A FAMILIA
A família foi idealizada e instituída por Deus como o mais antigo e importante projeto de vida que existe. Ao criar Adão e Eva o Senhor tornou-os a mais importante relação humana. O Senhor fez planos para a família como uma estrutura a ser seguida e atribuiu papéis para os homens, mulheres e filhos.
Porém, o próprio ser humano, desde a sua criação, tem provocado muitas mudanças de comportamentos e valores éticos e morais e, por conseqüência, gerando graves impactos nos padrões de funcionamento familiar.
Com o passar dos anos, viver a dois passou a ser algo não muito fácil na vida do ser humano. Poucos resistem a um coração batendo acelerado. Só que com o tempo surgem as diferenças e muitos casais acabam desgastando o relacionamento por caírem no mesmo erro repetidas vezes.
Qual o tempero que falta para que as pessoas possam permanecer por muito mais tempo juntas e desfrutar do prazer de uma vida a dois? Porque casais que se amam tanto e vivem brigando sem poder entender os motivos da discórdia?
Algo muito simples ainda falta às pessoas. Mas o que falta? Falta maturidade no amor, diálogo, humildade no coração, para superar com mais facilidade os momentos difíceis. Quando entramos em um relacionamento precisamos ter em mente que estamos juntos para fazer a felicidade do outro. Quando as pessoas começarem a pensar desta forma e começarem a ceder para compreender o outro, a vida a dois passa a ter atitudes normais e ai todos ganham: o casal, a família...
Quem ama planeja junto e compartilha de tudo sem reclamar, sem invejas ou ciúmes do outro e reconhece que juntos tudo irá se transformar e mais fácil será a convivência. Mas muitas pessoas ainda não aprenderam que para ser feliz a dois é necessário respeitar as diferenças, afinal de contas, as raízes são diferentes. Por mais que sejamos parecidos, sempre haverá picos que diferenciam a personalidade de cada um.
Muito antes de terminar o relacionamento por discórdias e brigas, as pessoas deveriam primeiro buscar a solução para os conflitos que podem ter origem na alma, na mente, no coração; este o mais difícil e muitas vezes corrupto por ser centro de nossas emoções.
O que falta a muitos casais é a maturidade, habilidade para discutir as diferenças e resolvê-las. Não possuir essa capacidade não é o problema; o problema é não buscá-la. Ter a mente e o coração abertos para aprender é sempre uma virtude.
Assim deveria ser a vida à dois. O amar, o compreender, o ceder, o ser cúmplice e amigo, precisa ser constante para a felicidade dos dois.
Deus te abençoe.
(((((Plínio)))))
Redação em 08.08.2009 às 19h54min: 00
Julgai todas as coisas, retende o que é bom - I Ts 5:21