A MEDICINA NA INTERNET


IMAGEM DA INTERNET

O uso da internet no mundo teve um crescimento de 225% desde o ano de 2000, e hoje são, pelo menos, 1,2 bilhão de internautas. E a saúde é um dos assuntos de maior interesse, com as estatísticas mostrando que, dos 278 milhões de acessos diários a sites de busca, 12,5 milhões são sobre o tema. A hipertensão, por exemplo, tem quase um milhão de páginas. Mas será que dá para confiar em tudo o que aparece? Se para os médicos já é difícil saber o que é confiável na rede mundial, imagine para o paciente que, via de regra, é um curioso, e sai à caça de tudo quanto é informação disponível, não avaliando sua origem. Acompanhando tudo isso com justificada preocupação, algumas sociedades médicas brasileiras estão investindo em links para leigos.

                O objetivo é evitar que as pessoas entrem em sites sem credibilidade, existindo alguns segmentos na área defendendo que os médicos deveriam orientar os pacientes, indicando endereços virtuais de referência com credibilidade reconhecida.

                Uma das áreas onde é muito grande a chance do indivíduo ser ludibriado é a urologia, existindo na rede uma infinidade de sites com propagandas de alongamento peniano e promessas milagrosas para tratar a disfunção erétil. No site da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) há uma página dedicada ao público, com a seção “Urologia de A a Z”, que traz várias definições. Tem ainda a Rádio SBU e TV SBU, que entrevistam especialistas sobre temas relacionados com a área, inclusive disfunção erétil e câncer de pênis.

                O crescimento dos sites de saúde também é motivo de preocupação e em 2001 o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) emitiu resolução tratando do assunto. O grande perigo é a pessoa se contentar apenas com a informação do site, deixando assim de procurar o médico. Ou cair em arapucas, especialmente quando o assunto é sexualidade e emagrecimento. Há sites que vendem tratamentos milagrosos, que até emagrecem, mas também matam. Sobre isso vale uma visita ao site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). No endereço encontram-se dicas de como cuidar da saúde (incluindo dietas, guia de alimentação para crianças e cálculo de índice de massa corpórea), além da busca de médicos. 

                Também a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) possui um site altamente confiável, com informações constantemente atualizadas. O presidente da SBD declara: “Às vezes o paciente vai ao ‘Dr. Google’ e acaba achando que tem um problema muito maior do que ele tem realmente. O médico precisa estar atento na hora de explicar algo ao paciente, pois existem doenças com nomes parecidos e até iguais, porém com diferentes sintomas”.

                A Sociedade Brasileira de Cardiologia mantém um site que, segundo um de seus diretores, segue as normas do Conselho Federal de Medicina. As ferramentas mais procuradas neste site são o “Coração Online”, onde os leitores enviam perguntas, as receitas saudáveis e o “Selo de Aprovação”, onde são indicados os produtos industrializados que não fazem mal ao coração. Não há orientação sobre medicação e nem diagnóstico online, pois isto é contra a lei. Não se pode receitar ou diagnosticar sem que o paciente seja examinado.

                Existem sites onde a intenção pode até ser das melhores, mas as informações são equivocadas ou os profissionais estão desatualizados. Sem contar os casos em que a principal finalidade é puramente mercadológica.

                O que se deve fazer então é procurar por sites de entidades conhecidas e que passem credibilidade, como, por exemplo, o acesso a portais idôneos. E nunca deixar de procurar seu médico.

                A seguir relaciono cinco sites comprovadamente idôneos, que foram objeto de matéria específica na edição do jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro, em 05 de julho de 2009, e que utilizei como fonte de consulta para escrever este artigo.

UROLOGIA:
www.sbu.org.br (Link para TV e Rádio SBU)

ENDOCRINOLOGIA:
www.endocrino.org.br (Obesidade, osteoporose, tireóide e tudo sobre diabetes)

DERMATOLOGIA: (Dicas para cuidar da pele, vídeos e seção para crianças)

CARDIOLOGIA:
www.cardiol.br (Selo de aprovação e tudo para ter o coração saudável)

CIRURGIA PLÁSTICA: (Traz uma cartilha virtual com os tratamentos) 
 
OBSERVAÇÃO: COMO O RECANTO DAS LETRAS NÃO PERMITE A VEICULAÇÃO DE TEXTOS QUE CONTENHAM MAIS DO QUE TRÊS LINKS INDICADOS, VOU USAR O SEGUINTE ARTIFÍCIO. ALÉM DOS JÁ INDICADOS ACIMA, PARA O SITE DE CIRURGIA PLÁSTICA DIGITE O WWW, DEPOIS CIRURGIA PLASTICA, DEPOIS ORG E DEPOIS BR. PARA O DE DERMATOLOGIA DIGITE O WWW, DEPOIS SBD, DEPOIS ORG E DEPOIS BR. PRONTO.

******