Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global

Nosso planeta como podemos observar, está passando por diversas mudanças. Geleiras das regiões polares estão diminuindo, com isto aumentando o nível dos mares. Fenômenos climáticos trouxeram mudanças severas em algumas regiões, tais como, frio intenso, calor desértico, chuvas torrenciais, e o que mais nos chama a atenção é que nas regiões onde estes fenômenos estão sendo observado, o clima era completamente diferente. Mas porque está acontecendo tudo isto? Vamos tentar entender.

O sol emite para a Terra energia solar na forma de radiação, parte dessa radiação é refletida e repetida pela superfície terrestre. A maior parte, no entanto, passa pela atmosfera para aquecer a superfície terrestre. A Terra, por sua vez, libera esta energia, mudando para espaço. Gases como vapor d’água e dióxido de carbono impedem que esta energia passe diretamente para o espaço, aquecendo assim o planeta. Segundo estudos realizados pelo CPTEC-INPE, se a emissão destes gases continuarem a aumentar, até 2100. O planeta pode aquecer de 1,5 á 5,8 ºC. Para que reduza a concentração destes “gases de efeito estufa” países industrializados teriam que sofrer grandes modificações em suas economias, pois somente com mudanças nas atividades econômicas poderíamos melhorar o equilíbrio dos gases na atmosfera. Teríamos que diminuir o consumo do carvão, petróleo, gás natural, diminuir o desmatamento e as poluições das grandes metrópoles, até mudanças na produção de alimentos de criação de gado teriam que ser feitas.

Desde 1992, com a Conferência Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizado no Rio de Janeiro, ECO 92, e com a elaboração do protocolo de Quioto em 1997, no Japão, estamos tentando um novo rumo para nosso planeta. Diversos governantes aderiram às ideias, mais muitas das metas não foram cumpridas e varias outras reuniões entre governantes foram realizadas. Apesar das dificuldades em se cumprir as metas estabelecidas no protocolo, diversos países estão desenvolvendo projetos com o objetivo de reduzir emissões de gazes, patrocinando projetos como “seqüestro de carbono” da atmosfera como reflorestamento, implantação de fontes de energia alternativas, e outras. Para não sofrermos com o aumento da temperatura da Terra, que implicara no aumento no nível dos oceanos, diminuição da água potável, mudanças no regime das chuvas que poderiam causar enchentes ou grandes secas e redução de alimentos, devemos prevenir, e esta prevenção deve partir de cada um de nós. Entre nesta luta também!!!

Douglas Pires
Enviado por Douglas Pires em 23/06/2009
Código do texto: T1662916
Classificação de conteúdo: seguro