O exemplo aos filhos...

Outro dia, estava em Barretos/SP, levando a esposa ao cirurgião dentista Dr. Gilberto Chagas que faz implantes dentários. Isso provavelmente já pela décima vez ao longo de quatro anos em sua clínica que fica na Rua 26, entre as avenidas 13 e 15. Ali nas confluências há uma padaria onde, quando lá estou, costumo ir tomar café e ler jornal enquanto espero.

Nesta padaria há um lugar propício, ou seja, mesas para o cliente se sentar enquanto devora um lanche ou toma café. Também se lêem jornais locais que ficam ali expostos. De volta à clínica, provavelmente pela Avenida 15, me deparei com uma placa em relevo escrito “Advogado Armando Fernandes”. Lembrei que, quando estudava Contabilidade na escola Ateneu Municipal de Barretos/SP onde também eram ministrados 1.o e 2.o graus, de um senhor por nome de Armando Fernandes, que também fazia o curso. Eu era jovem na média de 18 a 22 anos e ele provavelmente já vovô com seus 60 anos ou mais, mas sua meta era terminar o curso de Contabilidade e fazer Direito. Às vezes, ele confabulava: "Estou aqui, primeiro porque gosto de estudar, e, em segundo lugar, porque pretendo dar exemplo a meus filhos que se envolveram com banda de música, os prazeres da noite e não querem estudar". Naquela época, o senhor Armando Fernandes era corretor de imóveis (estávamos em maio de 1964). Já que contei a história agora vou voltar ao momento de quando vi a placa. Parei pensando: "Será que ainda vive? Com quantos anos estará?", pois fazia mais de quarenta anos.

Toquei a campainha ao lado da residência. Notei completo silêncio onde é o escritório de advocacia onde trabalhava. Bati palmas e nem sequer responderam. Perguntei a um senhor mais adiante na próxima residência. Ele me contou que o senhor Armando já falecera há tempos e sua esposa mais recentemente. Meu intento era se, ainda vivesse, comentar o nosso tempo escolar, porque era uma pessoa legal que, apesar da idade, se misturava com os jovens e nos explicava coisas interessantes sobre a vida, momento que todos gostavam de estar conversando com ele. Eu também pretendia fazer o curso de Direito, porém vim para Frutal/MG lidar com comércio. Cheguei a começar o curso na cidade de Uberaba em 1973, mas pelas lidas comerciais e distância tive que parar.

José Pedroso

Ano de 2006

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 03/08/2009
Reeditado em 30/09/2009
Código do texto: T1735155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.