GOIATUBA E SUA EDUCAÇÃO - PARTE IV
O Colégio Oséias Borges Guimarães, foi criado pela Lei nº.10.392 de 30 de outubro de 1.987 e seu primeiro diretor foi o professor Hélio Ribeiro Mendonça.
Em 1989, toma posse o Dr. Ayrton Sebastião Alla para a gestão 1.989 a 1.992.
Nessa gestão, sua política foi voltada para a modernização da cidade, desde reformas e ampliação de escolas estaduais à criação e reformas de escolas municipais.
Gestão na qual, após convenio com os órgãos estaduais e federais, foi inaugurado o Hospital Regional do Sus, ainda chamado de SUS, a partir de programas de saúde a nível nacional, buscando não somente a saúde das pessoas, mas também a condição de acesso e manutenção das pessoas no meio educacional.
No que se refere à administração pública, foi criado o Centro de Obras, a Feira Coberta; o CEMEL-Centro Municipal de Esportes e Lazer; Criação do Bairro Recreio dos Bandeirantes; construção de várias escolas como: Maria Luzia Simões no Setor Imperial; Nara de Oliveira Borges na Vila Esplanada;Maria de Lourdes Martins Costa, no Buriti Park; Ana Perciliana do Prado Vargas; criação do Bairro Buriti Park; Creche Paz e Amor; criou a Biblioteca da FAFICH, ampliou a escola Noêmia de Castilho com mais duas salas de aulas, além da reforma geral; reforma e ampliação das escolas rurais do povoado de Venda Seca e Fazenda São Romão e ainda a inauguração da Escola Municipal Professora Maria Luzia Rezende Simões, como se vê:
Ainda em seu pleito, é inaugurada a Escola Municipal Professora Maria Luzia Rezende Simões ( Setor Imperial) Primeira diretora, Professora Wilma Irene Borges.
A traves da Lei nº. 994/90, foram criadas simultaneamente as três escolas municipais, como podemos enumerar.
Em sua gestão mais de 200 alunos carentes foram beneficiados com bolsas universitárias para estudarem na FAFICH. Foi muito expressivo o índice de Professores que concluíram o curso superior que atuavam na rede de ensino municipal. Com a construção de escolas, foram criadas muitas vagas na área do Magistério e através de concurso público, essas vagas foram preenchidas com profissionais capacitados e outros em fase de conclusão do curso superior.
Ensino de 1º Grau, situada na Vila Esplanada, teve sua primeira diretora a Professora Maria Prudência da Silva.
Em se tratando da gestão do prefeito Dr. Ayrton Sebastião Allá, fechou com chave- de- ouro seu mandato em 1.992”. Assim dizem seus contemporâneos, pela dedicação e sabedoria pela qual delineou projetos para essa área.
Pode se dizer, que houve uma revolução no ensino fundamental e médio com a valorização dos profissionais da área e com a ampliação física das escolas reformadas com móveis e utensílios dentro dos padrões vigentes.
O Sr. Jairo Borges de Oliveira, foi o 20º. Prefeito municipal, quando assumiu pela segunda vez a subir no poder na administração pública de Goiatuba, de 1993 a 1.996.
A Escola Municipal Professora Noêmia de Castilho, criada pela Lei nº. 1.047/91 criou a Municipal de 1º Grau, localizada no setor Bananeiras.
O Sr. Jairo Borges de Oliveira, sobe pela segunda vez ao poder na administração pública de Goiatuba em e 1993 ali permanecendo até 1.996.
Entre outros atos administrativos é citada a municipalização da FAFICH, que por um bom tempo, ela atuou através do Centro de Ensino Superior, como uma entidade particular, e nessa gestão, a FAFICH volta a ser uma entidade municipal, que desde a sua fundação em 1.988, não figurou como tal. outros feitos de relevância foram enumerados como iluminação de avenidas como a Olavo Bilac, criação de Praças como José Neves de Oliveira ao lado do SUS; implantação do Distrito Agro-Industrial e outros. Na área da Educação, não houve grandes mudanças, continuou o mesmo ritmo da gestão anterior.
O prédio da Escola Estadual Jerônimo Carlos do Prado, foi a primeira cede da Fundação de Ensino superior de Goiatuba, mantenedora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, situada em seus anos iniciais na Rua Piauí no centro da cidade.
