A estética do Pop Surrealism

No decorrer do tempo e da história, surgiram alguns movimentos artísticos que realmente impressionaram aos amantes e arte. Dentre eles, podemos citar os de vanguarda européia como: Surrealismo, expressionismo, dadaísmo, impressionismo entre outros. Como esquecer a aclamada semana de arte moderna, e sua importância para todo o contexto cultural.

Munidos de criatividade e espontaneidade, artistas não cessam suas cernes criativas e trabalham incansavelmente para a cada dia se reinventarem. Fruem em várias fontes e bolam o novo.

Ultimamente, me deparei com um novo movimento que me chamou a atenção e me levou a pesquisar mais sobre o tema. Pois como definir um quadro que mescla a estética dos quadrinhos e de desenhos animados com idéias de publicidade, do design gráfico, do punk-rock e do grafite? A americana Kirsten Anderson, dona de uma galeria de arte alternativa em Seatle nomeou este movimento como “Pop Surrealism” - As pitadas do surrealismo de Dali com o pop de Andy Warhol. Ela cunhou este termo quando editava um livro sobre o novo tipo de pintura contemporânea que via se multiplicar na costa oeste americana.

Mais vou mais além, pois enxergo que este movimento se expandiu e ganhou também a área musical. Artistas como The Knife, ou Justice são exemplos, pois mesclam estilos variados de música eletrônica, com visuais carregados e coloridos, com muitos elementos, como projeções que tornam os shows verdadeiros espetáculos. Além de Camille Rose Garcia (artista plástica), Tim Burton (diretor) e Gary Basemam (artista plástico) que podem ser para mim enquadrados nesse estilo.

Esse novo movimento rompe barreiras, e está em quadros, nas ruas, camisetas, chapéus, bonecos,livros, enfim está em tudo, é o chamado “pervasive art”, arte em todos os lugares.Um estilo descolado e que se expandi.

E, para mim este movimento se faz um importante meio de expansão da arte, devido sua proporção e a facilidade com que este trabalha com as novas mídias, sendo assim acessível a todos. A estética desse novo estilo para mim se expandiu tanto que só uma pesquisa a nível macro seria capaz de dar embasamento ao que me refiro, pois diagnostiquei esse como um dos mais geniais movimentos de arte.

E não é preciso ir longe para visualizar essa arte, pois aqui onde resido em Goiânia a vários artistas que podem ser facilmente colocados no Pop Surrealism.

Autor: Cilas Rigozino

E mail: cilasburlesque@yahoo.com