CRIANÇA E POESIA

Evgheni Evtusshenko definiu o poeta como "um ser que ouve e vê cores onde nenhum outro ser encontra".

A escola deve levar a criança a descobrir,ouvir e "ver as cores" da poesia,mostrando-lhe a beleza poetica atraves das imagens,dos ritmos,que fazem dela poderoso agente de emoção pura e simples.Deve desenvolver a imaginação livre e rica da criança através dessas falas.

A criança vive em estado poetico latente.Imagina,fantasia,cria.E na infância,quando as impressões marcam,que deve ser catalisada toda a força criadora para o reduto dos valores positivos,fixando as bases das inflorescencias que produzirão o sazonamento na idade adulta.

O mundo moderno precisa de poesia. Ela está em todas as manifestacões da atividade humana,em todas as nossas horas,em todos nossos passos.

Envolve as ciências,as artes e a tecnologia.Mas e preciso aprender a capta-la,compreende-la,senti-la.

Cabe ao PROFESSOR descortinar a criança essa paisagem de dimensões imensuraveis.Não faze-la decorar poemas e sonetos que nao entende.

É preciso despertar o gosto por essa forma rica de expressão e conduzi-la ao caminho fascinante das ideias formadoras da sensibilidade artistica.

(Celisa Diniz Corrêa)

(in memorian)