Internetês

O mundo virtual é fantasioso por excelência, terreno fértil para que se criem situações palpáveis ou meramente abstratas, intangíveis muitas vezes, portanto, o procedimento após ultrapassada a "porta" do ambiente virtual se metamorfoseia em uma roupagem que lhê confira um identidade e linguagem. Porisso, tantos mitos e existências fictícias são propagadas tão facilmente nesse paradigma tecnológico contemporâneo.

A língua portuguesa, por exemplo, "transmuta-se" no idioma "internetês", com abreviações e codificações tão peculiares, que constituem o "dialeto das tribos", especialmente entre os adolescentes, que buscam a empatia pelo grupo do qual fazem parte ou pretendem infiltrar-se de alguma maneira, contudo, os adultos também se valem dessa mesma linguagem e da aplicação de gírias adaptadas à redação digital. Além dessa expressividade específica que determina uma personificação no ambiente eletrônico, há ainda a estratégia comunicativa pelo uso de imagens, emoticons, winks, etc. Tudo dependendo do grau de aproximação e conhecimento prévio dos interlocutores, isso se aplica a sites de relacionamento e comunicadores instantâneos. Com a aplicação de PNL - Programação Neurolinguistica, análise narrativa e determinadas ferramentas interessantes e úteis para essa reflexão, é possível abstrair a composição e a lógica recorrente nas linguagens empregadas em ambiente eletrônico, mas as faixas etárias e as personalidades implicam em um considerável espectro de possibilidades, entretanto não será aqui dissecado pormenorizadamente.

Carlos Augusto de Matos Bernardo

Augusto Matos
Enviado por Augusto Matos em 21/07/2009
Reeditado em 22/07/2009
Código do texto: T1711729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.