A farsa do descobrimento

Data os documentos do descobrimento a 1500 mais com base em alguns estudos, queria abrir essa discussão aqui.

Teria mesmo o Brasil sido descoberto em 1500?

Por estudos que fiz o Brasil, teria sido descoberto 7 anos antes na verdade em 1493 e como Portugal trabalhava na política do sigilo, e tinha total monopólio no mar, e pioneiro no mesmo, ocultava todo ocorrido.

Então porque não revelar logo a descoberta?

pois simplesmente ninguém cobiça o que não sabe que existe, assim Portugal teria tempo o suficiente para explorar as terras descobertas.

Quando Colombo voltou de sua descoberta da América, a conversar com o rei D. João II, nessa conversa o rei lhe disse que havia terra ao sul de onde ele tinha estado, este encontro se deu em 1493 que significa que os portugueses já sabiam da existência de terras nessas bandas.

Onde está relatado isso?

Tudo está relatado na obra de um escritor espanhol chamado Bartolomeu de Las Casas que era amigo intimo de “Colombo” e como todo sabem Colombo nunca foi conhecido como Colombo em Portugal, para isso quero abrir depois um outro tópico.

E como está relatado em algumas obras de seus filhos.

Então porque revelar isso em 1500 já que poderiam continuar a explorar a terra sem nenhuma concorrência e incomodo de ninguém. Então quando os castelhanos começaram a navegar pela costa da América do sul, isso começou a incomoda os Portugueses, Hojeda em 1499, Pizón, em janeiro de 1500 isso se tornou claro para a coroa que não havia mais porque manter sigilo algum, que ali estava vendo que poderia perder para os castelhanos as terras já descobertas, Impôs-se assim a formalização da descoberta do Brasil.

O Tratado de Tordesilhas, a divisão do mundo em duas partas, metade ficara com Portugal e outra metade com a Espanha, que podemos chamar da “Certidão de Nascimento da Globalização” um acordo de extrema arrogância em dividir o mundo em duas partes, sancionado pelo Vaticano, para as duas que naquele tempo eram as nações mais poderosas, que parecia bem natural dividir os espólios do planeta para Portugal e Espanha.

Totais vantagens no xadrez político, Portugal tinha sobre a navegação, exploração marítima e armamentos, já a Espanha tinha seu trunfo na manga, o papa era espanhol, os navegadores portugueses passeavam em todo o globo em quanto os espanhóis apenas controlavam as canárias. E em 1479 o tratado de alcáçovas, dava total domínio português na costa africana a nas ilhas atlânticas em troca do domínio espanhol sobre as canárias.

Logo depois chegou a decisão de um novo tratado que viria a ser o “Tratado de Tordesilhas” Em que a terra seria dividida em um paralelo que passaria pelas canárias.

Então o tratado ficaria acertado o papa fixou uma linha a cem léguas a oeste dos Açores e de cabo verde, os portugueses não aceitaram e exigiram que tal linha fosse deslocada a 370 léguas de Cabo Verde, os castelhanos e o papa não vendo motivos contrários, aceitaram.

Porque Portugal em 1494 exigiu um pedaço de água, se em 1494 o Brasil ainda não havia sido descoberto. Ou tinha?