vamos aprendendo como viver, sou um eterno aluno, sempre aprendendo, com o coração aberto para as coisas novas que a vida nos ensina, pois essas lições são destinadas a nós pelas mãos de Deus, se vem de Deus é santo, por isso não podemos deixar “passar em branco”, ou seja, sem aprender, amadurecer por meio delas.
A vida será inúltil e não valerá à pena se isso acontecer
Eu, como todos aqueles que conhecem e amam essa divina arte, ainda estou aprendo, seria pretensão eu afirmar que aprendi tudo, pois sempre descubro algo novo nessa grande arte, que é viver. Estou aperfeiçoando essa obra de arte, a minha vida.
Viver... É uma escola de paciência, de perdão, de recomeço, de amor. de respeito e é assim que é o ritmo dessa majestosa orquestra, a vida.Quem não segue a ‘música’ não vive, vegeta.
Temos que aprender a ser otimistas e procurar enxergar nas outras pessoas mais as suas virtudes do que os defeitos e esperar que eles façam o mesmo conosco. É um ciclo.
Temos que aprender a separar as pessoas dos seus atos, e amá-las apesar de seus erros.
Viver é simplesmente uma arte, mas, conviver é um exercício diário e precisamos está aptos para suportar determinadas experiências. "Nenhum homem é uma ilha", li certa vez. Precisamos ter apoio, e com certeza o apoio humano, embora valioso, não é suficiente. Eis que “entra em cena” a arte de reconhecer as própria fraques as,A ARTE DA ORAÇÃO.
O fato de possuirmos uma vida presente que nos foi oferecida para sua administração é um privilégio.
Quanto a “saber viver” depende de muitos fatores que vêm agregados à nossa existência e que têm relação com a nossa evolução como seres.
Mas, como a nossa vida é uma lição, no decorrer dela é que iremos aprendendo como é o viver ideal por intermédio das experiências, decisões e como compartilhamos socialmente.
É preciso então, procurar aprender para que em outras existências já saibamos como agir da melhor forma para que a vida seja um ensinamento para os outros.
As pessoas ainda não conseguem reconhecer o que verdadeiramente é melhor para suas vidas. Preocupam-se com opiniões dos outros, querem o que os outros têm, querem até ter a vida que os outros levam sem se importar se isso lhes trará felicidade ou não. Isso leva a grandes frustrações, decepções, mágoas.
O ser humano tem o péssimo hábito de se iludir e complicar tudo, de criar problemas, talvez falsos ou inflados demais, ao invés de sempre se centrar em soluções, de ver defeitos, apontar erros, de se lamentar eternamente por algo que já passou e de supervalorizar relacionamentos, coisa que deveria somente nos complementar e acrescentar alegria em nossas vidas, não destruí-las.
Se nos espelhássemos na simplicidade do viver dos animais, que se preocupam tão somente em satisfazer suas necessidades básicas e aproveitar o que a Natureza nos oferece, certamente seríamos muito mais felizes. Isso é arte, a arte da sabedoria e do amor, que constituem a “arte maior”, a arte de viver bem.
O sentido da vida está em todos os dias acordar e com todos os problemas, ainda assim, agradecer a Deus, a sua existência. Todos nós temos um porquê de estarmos no planeta.
Com certeza, essa é a mais pura verdade, amar é a maior arte.
Três simples condições: Exposição, disposição e satisfação. Ou seja, expor-se à vida e não se ocultar dela. para fugir dessas estar disposto a vivê-la, haja o que houver e, por último, demonstrar, o tempo todo, a sua satisfação em participar da oportunidade de caminhar com ela.
Fugiram-se da vida, fugimos de Deis.
Se está difícil percorrer o caminho, repita o verso daquela música “Eu preciso de ti senhor, eu preciso da sua paz” e essa paz será dada pelo próprio Deus.
Quando sofro, posso até der dúvida sobre por que isso aconteceu, mas quando rezo, não tenho certeza que Deus me ajudará, pois sei que meu coração é seu templo vivo.
Quando rezo, nunca tive duvida de quem foi que me atendeu.
Eis a arte que santifica a vida, o amor á Deus.
Se você pensar em Jesus e amá-lo, já mais será sozinho, pois a vida e um grão de areia, que no amor de Deus. Que edifica irá crescer com sabedoria, se torna rocha.