O PENSAMENTO APARECE ANTES DA LINGUAGEM
COMEÇAR A FALAR MAIS TARDE NÃO TENDE A INDICAR UM PROBLEMA MAIOR COMO SUGERE UM PAI AFLITO POR PERCEBER UMA DIFERENÇA ENTRE O INÍCIO DA LINGUAGEM DE SEUS FILHOS.
NÃO QUANDO OBSERVA-SE BEM O QUE SE PASSA NUM AMBIENTE FAMILIAR.
O PENSAMENTO APARECE ANTES DA LINGUAGEM.
É INSTINTIVO, SENSORIAL, GESTUAL, EXPERIMENTAÇÃO E AQUILO QUE SE PENSA É TRANSMITIDO A OUTREM ATÉ MESMO QUANDO NÃO É AINDA DESENVOLVIDA A LINGUAGEM VERBAL.
COMO UM BEBÊ QUE AINDA NÃO SABE FALAR, MAS PENSA EM COMER OU MAMAR E MOSTRA OU APONTA PARA A MÃE, MOVE-SE ATÉ O QUE ELE PRETENDE, E SEM LINGUAGEM; ELE PENSOU.
COMEÇAR A FALAR MAIS TARDE NÃO TENDE A INDICAR UM PROBLEMA MAIOR. AS CRIANÇAS PODEM MANIFESTAR-SE DIFERENTEMENTE PRINCIPALMENTE MEDIANTE OS ESTÍMULOS NO AMBIENTE EM QUE ELA SE ENCONTRA. ESSA INTRANQUILIDADE DO PAI REQUER UMA INVESTIGAÇÃO MAIOR, QUE PODE OU NÃO CONFIRMAR SUA INQUETAÇÃO, PORÉM PELO RELATO TUDO INDICA QUE OS ESTÍMULOS AMBIENTAIS POSSAM MESMO SEREM OS INDICADORES DESSA DIFERENÇA. O COTIDIANO DO PAI, MÃE, IRMÃO ETC; SÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS TAMBÉM A ESSA DEMORA, NÃO AGRAVADA, JÁ QUE O BEBÊ ESTÁ COMEÇANDO A FALAR MAIS TARDE E NUMA DIFERENÇA DE POUCOS MESES, UMA VEZ QUE O PRIMEIRO COMEÇOU AOS 10 MESES SUAS HOLOFRASES E O SEGUNDO FILHO AOS 15 MESES.
JUREMA MENDES DE SOUZA