Métodos Avaliativos: Parte de uma produção em série
Funcionalmente conhecido por todos em idade escolar, os métodos avaliativos despertam discussões nas mais variadas classes educativas. O avanço nos processos de aprendizagem parece esgotar-se na velha estrutura imposta de avaliação.
De um lado os educadores, cada um com sua visão de mundo, ocupam o topo da hierarquia do ensinar, de outro, os alunos, meros receptores do que o modelo empírico lhes oferece. A quem o resultado final consegue agradar? É fácil perceber como a avaliação da aprendizagem é analisada, as notas não só apresentam a qualidade do aluno avaliado, mas como também dizem se o educador cumpriu sua tarefa com êxito.
E nesse processo de erros e acertos de ambas as partes, a teoria conservadora já presente nas Instituições, bloqueia o profissional com capacidade para atuar conforme a realidade de sua sala de aula, sempre composta por personalidades únicas, com histórias de vida talvez parecidas, mas nunca iguais.
A relação professor/aluno sofre as conseqüências desse sistema e de mãos atadas cumpri rigorosamente dia a dia a cartilha preparada do ensinar/aprender.
Enquanto as discussões não saírem do papel, o trabalho pedagógico será apenas um trabalho maquinário em larga escala de produções meramente idênticas.