Elogios ...
Vendo o noticiário pela TV onde mostrava uma escola do interior paulista, onde seus professores trabalham intensamente em busca de resultados e procedendo a várias reuniões semanais, resolveram premiar os alunos que se destacassem com medalhas do 1º, 2º e 3º lugares, ou seja, de ouro, prata e bronze. O incentivo causou uma verdadeira reviravolta na escola no sentido de competição, fazendo despertar maior interesse pelos estudos e consequentemente um aumento de produtividade.
Começou a melhoria das notas fazendo alunos apáticos a competir com os mais adiantados e a escola sendo destacada como escola para as demais da região.
Lembrei do meu tempo de escolar, pelos idos dos anos 50 e 60, em que era bem destacado o civismo na escola. Os alunos mais "Caxias", ou os melhores, com melhor comportamento e nota, uniforme limpinho e bem passado, frequência em torno de 100%, eram agraciados com uma fitinha verde e amarela, presa com alfinete no bolso da camisa e, outras vezes, na própria manga. Era uma espécie de distintivo, principalmente nas festividades da escola e nas datas cívicas. Eu, como sempre fui destacado como bom aluno com nota máxima, estava sempre usando a fitinha verde e amarela.
O civismo era matéria de destaque. Não diferente das escolinhas da roça onde estudávamos o patriotismo estava sempre destaque principalmente nas datas cívicas. Eram comuns desfiles escolares, sendo o Hino Nacional cantado com todo entusiamo e pompa. Os professores estavam sempre elogiando os alunos, em especial os de maior destaque.
Por falar em destaque, citamos a importância do elogio. Com certeza, faz a diferença trazendo ótimos dividendos para ambas as partes, escola, alunos, pais, mestres e para a Pátria. É de se concitar a todos sobre a importância de praticar o civismo para maior amor à Pátria e os governos deveriam atentar para isto. As escolas, os pais e os professores devem ensinar a amar a nossa Pátria destacando cada vez mais o civismo que nunca deverá ser esquecido. Hoje já não é como antes. Acrescentar o elogio e se espelhar nestes exemplos, incentivando mais os alunos. Nota: há relatos de que mesmo alunos com resultados medíocres, com certeza se forem elogiados melhoram as notas, o comportamento e o rendimento escolar e no lar serão outras pessoas.
Por exemplo, se o aluno está com as notas muito baixas, seria dizer: suas notas baixas, porém com certeza você tem condição e capacidade para melhorá-las. Não esqueça que você é Filho de Deus, perfeito, maravilhoso e com capacidade infinita. Com certeza vai melhorar cada vez mais.
José Pedroso
Publiquei esta matéria nos jornais de Frutal, mas não me lembro do ano.