Valores humanos III
VALORES HUMANOS lll
O filósofo Nietzsche deu status aos valores, mas foi Max Scheler quem atuou no campo da pesquisa dos valores, na discrição dos fenômenos ou das essências puras que ocorrem na consciência do homem. Por meio dessa exploração, Scheler concluiu que os valores pertencem a uma esfera que não se confunde com a do ser, pois possuem uma peculiaridade irredutível. São percebidos não por uma introspecção simples, Mas por uma instituição emocional. É difícil conceituar com abrangência os valores e estes apresentam uma imensa dispersão. Deve-se englobar na designação de valores a honra, o dinheiro, o zelo, o dever, o direito etc..Pois todos são valores.
SIMPLICIDADE
Os jovens pouco sabem sobre o sentido da simplicidade. Os jovens são aves que voam pela manha:seus vôos são flechas em todas as direções. Seus olhos estão fascinados por muitas coisas. Querem muitas coisas, mas nenhuma lhes dá descanso. Estão sempre pronto para os novos vôos.Seu mundo é o mundo da multiplicidade. É a busca pela liberdade.Jesus o mestre maior contou uma parábola sobre simplicidade que gosto muito.Falou sobre um homem que possuía muitas jóias, sem que nenhuma delas o fizesse feliz.Um dia, entretanto, descobriu uma jóia, que lhe trouxe alegria: vendeu as muitas e comprou a única.
Simplicidade é isso: quando o coração busca uma coisa só. O coração que busca, persegue o ‘muitos’ é um coração fragmentado, sem descanso. Palavras de Jesus ‘De que vale o homem ganhar o mundo inteiro e arruinar a sua vida?”( Mateus 16.26).
A sabedoria está ligada a simplicidade, ela é a arte de reconhecer de degustar a alegria, nascemos para a alegria. Vinicius de Moraes em um dos seus poemas mais belos chamado Resta, e vai assim, cantando “Resta essa capacidade de ternura”Resta essa vontade de chorar diante da beleza”Pois acredito que as coisas que restam moram em um lugar da alma que se chama saudade.A saudade é o baú onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Tenho provado, e aprovado na vida tudo que valeu a pena. E essas estão destinada a eternidade.
Dr. José Alvarez Ferreira
Psicólogo Consultor Empresarial