A religião no futebol
Recentemente a FIFA enviou um comunicado a CBF pedindo para que a seleção brasileira e os jogadores que estiverem vestindo a camisa canarinha tomem cuidado com a propaganda religiosa que "está sendo feita". Este comunicado ocorreu depois de sair em jornais Sul-africanos e europeus que muitos torcedores e espectadores ficaram constrangidos com a cena que ocorreu quando o Brasil ganhou a Copa das Confederações a mais ou menos duas semanas atrás. Os jogadores brasileiros fizeram um círculo e ajoelhados no chão rezaram agradecendo a mais uma conquista. A cena chama mesmo a atenção, por ser forte, muitos jogadores choravam no momento, mas não é a primeira vez que acontece, em 2002 quando o Brasil foi campeão mundial a oração também foi feita. Durante o jogo, por baixo das camisas da seleção vários jogadores estavam com uma camiseta escrito "I love Jesus" (Eu amo Jesus) e também um fato que só passou para nós brasileiros é que após os gols do Brasil, um jogador, a qual não consegui identificar qual era, se dirigia à uma câmera da rede Globo e gritava "Glória a Jesus".
Bem realmente acho que foi um pouco constrangedor sim, mas também a intenção dos jogadores não era de propaganda religiosa, estavam apenas com algo que representa muito para eles. Por outro lado o cuidado deve sim existir, pois futebol é esporte e esporte não é religião. Todos têm o direito de escolherem suas religiões e fico imaginando se alguém entrasse em campo com uma camiseta escrito "Eu odeio Jesus" ou "Eu não acredito em Jesus", qual seriam as reações e consequências disto? Com certeza muitas reclamações e discussões iriam ocorrer no mundo inteiro.
Se você assistir os jogos de qualquer campeonato que seja, em qualquer país, vai reparar que muitos jogadores se benzem antes de entrar em campo, ou após um gol, um lance perigoso, etc e reparar que faz parte dos jogadores, até mesmo em entrevistas muitos sempre falam "graças a Deus a equipe conseguiu..." ou "se Deus quiser vamos conseguir..." entre outras inúmeras citações.
Bom, o que não pode acontecer é o exagero. O bom senso e o respeito devem existir, não importando aonde seja o evento esportivo, qual seja o evento esportivo, etc., concordo com o aviso de "cuidado" da FIFA, mas também não deve acontecer exagero contra as crenças dos jogadores.