COMO ESSAS PESSOAS CONSEGUEM SER ASSIM?
Lembro que anos atrás começando a vida na praça, tinha um emprego e resolvi atender ao chamado de um colega de trabalho num bico. Depois de uma semana este não me pagou e se enrolou todo para deixar claro que não tinha intenção de faze-lo, dei de ombros e evitei ser desagradável e ele ficou com o fruto do meu suor. uma vergonha e um mau exemplo para ele que tinha dois filhos aprendendo mal já naquele tempo.
Numa outra feita um vizinho de um bairro onde morei pegou comigo dois livros, e depois da demora para devolver, fui a trás e quem me atendeu foi um parente dizendo que el não constumava devolver livros emprestados e já tinha brigado por isso mas esse eu consegui porque falei com o pai dele e no aperto me devolveu, mas não foi expontêneo.
Dinheiro, ferramentas LPs e outros objetos, temos um pessoal duro na queda, uma moça comprou uma calça certa vez de minha primeira mulher a quem foi avisada de que esta já comprava na certeza que não pagaria, ela teve que voltar para casa com um ojeto qualer de igual valor mas com ameças de agressão física. a um outro foi oferecida uma casa porque o dono desta sesibilizou com o paerto que esse passava destinado 60 por cento do seu sala´rio com aluguéis e ao cabo de quatro anos e e seis meses ele teve que arranjar advogado para arrancar o sujeito de lá.
Quando me mudei para um bairro da periferia de Ribeirão das Neves, soube de um sujeito que tirou a vida de outro por causa de dívidas de bar. e na segunite situação: o devedor não pagava porque dizia não ter dinheiro. o assassino foi e o encontrou entre garrafas em outro bar e fez o que fez.
O meu amigo Irani. trabalhou 12 anos numa empresa de alimentos e quando achou que receberia seus direitos o dono a vendeu e usaram a condição de manutenção dele no emprego á dilatação de prazos do pagamento dos acertos com redução, no seu montante em um acordo que a justiça do trabalho parece ter em seus quadros pessoas pulsilânimes que se descuidam do rigor a favor do segurado e o Irani fez corpo mole. Resultado; era uma maquiagem de suborno dos patrões; Perdeu o emprego do mesmo jeito e boa parte dos direitos.
Mas o maior mau exemplo dado vem de cima. Das "autoridades", Roberto Jeferson, Zé Dirceu, Fernando Collor, Renan Calheiros, Jader Barbalho, e diversos políticos que notadamente tem seus erros demostrados divuldados pela imprensa, taquigrafados pela camara e senado e voltam com a naturalidade de que não cometeu tais erros ou que oito anos de perda de mandato são o remédio para a péssima biografia que mancha o nome deles e do país. Se fosse tachado de ladrão, corrupto, comprador de votos e coisas assim e além disso o fato fosse comprovado, eu daria um jeito de desaparecer da vida pública.
Triste e que desde o pedreiro que me tapeou até os político acima citados, todos tem e vem com seu quinhão de prejuízo ao bolso alheio. e na maioria das vezes e bom deixar pra lá porque o gasto para tentar receber é maior e o incômodo pode perpetuar.