Ser ou não ser

Ser ou Não ser...

Nada é uniforme na natureza, a terra é cheia de irregularidades que vão do inóspito deserto ao pico nevado das montanhas.

A sociedade humana segue a mesma lei, entretanto, a grande maioria é plana, sem qualquer atração. Só poucos seres humanos psicologicamente falando, atingiram as circunstancias das montanhas, pouquíssimos são os Himalaias do espírito, esses, isolados, não são compreendidos pelos homens das planícies. Surgindo daí, os ataques, as crucificações, perseguições, a bala, cicuta, os recursos usados pela mediocridade em defesa de sua tranqüilidade ameaçada. A sabedoria Indú nos fala de três qualidades da Natureza: Thamas; Rajas e Satva. Thamas é a inércia, que vai desde a imobilidade dos minerais até a mente do homem comum, fechada aos estímulos da vida espiritual. Rajas é o movimento que está presente em tudo. A força dos ventos, das marés, da energia do átomo... é a pressão que está modificando o existente a fim de que uma nova forma de vida possa nascer, como a apologia dos revolucionários e suas teologia em luta constante para promover transformações. O Satva representa o equilíbrio dentro do aparente instável. A conscientização de uma paz que está no coração de tudo desde o todo o sempre e que foi esquecida. Uma visão ampla da realidade mostra essas três qualidades sempre em ação. Os que se arriscaram em ir contra a ordem estabelecida das coisas, colheram em todas as épocas os resultados negativos dessa atitude. C. J. Jung é incisivo quando fala que o pensamento diverso à trilogia Indú é danoso, doentio e blasfemo, seria? E o que dizer dos pensadores que ousaram filosofar de forma contradizendo? E dos Revolucionários que mudaram o curso da História? Indelével, acróstico, temático, “A tragédia ocupa posição singular por se afastar de matéria mítica e versar assunto histórico”. Universalizando o acontecimento histórico na força do mito, o espetáculo adverte o perigo do orgulho criado no desempenho esplendente e pela conseqüente hegemonia.

O que pode parecer tão simples é na realidade uma decisão tão séria como é a própria vida, quando tratamos dos destinos de toda uma sociedade, de um País com grandes problemas sociais e de uma conjuntura política esfacelada por inúmeros escândalos de cenas já tão comuns, muito embora sérias que já fazem parte do cotidiano de brasileiros que despertaram para o crescimento e já não andam, mais que querem correr... então, na hora de votar, ser ou não ser!?

Airton Feitosa

tributaryagf@yahoo.com.br