O segredo...

O segredo na Maçonaria, além de ser sua parte organizacional interna e também a sua vida e sua existência aos longos dos séculos, é um mistério dificilmente entendido que necessita abrir os olhos da mente para ser entendido. E daí a escolha de seus membros, futuros maçons, é feita com esmero auscultando a firmeza do profano nos processos preliminares da sua aprovação ou não entre os iniciados, onde é também verificada sua capacidade de guardar segredos da instituição que ora vai lhe acolher como membro. Diz a Bíblia, nos mais diversos versículos, sobre o segredo e a necessidade de aguçar a capacidade espiritual para entendê-los em espírito. Como se vê, os ensinamentos maçônicos trilham os ensinamentos bíblicos. Vê-se que os segredos são algo de Deus. O Grande Arquiteto do Universo, algo do espírito que o verdadeiro maçom passará a entender com vivência maçônica frequência, as reuniões no templo de Salomão erigido ao G.:A.:D.:U.: do qual os iniciados têm a honra de participar com enorme tarefa como cidadãos da Pátria, tendo como sua meta principal lutar e defender a trilogia Fraternidade-Liberdade-Igualdade e porque não em defesa da vida e contra a opressão.

Como conta a nossa história maçônica onde nossos antepassados maçons gloriosos lutaram tenazmente contra a Escravidão, promoveram nossa Independência, proclamaram a República, etc., nos parâmetros da trilogia maçônica e certamente não por eles, mas sim sobre inspirações do G.:A.:D.:U.: ou consequentemente inspirações no nosso Grande Mestre Jesus Cristo, o salvador, abolicionista da opressão que nos liberta da escravidão espiritual e bastando para tanto que tenhamos fé imbatível.

Lembramos ainda que, sob os auspícios dos “Benditos Segredos”, a Maçonaria contribuiu para a Revolução Francesa a qual traçou novos e gloriosos destinos para o Homem, proporcionando-lhe o código denominado “Direitos do Cidadão”; graças aos seus segredos é que ele provocou a emancipação dos Estados Unidos, do México, da Argentina, da Venezuela, da Colômbia, do Peru, do Chile, de Cuba e do Brasil (texto do livro “O que é a Maçonaria”, de A. Tenório de Albuquerque).

E o 23.o Landmark da ordem diz: “Este Landmark prescreve a conservação secreta dos conhecimentos havidos por iniciação, tanto dos métodos de trabalho, como das lendas e tradições, que só podem ser comunicadas a outros irmãos”.

Falamos de independência do nosso Brasil proclamada e ofertada por nossos IIr.: antepassados lamentavelmente voltamos outra vez “Dependente” dos sete países desenvolvidos (os chamados países ricos) especialmente os Estados Unidos onde nosso país se afoga em pagamento de juros de uma dívida sem fim. Quisera necessitando de novas inspirações dos IIr.: de hoje.

Ir.: José Pedroso

7 de dezembro de 1998

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 16/08/2009
Reeditado em 14/10/2009
Código do texto: T1757882
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.