VAMOS INCENTIVAR A FISIOTERAPIA
Nos anos 90, nosso município não contava com serviço de fisioterapia. Recordo que, eu e um amigo, nessa ocasião, montamos um escritório, para atender ás comunidades rurais.
Descobrimos que no bairro Funil, residia um cidadão que prestava serviço voluntário ás pessoas idosas daquele bairro; era um bom fisioterapeuta, bastante querido na comunidade. Incentivamos que fosse elaborado um abaixo-assinado á Prefeitura, no sentido de contratação de seus serviços. Ficamos sabendo que a Secretaria de Saúde ficou entusiasmada pelo histórico do fisioterapeuta.
Dias depois, esse cidadão, apelidado por Pelé, chegou ao escritório, relatou que fizera uma entrevista com o Prefeito, Esse afirmou que não podia contratar, Pois logo abriria inscrições para o concurso público da Prefeitura de Mimoso do Sul.
A administração desse Prefeito chegou ao fim dois anos depois; o tal concurso não houve, e o fisioterapeuta mudou-se para o Rio de Janeiro.
Num passado não muito distante, a Prefeitura continuou sem esse serviço.
Hoje Mimoso existem dezenas de profissionais formados. E mais se formam todos os anos. Alguns montam suas salas particulares. Acredito que a Prefeitura ainda não se alertou a importância a essa profissão, para os pacientes que precisam,
principalmente os idosos, já que a cidade não possui geriatria.
Foi montada pela Prefeitura, um atendimento de fisioterapia na Comunidade da Pratinha, para atender os usuários do Posto de Saúde.
Após o tratamento convencional sem êxito, fui enviado para esse local. Apesar dos esforços profissionais, os materiais estavam defasados. Lembro que cheguei a sentar-me ao chão, por falta de um banco de madeira.