Sala de aula: Cidadania também se aprende aqui
Através das aulas os alunos adquirem, ou pelo menos deveriam adquirir, conhecimentos que lhes darão embasamento para decisões, opiniões e atitudes culminando na formação da personalidade e de certa forma na maneira como verão e compreenderão o mundo.
É válido lembrar que não é de responsabilidade única do corpo docente tal tarefa, mas a oportunidade que o educador tem com esse papel fundamental, tanto em termos pessoais quanto a de construir uma cidadania consciente de seus direitos e deveres muitas vezes passa despercebido pelos profissionais da área.
É através das aulas que as relações interpessoais devem ser maximizadas e a troca de conhecimentos entre professor e aluno bem aproveitados a fim de criar um ambiente satisfatório para ambas as partes. Ao estimular os alunos a pensar de forma prática o que aprendem na teoria, a buscar soluções que vão além do que já fora descoberto e se encontra nos livros, o professor não só consegue uma aula dinâmica como também planta em seus alunos esse tipo de comportamento, que não só será usado em sala de aula, mas na vida social como um todo.
Para que o resultado seja o esperado, a aula deve ser previamente preparada não descartando possíveis imprevistos. As abordagens devem ser também muito bem pensadas e repassadas inicialmente de forma menos abrupta possível para que aconteça o entrosamento. Cada professor procura a estruturação da aula, conforme sente-se confiante e frente as necessidades e o desenvolvimento da turma. E de uma maneira geral deve seguir algumas exigências, já impostas pelo sistema. Buscar a ampliação do nível cultural, desenvolver a independência de pensamento e criatividade, valorizar a sala de aula como meio educativo e positivo, sempre visando despertar o espírito coletivo, solidário e de ajuda mútua são algumas dessas exigências. Outro quesito indispensável para o profissional é ter conhecimentos da Psicologia da Educação, o que lhe dará subsídios e despertará atenção a cerca das percepções a qual vai se deparar no ambiente sala de aula, com personalidades únicas. Através da percepção é que os alunos poderão assimilar as matérias, por isso o professor deve sempre dar espaço para que estes dividam com os colegas sua maneira de enxergar e entender os assuntos abordados.
Fazem parte do processo de aprendizagem não só as aulas, bem preparadas, aplicadas e consolidadas através de exercícios em sala de aula, em seguida e como forma de mensurar os níveis do que foi aprendido ou não, os alunos são submetidos a avaliações. Após, há o controle dos resultados. As tarefas destinadas a serem feitas em casa tem suma importância e não devem se restringir apenas a exercícios, mas leituras, redações e observações. E discutidas posteriormente em sala de aula, pois nada mais frustrante que dedicar-se a algo que sequer será revisado.
Trabalhando juntos, professor e aluno, contando com estruturas físicas suficientes, o processo de aprendizagem certamente tem condições de cumprir seu papel primordial que é construir um mundo melhor com pessoas melhores.