Hermes Traldi Neto – 1997 a 2000. Em sua gestão, pode ser notado o aspecto de modernização remodelando as principais ruas e avenidas da cidade. Escolas são construídas, como: Escola Municipal Geraldo de Assis Lopes no Setor Parque das Primaveras e reformas de outras como as do Distrito de Marcianópolis; restauração do Prédio do Grupo Escolar Laudelino Gomes, o qual é transformado em acervo histórico, e apoio logístico dos órgãos da educação municipal; reforma geral do Ginásio de Esportes Clarimundo Vieira dos Santos; reforma geral da Escola Rural José de Anchieta, no povoado de Venda Seca; modernizou o trânsito com a construção de rotatórias e retirada dos semáforos; implantação do Banco do Povo; construção do complexo da FAFICH, construção da Farmácia 24 Horas e o prédio do Ministério Público; início das obras do Fórum; Municipalização da saúde e da Educação, além de Lavoura Comunitária, que foi de grande relevância para as famílias carentes.
A administração de Hermes Traldi, foi mais voltada para a modernização, dando um aspecto mais jovial á cidade se equiparadas ás grandes capitais. No campo do ensino foi expressivo os esforços em manter uma linha dinâmica e parecida com o sistema implantado pela gestão do antecessor.
As instalações da FESG-FAFICH, bem como seu funcionamento foi mantido nesse prédio até o fim da década de 1990, quando então inaugurou sua sede própria.
Foi construída e inaugurada a Escola Municipal Geraldo de Assis Lopes, cujo prédio em tijolo externo, como se vê na foto, a qual teve sua inauguração no ano de 1997.
Escola Municipal Geraldo de Assis Lopes, criada pela Lei nº. 1.197/97 de 18 de abril de 1.997.
A Escola Municipal Irene Rosa Ferreira, foi também incorporada ao sistema municipal de educação, na gestão do prefeito Hermes Traldi Neto.
Escola Municipal Irene Rosa Ferreira, foi incorporada ao município pela Lei 1.652/98 de 30 de março de 1.998 e sua criação foi dada pela Lei nº. 624/78 de 3 de outubro de 1.978. Sua primeira diretora foi a professora Ione Garcia que ficou no cargo por poucos dias e foi passado o cargo para a professora Maria das Neves.( segundo relatos da Professora Adelina Alves Castilho), ainda na gestão do prefeito Ronaldo Vieira dos Santos.
O Colégio Municipal São Carlos, criada pela Lei nº. 1.564/97 de 1º de abril de 1.997, situada no Distrito de Marcianópolis com ensino de 1º Grau. “A escola funcionava sob a responsabilidade da Sra. Nazaré e só tinha duas professoras: Maria Luiza e Maria Helena
Posteriormente que veio a implantação do 2º Grau, sendo que sua construção se deu em outros governos, acredita-se que, ainda sob a intervenção da Administrativa da cidade de Bom Jesus, sua lei de criação é que se deu na gestão do prefeito Hermes Traldi Neto.
Essa escola passou a ser o centro de estudos mais próximo para o atendimento das famílias daquela região.
Godofredo Jerônimo da Silva é empossado em 1º de Janeiro de 2001, que faz um mandato até 2004. Vice de Hermes na gestão anterior, procura sanear as contas da prefeitura e dar andamento na modernização deixada pelo seu antecessor.
Reformou o Passo Municipal; construiu sete salas de aulas para a instalação de Laboratórios de Informática; instalação da Biblioteca da Faculdade em sala própria; construção da 2ª e 3ª etapas da Faculdades, com laboratório de Anatomia e almoxarifado, ampliação do P.E.T. com dois núcleos; Centro de Educação Profissionalizante; Construção da Escola Municipal Vanise Salatiel. Dentre outras obras, a Dedicação á implementação do ensino, foi bastante significativa.
Nesse período, o número de professores com graduação superior, chegou a 90%, dos quais 48 % atuam em área específica. Nesse contexto, pode se observar o alto grau de interesse dos trabalhadores em Educação que atuam na área Municipal e que procuram cumprir na íntegra a legislação pertinente constante da L.D.B. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Marcelo Vercesi Coelho – 2005 a 2008. Nessa primeira gestão, focalizou a valorização dos trabalhadores de um modo geral, de todas as áreas municipais. Criou comissões para estudo e dinamização de um plano de Cargos e Salários para todos os servidores, dos quais estavam incluídos os trabalhadores da educação. Além de reformas de escolas e ampliação de salas de aulas, sempre foi prioridade a melhoria do ensino do município,com transporte adequado de boa qualidade, para transportar os alunos das zonas rurais para a cidade. Ampliou o atendimento no SUS com aparelhagem de última geração para atender a população em tempo hábil.
