A Linguística no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.

Para a linguística, a Língua é um instrumento de comunicação e interação, que pode sofrer alterações e influências diretas e constantes de seus falantes. O mais importante para a Linguística é a Língua em uso, ao contrário da Gramática que valoriza primordialmente outros aspectos, como por exemplo, as normas e regras que caracterizam um ensino prescritivo, sem muitos resultados.

Por meio da Linguística, o indivíduo passa a ser sujeito ativo no processo de aprendizagem da Língua, para que este aprenda a refletir sobre os usos e formas de comunicação que a linguagem pode oferecer, desenvolvendo uma autonomia intelectual, aprendendo a utilizar os recursos gramaticais coerentemente dentro de cada contexto em que estiver inserido e adquirir assim, a percepção de todas as formas de produção, comunicação e interação de forma produtiva.

A Gramática também é muito importante para a construção do saber científico, que será cobrado em muitos momentos da vida. Mas a Gramática normativa não deve ser o único objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa, pois ela apresenta pontos falhos em suas teorias, e muitas vezes não faz parte da realidade dos alunos. A prática tradicional de ensino não dá suporte para a compreensão dos alunos, nos diversos âmbitos das competências linguísticas e não desenvolve uma capacidade de reflexão e argumentação nos usos da linguagem, que é o mais importante na construção intelectual do indivíduo, pois ele só realmente aprende quando consegue dar significado ao que lhe foi apresentado.

O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, pois deve perceber suas reais necessidades e transmitir os conhecimentos de forma adequada para que os alunos desenvolvam habilidades específicas que utilizarão por toda vida, como por exemplo, leitura, argumentação, compreensão e uma postura ativa e crítica dentro do contexto social em que estiver inserido.

Assim podemos perceber que a Linguística não exclui os ensinos de Gramática, mas que as duas devem ser abordadas de forma adequada, na qual uma complete a outra, sendo as duas, fontes importantes para a construção do conhecimento da linguagem e dos meios de comunicação.

Dayane Pereira
Enviado por Dayane Pereira em 30/06/2009
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