Sorrir faz bem - Campanha doe um sorriso

Lendo vários artigos na internet, busquei os beneficios do sorriso, e encontrei o site "Cuidando da Saúde" www.cuidandodasaude.com

e achei um texto interessante para dividir com todos vocês aqui no Recanto das Letras;

Mas, mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau-humor sobre o corpo já seriam suficientes para justificar uma busca incessante de motivos para ser feliz. O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina.

Segundo os especialistas que estudam o humor a sério, sorrir é o maior segredo para viver bem. O bom humor é, antes de tudo, a expressão de que o corpo está bem. Ele depende de fatores físicos e culturais e varia de acordo com a personalidade e a formação de cada um. Mas, mesmo sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com uma visão otimista do mundo. “um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa”. A endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem humorado você está, maior o seu bem estar e, conseqüentemente mais bem humorado você fica. Eis aqui um círculo vicioso que os especialistas chamam de “feedback positivo”. A endorfina também controla a pressão sangüínea, melhora o sono e o desempenho sexual.

Mas, mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau-humor sobre o corpo já seriam suficientes para justificar uma busca incessante de motivos para ser feliz. O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Isso causa palpitação, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade. A vítima acaba maltratando os outros porque não está bem e, com isso sente-se culpada, ficando com o humor pior ainda.

Eis aqui, outro círculo vicioso, agora formando um “feedback negativo”. Essa situação pode ser desencadeada por pequenas frustrações cotidianas – como um trabalho inacabado ou uma conta para pagar – que, só são trágicas se as encararmos com tal.

Evidentemente, nem sempre dá para achar graça em tudo. Há situações em que a tristeza é inevitável – e é bom que seja assim. Precisamos de tristeza e de alegria para ter um convívio social adequado. “A alegria favorece a integração e a tristeza propicia a introspecção e o amadurecimento”. Temos que saber lidar com a flutuação entre esses estágios, que é necessária e faz parte da natureza humana. O humor pode variar da depressão (o extremo da tristeza) até a mania (o máximo da euforia). Esses dois estados são manifestações de doenças e devem ser tratados.

Fonte Internet:

http://www.cuidandodasaude.com

http://www.saude.gov.br

Link para baixar informativo Brasil Sorridente

http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/f_filipeta1_21x15cm.pdf

Com o Brasil Sorridente, a sua saúde e a sua qualidade de vida melhoram cada vez mais: são 711 novos sistemas de fl uoretação implantados pelo programa, abrangendo 503 municípios em 11 Estados. Hoje, mais de 100 milhões de pessoas se benefi ciam do fl úor nas águas de abastecimento público. E é com números assim que o Programa Brasil Sorridente continua fazendo a diferença na sua saúde e no sorriso de muitos brasileiros.

"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores."

(Mario Quintana)

Soul Hunter
Enviado por Soul Hunter em 30/07/2009
Reeditado em 31/07/2009
Código do texto: T1728529
Classificação de conteúdo: seguro