Família... Por favor sobreviva! Eu preciso de você!

A vida em família é perfeitamente semelhante a uma viagem em alto-mar.Há muitos perigos e contratempos nessa viagem:

1-Ventos fortes-a família sofre com as ventanias.Há dois tipos de ventos contrários :

.Forças Externas- fatores que entram e estragam nossas famílias.

Ex:sociedade, televisão,etc...

.Forças Internas- que existem entre os membros da própria família.

Ex: falta de apoio, de compreensão,de objetivos comuns ou de nenhum objetivo.

2-Areia movediça-é quando você acredita, confia e de repente sente que está sendo tragado, engolido por algo que traz uma sensação horrível.

Ex:Traição(não só sexual)

3-Densa escuridão-muitas vezes, a viagem é escura e precisamos de luz,para tomarmos decisões importantes para a nossa família.Precisamos de luz para sabermos a direção que temos que seguir em determinadas ocasiões, como:

Ex:mudar de emprego,de escola, de casa,...

4-Temporal-o navio é pego de surpresa por um grande temporal e assim são as famílias:cai o temporal sobre elas:um grande problema, que precisa ser resolvido com sabedoria e equilíbrio.

Ex:problema de desemprego...

5-Tempestades-passado o temporal, mais à frente a viagem familiar enfrenta as tempestades:vários problemas que recaem simultaneamente sobre nossas famílias.

Ex:problemas financeiros,problemas de saúde,...

6-Icebergs-você convive muitos anos e acha que conhece seu companheiro em tudo e de repente descobre algo escondido há tanto tempo e que agora causa danos profundos e tenta desestabilizar sua viagem.Podem ser informações que arrebentam a casa.

7-Correntes fortes-dentro da própria casa ,pensamentos muito diferentes, contraditórios e ditadores causam conflitos e destroem a união familiar.

8-Outros fatores que atrapalham nossa viagem:alimentação,medos, desespero,falta de tempo, de diálogo, as longas horas de silêncio dedicadas à tevê ,ao computador,determinados amigos...

- REAÇÕES DOS PASSAGEIROS DESSA VIAGEM-

Eles são corajosos e vão enfrentar?

Os seres humanos são diferentes e por isso reagem também de formas bem diferentes.

1-FUGA-alguns fogem,vivem iludidos, não encaram a verdade.

Ex: A Melissa da novela "Caminho das Índias".

2-ILUSÃO-outros se iludem com novas situações e vivem sonhos errados, traumatizantes e perdem a verdadeira felicidade.

Ex:O Raul da novela" Caminho das Índias".

E a viagem continua tendo problemas é claro:

3-VIOLÊNCIA-é grave e muitas vezes é consequência de bebidas, drogas, remédios antidepressivos...

4-ATITUDES DE AUTODESTRUIÇÃO E DE DESTRUIÇÃO DO OUTRO-esses fatores são seríssimos, pois precisam de ajuda de um profissional.São exemplos de desequilíbrio nas atitudes, provocando destruição do sentimento.

Ex:o ciúme, a competição de poderes dentro do ambiente familiar...

Nossa, como é difícil sobrevivermos a essa viagem tão tumultuada!

Por favor,amigo(a), não desista, quero ajudá-lo(a).

SUGESTÕES :

1-Abrir mão de coisas que são boas, mas atrapalham.

Ex:Conviver com amigos demais.(é agradável conversar, mas é preciso limitar os encontros...tudo demais é prejudicial).

Você gosta de dançar e o outro não.(com carinho,sem imposições, você pode conseguir ir,inicialmente a uma seresta ou a uma festa, por mês, depois devagar e discretamente vai aumentando).

2-Ter uma sensibilidade aguçada-estar sempre atento ao que ronda sua família(isto é preferencialmente para as mulheres).É preciso ter olhos abertos para os perigos que rondam nossas famílias.

Ex:Já vi casos de amigas e vizinhas(atenção:é claro que não são todas),que acabam com o casamento do outro. Frequentam a casa da amiga e a proximidade desperta algo...

Amigos de seus filhos, que entram em seus lares e podem despertá-los para determinados vícios...

3-Numa viagem em alto-mar, às vezes é preciso parar o navio, para saber o que fazer.Na família se dá o mesmo.É preciso parar,pensar, repensar,minimizar os defeitos e aumentar as virtudes.E, aí sim, procurar tomar atitudes coerentes e de resultados positivos.

Hoje em dia , as pessoas estão desistindo da viagem por muito pouco.Não são corajosas, determinadas...É claro que há grandes exceções. Há casos em que os icebergs são tão violentos, que a viagem continua, mas o navio está acabado,prestes a afundar. Aí, é preciso mesmo, pular fora, ou melhor, pular na água.Mas, antes de dar o pulo final, faça só mais esta tentativa:

DEUS- sim, busque ajuda nas orações..."Tudo posso, naquele que me fortalece".É fundamental ter fé.

4-Procure auxílio de profissionais,para ajudá-lo a se encontrar e a decidir melhor.

5-Seja sempre positivo, claro, determinado, isto faz com que muitos dependam de sua opinião.Transmita esperança,principalmente nas crises.

DIANTE DE TUDO ISSO,NÃO VALE A PENA EMBARCAR NESSA VIAGEM?

Claro que vale, é sempre bom ter uma família, ter pessoas ao nosso lado; o importante é saber conviver com as diferenças e contornar qualquer situação de dificuldades na vida;é preferível passar a vida com problemas a não ter a chance de vivê-la.Vale a pena viver e conviver em família e vitoriosos são todos aqueles que conseguem chegar ao fim da viagem, é claro mais velhos, talvez abatidos,mas sobreviventes da mais maravilhosa e difícil viagem de manter viva a família ou a própria vida.

SENHORES VIAJANTES,VAMOS EMBARCAR NESSA?

borboleta misteriosa
Enviado por borboleta misteriosa em 14/07/2009
Código do texto: T1699696