O QUEBRA-CABEÇA ,NA POLÍTICA!








Tudo indica que vamos ter mais uma semana tumultuada no Senado.
Tudo por conta do impasse político e pela comoção causada pelo arquivamento dos processos contra Sarney,o polêmico presidente da casa.
E,também,pela apreciação pelo Conselho de Ética da representação do Senador Calheiros contra o tucano Arthur Virgílio por quebra de decoro parlamentar.
A oposição, descontente,para não dizer,indignada,ameaça levar ao plenário a “via crucis “do Sarney;espera que aí, possa ter mais sorte.
Mas, veja como funciona a política(pelo menos a nossa);para isso os oposicionistas,tucanos e democratas,precisarão do seu desafeto,o PT;só os três votos dos senadores do s governistas livrarão o Virgílio da cassação e ajudarão a enquadrar o Sarney.
Isto põe os petistas numa sinuca de bico;será que eles vão votar com seus arqui-inimigos,postar-se ao lado dos democratas de Zé Agripino e de tipos como o Jereissati,correndo o risco de desestabilizar o governo?
Pressionados pelo governo que está agindo “manu militare” para apoiar seus aliados e por seus próprios pares, como ficará o partido?
Por outro lado, muitos senadores petistas concorrerão nas próximas eleições;e,aí,entra o medo deste monstro de mil olhos chamado “opinião pública”,detentor do poder do voto que  é o abre-te sésamo para as benesses do poder.
O homem comum não conhece os meandros da política;não sabe os macetes,as costuras,as conversas de bastidores;a maioria não sabe  distinguir alhos de bugalhos,e,influenciados pela Grande Imprensa,sem meios de usar seus próprios neurônios,ficam nesta de Maria-vai-com-as-outras,acreditando em tudo o que a mídia fala ou publica,sem perceber a parcialidade dos jornais ou seus interesses corporativos.
Será que é porque leu “Marimbondos de Fogo” ou por causa dos belos bigodes do Sarney que Lula o protege tanto, tentando livrá-lo dos tentáculos da lula oposicionista?
Claro que não!
Há  um ditado entre os políticos que reza:”Deve-se acompanhar o amigo até a borda do precipício,mas,não se deve saltar com ele”.
Velha raposa da política,o presidente sabe disto.
O caso é que Sarney é moeda de troca;é PMDB,o maior partido político do país ,base de sustentação do governo;é quase meia hora de espaço no programa político de rádio e TV,crucial para a eleição que virá.
Um governo bem avaliado como este (90% de aprovação em Pernambuco,80% em Alagoas,70% na Bahia),de posse de meia hora na TV,torna-se imbatível.
Daí, o drama de consciência do PT:ser ou não ser,eis a questão!
No Nordeste, Lula não precisa do Sarney para ganhar a eleição;aliás,ele é senador pelo Amapá,longínquo rincão do Norte,com peso político zero.
Com a economia estável, creio que o eleitor vai votar em quem manteve a economia estabilizada,quem lhe proporcionou o direito ao consumo,na máquina de lavar e estará pouco se lixando para a máquina partidária e suas questões éticas.
Os eleitores do Sul e do Sudeste,onde está a maioria tucana,também usufrui dessas benesses,porque existe uma população carente,que,embora mais sensível á corrupção,acaba achando que é tudo assim mesmo e tá tudo bem.
Bom mesmo é comidinha no prato e compras no xóping;a classe operária foi ao paraíso...e gostou.
Mas,nem tudo é céu de brigadeiro;uma ameaça paira no ar.Pequenina,frágil,bem avaliada.A ministra Marina Silva,que o PV quer lançar como candidata á Presidência;é mulher,não é truculenta como a Dilma e é muito mais conhecida e apreciada.
Ao contrário da “Miss Desmatamento”,Kátia Alves,cuida do meio ambiente e protege os povos da floresta.É terna,doce,mas,firme;e,não tem rabo preso.
Lula confessa que está preocupado!E tem razões de sobra!
Na minha análise imparcial,creio que o Sarney escapa,ou fica até o fim do mandato ou alegando questões de saúde,sairá em tempo hábil,haverá nova eleição no Senado que os governistas vencerão porque têm a maldita maioria,a oposição se encolhe porque tem telhado de vidro,e,tudo fica como dantes no quartel de Abrantes;esta é minha análise,não é meu desejo.
Se a questão Sarney for a plenário,como ficará o Jereissati,envolvido em desvios e corrupção até o pescoço,como ficará o Virgílio,como ficará o DEM,que há dez anos detém uma  sub secretaria no Senado como um feudo,como o Sérgio Guerra se explicará com a Receita,olha,vai voar pena prá todo lado.
O Renan,o Sarney,o Collor,só deixarão seus cargos políticos pela mão do povo.O voto é a arma!
Rezemos para que a população de Alagoas,Amazonas,Amapá,Maranhão,Ceará saiba votar e enxote para fora do Congresso esses bandalhos que envergonham a casa de Ruy Barbosa.
Eu não sei o que acontecerá na sessão de hoje,no Senado;prevejo turbulências.
Mas,eu estarei lá,como zé da poltrona,vendo tudo,ouvindo tudo,prestando atenção a tudo,anotando tudo.Esta é a minha novela favorita.E deveria ser a de todos os brasileiros.
 
*Leia o “Contos e Causos”!
Img do Google

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 10/08/2009
Código do texto: T1746155
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.