Cavalo sem Nome X Coração de Ouro

O ano era 1971. O primeiro álbum do America acabara de ser lançado na Grã-Bretanha e fazia um sucesso moderado. Embora "I Need You" houvesse sido definida como música de trabalho, a gravadora Warner Bros. pediu ao grupo uma outra composição que pudesse ser trabalhada nas rádios. E foi assim que, cinco meses após o lançamento do álbum, a banda reuniu-se novamente num estúdio em Londres e gravou "demos" de quatro músicas. Entre elas estava "Desert Song", uma composição enigmática e de ritmo grudento, escrita por Dewey Bunnell. Para surpresa de todos, foi justamente essa a escolhida pela Warner para lançamento como single. Ao se reunirem no Morgan Sound Studios para gravar a música, ela foi rebatizada como "A Horse With No Name", por sugestão do produtor. Um título misterioso, mas também sugestivo.

A escolha da gravadora revelou-se acertada. Depois de atingir o terceiro lugar na parada britânica, a música foi lançada nos Estados Unidos, onde atingiu e sustentou o primeiro lugar na parada pop entre março e abril de 1972. Suscitou também certa controvérsia, principalmente nas estações de rádio de Kansas City, que entenderam que o cavalo da música fosse uma referência à heroína ("horse", na gíria das ruas). Algo parecido havia ocorrido anos antes com "Lucy in the Sky with Diamonds" dos Beatles (que muitos ainda hoje encaram como uma apologia ao LSD).

Bunnell descarta o vínculo. Segundo ele, a motivação para escrever uma música que falasse em sol e calor foi uma espécie de contraponto ao clima na época em que ela foi composta, na sempre úmida e chuvosa Inglaterra. E as imagens do deserto proviriam de sua própria infância, quando ele e o irmão haviam vivido na Base Aérea Vandenberg, Califórnia, e sempre atravessavam de carro o Arizona e o Novo México. Quanto ao cavalo anônimo, Bunnell suspeita que ele nada mais era que um veículo para afastá-lo do tumulto e da confusão para um lugar calmo e sossegado.

A estrutura melódica de "A Horse With No Name" lembra tanto "Heart of Gold" de Neil Young que o próprio Bunnell reconhece que se inspirou nele - ainda que inconscientemente: "eu sei que praticamente todo mundo da primeira vez que ouviu ["A Horse With No Name"], pensou que fosse o Neil". Mas ele afirma que não se chateou (muito) com as críticas recebidas por isso, pois as entende como manifestações de fãs defendendo seu ídolo, não como ataques pessoais ao America.