RETRANCA: NOTICIAS DA MÍDIA
RETRANCA: NOTICIAS DA MÍDIA
Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES
O COTIDIANO DO MÊS DE AGOSTO
DIA 11/08/2009
RETRANCA: NOTICIAS DA MÍDIA
HORA: 14h30min
LOCALIDADE: FORTALEZA/CEARÁ
REDATOR: ANTONIO PAIVA RODRIGUES
1-Profissão Político - Ao entrar no universo político, a rotina administrativa faz com que alguns políticos se especializem em garantir sua reeleição em novas disputas. Torna-se um ciclo vicioso. Políticos em exercício, devido às atribuições, consideram impossível se dedicar a uma segunda profissão. Eles passam a viver da política e para ela. Queremos reafirmar nossa posição de que política não é profissão.
2-De pai para filhos, irmão, sobrinho etc. A história se repete em alguns casos. A família, ao longo de uma trajetória, acumula, em uma determinada região, tradição e, consequentemente, uma quantidade de votos suficientes para garantir a eleição de um representante do clã. Neste ciclo vicioso nascem as velhas oligarquias políticas.
3-Pena maior para condenados por estupro. Estupro contra maiores de 14 anos e menores de 18 passará a ter pena de oito a 18 anos de reclusão. No estupro seguido de morte, a pena passa para 30 anos de prisão. O que corresponderá a dez se o preso tiver bom comportamento. É de bom alvitre lembrar que os maiores de 18 anos quando submetidos a pratica do sexo através de ação violenta também é considerado estupro.
4-O dia em que o pai herói tombou. Chega uma noite em que o tempo inverte os papéis: Os pais passam a viver uma segunda e derradeira infância. Então, é a hora da vigília dos filhos. É o momento para dizer todos os sentimentos. Ou apenas para permanecer por perto, ao alcance da mão e do olhar.
5-Vendendo Perspectivas - Sem crise e sem pré-requisitos, mas com muita perseverança e determinação, os revendedores que trabalham com venda direta experimentam a independência financeira e o sucesso profissional. O segredo está no relacionamento com o cliente.
6-Hiroshima pede fim das armas nucleares – Aos 64 anos da explosão da bomba atômica lançada pelos americanos em Hiroxima foram lembrados no dia 06 próximo passado. Cento e quarenta mil pessoas que morreram durante a ocasião. O prefeito de Hiroxima Tadatoshi Akiba lançou apelo à paz mundial.
7-O desafio de vencer a burocracia – A nova Lei de Adoção promete reduzir o tempo de permanência das crianças em abrigos e DAE mais celeridade às adoções, mas para isso é necessário que Estado e Judiciário façam valer, na prática, os novos prazos estabelecidos. Existem 570 crianças em situação de abrigo na Capital e apenas 12 estão disponíveis para adoção.
8-Partido dos trabalhadores (PT) não pode ser mandado por coronel. – Com a proximidade de novas eleições no Partido dos Trabalhadores, os ânimos se acirram, no último sábado, o atual presidente estadual do PT reagiu à possibilidade de Luizianne substituí-lo, insinuando que isso seria uma prática coronelista.
9- Cerca de 3 mil sem-terra invadem Ministério da Fazenda -Cerca de 3.000 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam hoje o saguão principal do Ministério da Fazenda em Brasília. Eles querem ser recebidos pelo ministro da pasta, Guido Mantega, e também pedem a criação de uma comissão formada pelos ministros Mantega e Guilherme Cassel (Reforma Agrária), além de um representante da Casa Civil e dos sem-terra. Na pauta de reivindicações estão o assentamento imediato de 90 mil acampados, o descontingenciamento do orçamento para a reforma agrária e um plano de aplicação desse dinheiro até o fim do ano.
10- Edir Macedo e mais 9 viram réus por lavagem de dinheiro-
A Justiça de São Paulo acatou ontem a denúncia contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), eles são acusados de integrarem um esquema envolvendo empresas de fachada, que remetia ao Exterior dinheiro obtido com doações de fiéis. Esse dinheiro, depositado em paraísos fiscais, voltava ao Brasil em forma de contratos de mútuo utilizados para a aquisição de empresas.
11- Justiça apura se Suzane acessa Twitter da cadeia - A Promotoria das Execuções Criminais de Taubaté, no interior paulista, solicitou ontem à Justiça a abertura de investigação sobre a autenticidade de um perfil criado no site de relacionamento Twitter em nome de Suzane von Richthofen - condenada a 38 anos de prisão pelo assassinato dos pais, em outubro de 2002. A investigação deverá ser conduzida pela Corregedoria dos Presídios de São Paulo, sob a supervisão da juíza Suely Zeraick Oliveira Armani de Menezes, da 1ª Vara das Execuções Criminais de Taubaté, a mesma que analisa o pedido de progressão de pena (do fechado para o semiaberto) feito pelos advogados da presa. O Twitter é uma rede social e servidor de micro-blogging que permite com que o usuário escreva mensagens de até 140 caracteres.
12- Líderes tentam acordo para inocentar Sarney e Virgílio - O governo e os principais líderes aliados e da oposição já trabalham abertamente em favor de um "acordão" entre o PMDB e o PSDB para resolver a crise no Senado. Mesmo considerada difícil, a saída política para o impasse começou a ser construída ontem por interlocutores de peso dos dois partidos, na tentativa de salvar tanto o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). "Essa guerra de representações não serve a ninguém, muito menos à instituição", disse Sérgio Guerra, presidente do PSDB. "O PMDB entende que essa batalha não ajuda na solução do processo. Só agrava", emendou o líder peemedebista, Renan Calheiros (AL).
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE