Solidariedade II ...
Meninos e adultos morando nas ruas? Dormindo onde? Pessoas passando dificuldades com problemas de saúde e financeiro? Alguém com falta de felicidade e perspectiva de sonhos para suas vidas? Será que tudo existe de verdade?
Vem então a pergunta: o que é a solidariedade? Veremos que a resposta é assustadora, pois a grande maioria não sabe mesmo que significa solidariedade. Eu traduzo: os problemas que enfrentamos no Brasil estão também ligados à falta de cultura, falta esta que interessa sobremaneira à maioria das pessoas que dirigem o País, ou seja, os políticos, pois assim sendo poderão mantê-los sob seus cabrestos, com as velhas promessas e os favores que um mandato pode proporcionar. É claro que tudo está diretamente ligado à corrupção fácil onde temos abundantes exemplos citados diariamente pela mídia televisiva, falada e escrita.
As pessoas andam hoje se defrontando com erros debaixo do próprio nariz, convivendo a seu lado na sociedade que frequenta e não podem falar porque temem a exclusão do seu direito de ir e vir. Políticos assim não pensam nos direitos dos outros, só neles. E tentam excluir quem os ameacem, sistêmica e silenciosamente. Somente suas ações valem, pois pensam que as pessoas não entendem ou que são cegas.
Respeito à cidadania, um governo compromissado verdadeiramente com os acontecimentos comuns aos cidadãos e as leis sendo cumpridas, seria utopia? Ao comentar a cultura de um povo, urge que descem valor no lado espiritual, a saber: a verticalização para o lado do criador, Deus; para uma horizontalização mais justa, onde prevaleça à soma da verticalização com a horizontalização, somada à espiritualização. Ou seja, espírito x matéria: eu e outro somos um, e todos solidários.
Explicando melhor: a verticalização representa por uma linha imaginária ligada ao alto, em que se refere ao Espírito, ou seja, ligada a Deus. A horizontalização seria uma linha na horizontal representando tudo que é matéria.
José Pedroso é empresário do setor de auto peças em Frutal/MG
Ano de 2000