O MINISTÉRIO DO MESSIAS - Texto I

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

O MINISTÉRIO DO MESSIAS

(Texto I)

"E a ciência se multiplicará"... - Dn. 12.4.

Reproduzo aqui, literalmente, o que o meu livro "Considerações à Doutrina da Prosperidade" Edição 2.000 diz na página cinco: " O texto de Daniel capítulo doze previa um tempo, Tempo do Fim, Dispensação da Graça, quando haveria uma globalização, um comércio intensificado, um correr de uma para outra parte, e a ciência se multiplicaria. A ciência, conhecimento adquirido, tem crescido de maneira espantosa neste século, nesta década, nestes dias. Há um incremento de conhecimento em todas as áreas e em todo o mundo. Mas, no sistema doutrinário, exegético, não tem havido muitas mudanças desde Lutero, Calvino, Arminius, Agostinho e outros. A época das descobertas teológicas parece já ter passado".

Poucos entendem, em nossos dias, que a revelação de Deus sempre foi progressiva em todas as épocas da história bíblica. É do caráter de Deus fazer-se conhecer de maneira paulatina através do curso do desenvolvimento do ser humano. Não é só a vereda do justo que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito; a revelação vinda de Deus também é manifestada desta maneira. A vinda do Messias, a vinda do Servo do Senhor, a vinda de Siló, a vinda do Profeta maior do que Moisés, não foi revelada senão de maneira gradual e gradativa.

Aprendemos em hermenêutica que as profecias só são claramente entendidas quando da proximidade dos seus cumprimentos. Há tempos, dizia-se que o comunismo Russo era o berço do Anticristo. Isto porque aquela nação estava no auge em competição com o poderio norte-americano e por ser a Rússia uma nação do norte assim se interpretava. Hoje, entretanto, o quadro político mundial mudou e não mais se declara tal possibilidade. Apareceu neste cenário o líder Khomeini, depois Sadan Hussein, agora é Osama Bin Laden, ou talvez, presidentes recém eleitos em nações poderosas. Nossos conhecimentos proféticos, escatológicos, evoluem conforme a mudança do quadro político mundial.

A multiplicação da ciência secular é maravilhosa. Meu pai, falecido em mil e novecentos e sessenta e dois, não poderia pensar que haveria ainda uma comunicação visual, mundial, a qualquer momento e de qualquer parte, como é a Internet, ou como foi ouvido o bater do coração da cadela Laica, que estava na lua, quando do envio da nave russa. Ou o vídeo perfeito da primeira pisada do homem no planeta poético, quando do envio da nave americana. Meus antigos mestres atinham-se a doutrinas bíblicas as mais simples, como sejam: Hamartologia, Soterologia, Batismos e Segunda Vinda de Jesus. Indiscutivelmente a doutrina era firmada e afirmada como sendo a mesma para todas as épocas, e se alguém ousasse dizer em contrário, receberia a resposta paulina, neo-testamentária, de que "se alguém quer ser contencioso, nós não temos tal costume".

Naquela época, não havia, ainda, os Institutos Bíblicos, as Faculdades Bíblicas, as Universidades Cristãs. Para um povo simples, tudo é também simples. Já preguei em salas de estar, em praças, ao ar livre e até em templos que comportam dez mil pessoas assentadas. Mas só agora descobri um novo púlpito, com nomes internacionais esquisitos: BLOG / WEB / WEB SITE. Que maravilha!... Eu falo (escrevo) e o mundo inteiro pode me entender. As minhas experiências, os meus ensinos, o meu aprendizado, as revelações de Deus, podem ser acessadas em qualquer país, a qualquer hora e... f r e e (de graça). Paulo escreveu que Deus lhe havia aberto uma porta larga e eficaz para a pregação do Evangelho. Pois a Internet é hoje esta porta e esse meio tremendo de comunicação para a difusão da mensagem de Deus. Onde quer que o português seja entendido, em qualquer país, ai estarei dizendo:

Só Jesus.

No texto II iniciaremos o exame da doutrina biblico-teológica.

______________________

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br