Quando se fala em Educação, não podemos deixar de lado a questão da saúde publica, sem saúde é impossível implementar a aprendizagem, seja ela em qualquer nível. Nesses termos, observa-se que o planejamento em saúde pública tornou prioritário nessa gestão. Em termos administrativos, o planejamento nessa gestão não deixa a desejar, pois está voltado para a área que mais deve ser vista. Para se ter uma boa Saúde, é preciso que se tenha uma boa Educação. Com a implantação do curso de Agronomia na FAFICH, surge novas oportunidades para a formação de profissionais da área que é tão promissora em nossa região, também foi implantado o curso de Enfermagem.
O Lago dos Buritis foi totalmente remodelado para dar momentos de laser á população, além de iluminação e área de preservação ambiental.
No que se refere à Faculdade, ela foi criada pela Lei municipal nº. 788, de 7 de agosto de 1.985, como entidade pública sem fins lucrativos. A FAFICH é mantida pela FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA (FESG), que foi criada pela Lei Municipal nº 788 em 07 de agosto de 1985, com personalidade jurídica de direito público com prazo e duração indeterminado e jurisdição em todo município, domicílio e foro na cidade de Goiatuba, é regida por Estatuto próprio e pela legislação pertinente.
A FESG-Fundação de Ensino Superior de Goiatuba, mantenedora da FAFICH-Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, dá o amparo logístico e financeiro, para o bom funcionamento pedagógico, a qual, tem por finalidade difundir e ministrar o ensino em todos os seus graus e a difusão da cultura em geral, conforme ata de reunião de sua fundação.
A bela fachada é o painel de recepção da Faculdade que possui uma grande estrutura e uma crescente ascensão, representando atualmente um modelo de educação superior do sul do estado de Goiás.
O art. 1o do seu Estatuto trata-se das finalidades da Instituição, que, além destas finalidades anteriormente citadas, visa também promover a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos, integrando-se à Comunidade de seu geodistrito, bem como visa colaborar com as entidades públicas e privadas, objetivando o desenvolvimento econômico, político, social e cultural da região.
A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (FAFICH), Instituição de Ensino Superior Pública, foi credenciada via da autorização do seu primeiro curso, pelo Decreto Federal n° 96.776, de 27 de setembro de 1988, pelo presidente da República que autorizou o funcionamento dos cursos de Administração e Pedagogia, sendo mantida pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG), inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, sob o número 01.494.665/0001-61, com seu Estatuto Social inscrito no Registro de Pessoas Jurídicas do Cartório do 2º ofício sob o nº 28 de ordem do registro, domicílio e foro na cidade de Goiatuba – GO.
Laboratório de Quimica
A partir de 1988 a FESG-FAFICH desempenha um importante papel na região na formação de profissionais altamente competentes e qualificados no campo das Ciências Gerenciais, Educação alem de novos cursos em áreas diversas do saber.
Ao longo dos anos, a FAFICH ampliou a oferta de vagas através da reestruturação dos cursos existentes e da criação diversas cursos novos.
Neste sentido, destacamos os cursos oferecidos pela FAFICH: Administração com habilitação Gestão em Agronegócio, Administração com habilitação em Gestão Ambiental, Administração com habilitação em Gestão Empresarial, Agronomia, Bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física: Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa, Pedagogia: Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional, Licenciatura Plena Parcelada em Arte e Educação, Biologia, Matemática e Química, Tecnólogo em Gestão Ambiental.
A estrutura da IES, compõe-se de 54 salas de aulas, biblioteca com mais de 10.000 exemplares, Núcleo Infantil, Núcleo de Pratica Jurídica, Laboratórios de: Anatomia, Enfermagem, Dois laboratórios de Informática, Biologia, Química, e etc.
A FESG-FAFICH, possui hoje mais de 50 convênios com os diversos setores da sociedade organizada, como: Tribunal de Justiça pelo CIEE, Ministério Público do Estado de Goiás, Empresas de Agronegocios, Escritórios de Advocacia, Câmaras Municipais, Secretarias Municipais de diversas cidades, Academias, Empresas Públicas de Pesquisa e etc.
