Bem-aventurados
Bem-aventurados foram, por exemplo:
- João Batista: criatura sublime que viveu humildemente e despojadamente de bens materiais preparando os caminhos de Jesus. Segundo o próprio Jesus, dentre os nascidos de mulher, nenhum outro fora maior que João Batista aos olhos de Deus, depois do próprio Cristo.
- Apóstolo Paulo: deixou de ser Saulo de Tarso, rico e poderoso cidadão romano, para despojar-se de suas posses e hierarquia social e torna-se um apóstolo notável do Novo Testamento.
- São Francisco de Assis: italiano divinal que abdicou de sua altíssima posição social e grandes riquezas, para entregar-se a imitar o mais coerentemente possível os passos de Jesus.
Todos o três são bons parâmetros, e o próprio Jesus, o Exemplo Magno, determinaram paradigmas que conflitam com a forma pela qual determinadas denominações religiosas conduzem o fator financeiro vinculado à religiosidade e à fé... Entretanto, isso de forma alguma é uma apologia à pobreza, até porque os recursos financeiros, desde que com propósitos dignos, amparados pela lisura e sob a legalidade, podem ser muito proveitosos em boas causas e em qualidade de vida...
Que tal se os expoentes líderes da Igreja Universal vivessem seus cotidianos financeiramente seguindo os exemplos de Cristo, de João Batista, do apóstolo Paulo, de São Francisco de Assis?
A tão veementemente criticada venda de indulgências, praticada pela Igreja Católica na tenebrosa Idade Média, parece ressurgir com uma nova roupagem nos tempos atuais, conforme evidências de práticas como o "Diploma de Dizimista" (com assinatura de "Jesus"...).
Por fim, existem diferenças entre o verdadeiro Cristianismo e a doutrinação humana. Se o Sr. Edir Macedo, pela fé, doasse a TV Record na Fogueira Santa, tendo em vista ganhar um patrimônio mais grandioso (como a BBC de Londres, por exemplo), eu pensaria no caso de doar menor e proporcional soma na mesma Fogueira, considerando meu menor poder financeiro...
http://www.igrejauniversal.org.br/doutrinas.jsp
http://www.arcauniversal.com.br/colaborador/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u609567.shtml
Trechos de "A Sabedoria de Gibran - Aforismos e Máximas":
Líder Religioso
És um líder religioso que tece com a simplicidade dos fiéis um manto escarlate para o seu corpo, e que, da bondade destes, lavra uma coroa de ouro para a sua cabeça e vive na abundância de Satã, embora vocifere o seu ódio a Satã? Nesse caso, és um herético, ainda que jejues todos os dias e rezes todas as noites.
Ou és o fiel que vê na bondade do povo uma base para a melhoria de toda a nação e em cuja alma está a escada da perfeição que leva ao Espírito Sagrado? Nesse caso, és um lírio no jardim da Verdade, e pouco importa que tua fragrância não seja sentida pelos homens e se disperse no ar, onde será eternamente preservada.