O diploma do jornalista

Recentemente o STF decidiu que para exercer a profissão de jornalista não era mais necessário o diploma de uma faculdade. O argumento que foi defendido por eles é que todos tem direito a informação e a liberdade de expressão. Concordo até este ponto. Mas (sempre tem um "mas"), será que todos os brasileiros sabem passar esta informação de maneira correta? Ser jornalista não é somente expressar sua opinião sobre um determinado fato, e sim relatar estes fatos, passar de maneira neutra o ocorrido. Desculpe se estou sendo radical, mas teríamos uma grande quantidade de profissionais desqualificados e sem nenhuma habilidade para exercer essa profissão. A quantidade de informações, notícias, opiniões sem nenhuma base ou argumentação que chegariam até nós seria enorme e isso vai acabar prejudicando as boas informações.

No decorrer do tempo, li diversas opiniões contrárias e a favor dessa decisão, mas é certo que todos disseram que a faculdade de jornalismo ainda será importantíssima para o profissional e que muitas empresas ainda utilizarão o diploma como critério de avaliação. O que é o mais correto, mesmo não concordando com a decisão tomada, sei que isso ainda demorará muito para afetar o mercado de trabalho;

Uma pena, já que isso desrespeita e desvaloriza a classe e a profissão de jornalistas, que eu desejo fazer parte em um breve tempo.

Agora fica uma questão: será que as pessoas que tomaram esta decisão aceitaram dar uma entrevista a qualquer pessoa ou veículo? Aliás, agora todos nós somos jornalistas.

William Nunes
Enviado por William Nunes em 21/06/2009
Código do texto: T1660016
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.