O Núcleo de praticas jurídicas é além de uma necessidade para o curso de Direito, uma realidade social, prestando as comunidades carentes à assistência Judiciária, como um instrumento de apoio tanto aos alunos como aos necessitados de acesso a justiça.
Além dos cursos de graduação acima explicitados, é oferecido ainda cursos de Especialização em nível de Pós Graduação Lato Sendo em diversas áreas e a busca maior que é trazer para a FESG-FAFICH, os cursos de Mestrado e Doutorado.
Conclusão
Assim como acontece com todos os povos, a educação que visa o aprendizado do homem buscando uma democracia libertadora, o município de Goiatuba não foi deferente, dentro do contexto Histórico a educação era ainda muito rústica, começou a ser pensada a partir dos anos 30.
No decorrer das décadas, a partir de 1.931, vemos um ensino bastante motivado mas só para alfabetizar a população mais carente,direcionadas para votar, o interesse em graduar os educando em cursos mais adiantados, estava a cargo da vontade de cada família. Nota-se pela preocupação do então Presidente da República o saudoso Getúlio Vargas que precisaria de uma população preparada para ir às urnas eleitorais e determinar a vitória dos candidatos aliados.
Daí seu pedido a todos os prefeitos no empenho da divulgação do ensino. Os prefeitos, no caso do nosso município, sempre se empenharam para a divulgação de projetos que viés, sem implementar cada vez mais a educação da população do município. Cada um que aqui passaram, sempre foram convictos de que a educação é o caminha para o aprimoramento do ser humano. Desde 1.931, até aos dias atuais, as marcas que comprovam uma evolução no ensino, estão nos documentos e obras direcionadas a tais projetos.
A população cresceu, novos tempos chegam a exigir cada vez mais o aperfeiçoamento dos rumos a serem trilhados no âmbito educacional, escolas são construídas, reformadas, criando maior espaço para receber novos alunos cada vez mais exigentes. Mas até o início da década de 70, os avanços foram poucos não foram tão expressivos, o ensino moldado ainda pelas raízes profundas da cultura tradicional européia, barrava novos planos de modernização a curto prazo. O ensino superior estava restrito aos grandes centros e para uma população interiorana era quase impossível chegar a uma Universidade. A Partir da década de 80,novas luzes se ascendem para a criação de Faculdades nos municípios interioranos trazendo novas esperanças aos professores que atuavam nas escolas públicas estaduais e municipais. Era o momento desses professores deixarem de ensinar e trocassem de lugar com seus alunos no caminho novo do aperfeiçoamento cultural e didático. Aprendendo novas técnicas de ensinar e modernizando suas técnicas mais antigas, fazemos das palavras do nobre professor, nestes termos as nossas, quando ele cita:
“Quando se trata da aprendizagem, nenhum educador poderá dizer que está apto a enfrentar as intempéries diante dos educandos, o aprimoramento é infinito e todos nós seremos meros aprendizes diante da vida”.
Quando a faculdade (FAFICH) iniciou suas atividades, poucos professores do ensino fundamental e médio, tinham cursos de licenciatura. A maioria eram leigos, tinham apenas o chamado hoje de ensino médio não deixando de mencionar a maioria que lecionavam nas zonas rurais com curso de 1º grau , o que chamávamos de 8ª série.
Final de década de 80, início da década de 90, foi o grande “pulo”, que o ensino recebeu em nosso município. Quase todos os professores da rede municipal e estadual atuantes concluíram o curso superior na FAFICH. Pode se dizer que chegou a 80% o número de professores com graduação na área de Pedagogia. A década de 90 foi para os professores, o momento de pós-graduarem nas suas referidas graduações. O município entra no Terceiro Milênio com um quadro de professores muito bem preparados para oferecer o ensino modernizado. Essa preparação é, e sempre será contínua, pois o saber é descoberto a cada dia.
O curso de Pedagogia juntamente com os cursos de Administração, tem sido os precursores da instituição, porém, com a implantação de novos cursos, outros setores vem sofrendo de forma positiva seus efeitos, com o caso do curso de Direito, que através de seu núcleo de prática, vem proporcionando acesso a justiça da comunidade mais carente, através da Assistência Judiciária ou justiça gratuita.
E através do grande avanço cultural proporcionado pelo ensino superior hoje instalado em Goiatuba, especificamente através da FESG-FAFICH, a melhoria no nível de escolaridade, estende-se para mais de 25 municípios da região e até de outros estados.
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