A estética de Tim Burton

Para mim o diretor de cinema Tim Burton é um dos mais geniais de todo mundo. Não só por ser um admirador de tudo que ele faz, mas por notar que ele é inconfundível, criou um estilo, uma estética praticamente sua.

E em suas obras, seja nos filmes excêntricos, como seus contos de fadas, Edward Mãos de Tesoura e Peixe Grande, nas animações em stop motion como o Estranho Mundo de Jack ou a Noiva Cadáver, ou mesmo nos clipes ou animações da internet como Vincent ele emprega uma estética toda particular.

Sua estética condiz em um mundo imaginário todo seu, em que nota-se a presença de um humor negro e ácido que perpassa um universo obscuro. Ele usa de elementos tragicômicos e cria um universo que beira a total loucura, com personagens excêntricos.

Incompreendidos, desajustados, peculiares, que lutam para viverem em meio ao amor e compreensão em um mundo cruel e estranho. Infelizes anti-heróis, ele mostra o lado negro que existe em todos nós suscita nossa imaginação.

O cineasta tornou-se conhecido por fundir bom humor, tragédia, tudo numa linguagem bela e envolvente.

Sua estética perversa e sinistra, com personagens caveiras me encanta e me fascina, pois ele consegue colocar leveza e torna interessantes assuntos difíceis, tema forte, gosta muito de fazer releituras, morte e amor, são temas presentes em suas obras.

Seu mais novo lançamento é o filme Alice No País das Maravilhas, coloca sua estética e mantém sua parceria com o ator Jonny Depp.

Autor: Cilas Rigozino

cilasburlesque@yahoo.com.br