Sentimento x resposta...
Fiquei com a sensação de que você sabe exatamente o que motivou este sentimento depressivo: uma grande auto-exigência que faz com que você se cobre demais, que seu Natal deva ser como o que você sonhou e não como o que está acontecendo. Talvez você viva uma crise que é bem comum. De desesperança frente a uma situação financeira que não te possibilita ser mais livre, quem sabe de relacionamento, comprar o que quer. Então, você se recolheu na solidão, começou a achar tudo sem graça, tedioso? Por que será tão difícil aceitar que o que você pode fazer foi o seu melhor? Pode ser que os recursos financeiros sejam escassos, espero que temporariamente, de fato afeta muito a auto-estima, mas será que um bolso vazio esvazia um coração?
Será que estes sentimentos não se relacionam com outros fatores, outras estórias que lembramos como numa lenta retrospectiva de final de ano? Será que os momentos de lazer prolongado devem ser preenchidos com algo que tenha um valor, que tenha um reconhecimento, que seja palpável? Será que o valor afetivo ficou lá atrás em algum lugar do passado? O que será que você busca? Do que sente falta?
Não se julgue severamente. Nem toda compreensão racional, nem todo estudo, nem todo esforço está te afastando de você. Entenda que estes sintomas não é o fim. É um meio de você se compreender melhor. Eles indicam que o caminho está ali e é preciso entrar em contato com ele, sem evitá-lo. Às vezes preciso de ajuda de um profissional, eu também como psicóloga recorro à minha. Não sou infalível, não sou feita de aço inox, não racionalizo não. Apenas vivo e respiro e como qualquer ser humano: sofro. A questão é o que fazer com este sofrimento? Na verdade, não se pode escolher muitas vezes evitar a dor, mas podemos escolher evitar o sofrimento. A carga demasiada do sofrimento que nos impõe pensamentos que nos desafiam, que insistem e que se apegam.
O que você precisa é compreender seu momento. Sabe que pode escolher ficar melhor e procura fazer isso. E quando não conseguir não se sinta derrotado. Sinta-se simplesmente.
A resposta para tudo isso está na compreensão do eu verdadeiro. Encontrar consigo mesmo através de uma introspecção interior, uma conversa expondo suas carências ao Criador. Também um afago na alma através de trabalhos caritativos a bem do próximo, com certeza aparecera um novo eu.
José Pedroso
Texto resposta quando a pessoa teria estes sentimentos, por ocasião das festas natalinas. No auge da festa fazendo a recepção, porém com sentimentos depressivos.