MENTIR OU OMITIR: "de que lado você está"?
Muitos se deram bem mentindo e promintindo dar vantagens aos seus funcionários. Eles, claro que acreditam. No país da miséria, qualquer negócio que vise lucro tudo é válido. Mas nem sempre foi assim.
Há muitos anos atrás, conhecemos pais que acreditavam que ensinado seus filhos no caminho do bem estariam fazendo o que era melhor na educação de seus filhos.
Mentir para seu filho que está tudo bem ou enquanto está briancando com ele deixando ele ganhar as partidas nas brincadeiras é o melhor estão redondamente enganados. Seu sai com uma pergunta do tipo: Mãe eu sei como eu nasci, mas doeu quando eu passei? Nossa, que susto. Você mentiria hoje ou diria a verdade, qual a melhor saída? Nem sempre contar a verdade neste caso é melhor.
A Psicilogia com suas invencionices deixaram muita coisa a desejar. Pais sem nenhuma orientação correta fazem um grande estrago n na vida dos filhos.
Deveria existir curso de pais de primeira viagem. Eles agem como se fossem donos da verdade, mentem, ensinam errado, não ensinam nada e assim a humanidade vai mentindo daqui e dali para além das fronteiras.
A melhor saída mesmo é não mentir nunca, mas voc~e conhece alguém que nunca mentiu por amor ou para salvar um filho ou ainda ganhar um prêmio? São tantas as inquietações que me incomoda estar em uma sala de aula e falar o que tem de se falar mesmo.
Sofrer por não falar deve incomodar os que estão na frente de uma sala. Segundo Lacan: " três profissões impossíveis: o educador, o psicanalista e o político exercem sem que haja um controle efetivo delas 9Revista educação especial. 2009. LACAN 9 p.29).
Mentir não deveria estar nas mentes do ser humano, mas desde sempre a mentira foi uma das travessias para galgar novos rumos.
Mentir ou omitir, qual é a sua?