Até onde vai???

Depois de vários acontecimentos que ocorreram no mundo inteiro, como as quedas dos aviões, a morte de Michael Jackson, as confusões no Senado brasileiro, a gripe suína parece estar um pouco esquecida. O número de casos e suspeitas no Brasil está crescendo, mas ainda é pequeno em relação a Argentina. O nossos hermanos são o 2º país com maior índice de contaminados. Diversas orientações e avisos para não viajarem ao país é passada a nós. Porém ontem, na noite de quarta-feira o time de futebol do Cruzeiro de MG foi a La Plata na Argentina jogar uma final de campeonato. Muitos dos jogadores estavam preocupados com a doença. Não é pra menos, é uma doença grave. Bom o time foi lá, se trancou no hotel na chegada ao país, saiu apenas para o jogo e de vôo fretado voltou após o jogo terminar. Cerca de 400 torcedores do time foram pra lá acompanhar o time e o jogo.

Bom, mas o ponto que quero analisar não é este. Em um caso como esse, de quem deve ser a decisão de enfrentar esta situação? Da FIFA, dos países, dos clubes, dos jogadores ou do MINISTÉRIO DA SAÚDE? Não é apenas um jogo que está envolvido e sim um grave problemas de saúde que pode afetar um outro país. Diversos jogadores estavam preocupados, até na volta com o que poderia acontecer com seus familiares. Não é o primeiro problema que ocorre. também é muito discutido os jogos em lugares com grande altitude. Os sintomas que sofrem os atletas que vão para lá terrível. Falta de ar, vômito, tontura, fortes dores de cabeça, etc. Geralmente os times que acabam indo jogar lá fazem um intensivo trabalho físico para não sofrer muito. Até tubos de oxigênio são levados para lá, no caso de necessidade.

Em situações como essas as autoridades devem interferir sim. A saúde dos atletas deve ser cuidadosamente avaliadas e analisadas para que não ocorra nenhuma tragédia dentro de campo, como já tivemos. Espero que não tenha acontecido nada de mais...mas até onde vai o bom senso e o profissionalismo?

William Nunes
Enviado por William Nunes em 09/07/2009
Código do texto: T1691428
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.