Parar de fumar é uma tarefa das mais difíceis que eu já tive que executar. As técnicas envolvem mandingas, conselhos, simpatias, remédios e até orações, mas a força de vontade e a mudança de hábitos são sem dúvida alguma a arma mais forte da luta contra o tabagismo.
Eu estou com 46 anos e fumo desde os 17, portanto, são quase 30 anos fumando uma média de 20 cigarros por dia; 7300 cigarros por ano; cerca de 220 mil cigarros durante a minha vida inteira. Não bastasse o prejuízo de saúde que eu mesmo me impus, que se registre, já me levou ao hospital algumas vezes, somente há pouco tempo eu me dei conta que eu gastei uma verdadeira fortuna; desde o primeiro maço de cigarros, lá pela década de 70 até hoje eu poderia ter economizado algo em torno de R$ 50 mil reais; isso mesmo, eu fumei em toda minha vida mil notas de 50 Reais, sem contar à época que fumei charutos e cachimbo.
Pensando nisso, passei a pesquisar alternativas para diminuir e parar de fumar, mas antes eu adotei as gomas de nicotina, médicos, conselhos de pais de santo, água santa da igreja universal, reza dos 70 pastores e nada; nada me fazia para de acender mais um cigarro. Depois que conheci alguns estudos simples, gratuitos e eficazes na vida de milhares de pessoas, notei uma diferença gradativa no ato de acender um cigarro e em quase 30 anos, jamais tive uma semana inteira sem fumar, hoje estou há 45 dias sem ao menos sentir aquele antigo prazer e nada mais justo que eu escreva e ensine a quem quer parar.
A metodologia é simples e sem nenhum custo, você não precisa acreditar em nada, mandar e-mail para ninguém, nem se torturar com a síndrome da abstinência da nicotina; para agora mesmo para ler estes e outros conselhos e note a maior diferença da sua vida.
Lembre-se que muitos destes conselhos podem parecer ridículos, mas ao final você verá o quanto seu corpo externo mudou; imagine os efeitos desta mudança dentro dele?
Se você tem uma máquina fotográfica digital o primeiro passo é tirar uma foto em close de seu rosto. Faça isso em um local claro que dê para ver bem os traços de sua face. Deixe registrado o dia que você tomou a decisão de parar de fumar. Guarde bem esta foto e escreva nela a data e a hora em que ela foi capturada. Ao final você saberá para que esta foto servirá!
Primeiro você deve fazer uma lista de suas razões para deixar de fumar e mantenha esta lista com você; pode parecer tolo, mas faz parte do processo. Todos nós, os fumantes, possuímos razões para deixar de fumar, seja razões no campo da saúde, seja financeiro, seja por simples apelo ecológico, portanto, faça a sua lista de razões agora mesmo; este é seu primeiro passo. De preferência inclua as razões positivas e toda vez que sentir vontade de acender um cigarro, leia tais razões e reflita por pelo menos 60 segundos.
A vontade de fumar lhe perseguirá; você sentirá um desejo intenso, mas faça outra coisa, mude algo, invente. Gomas de mascar e adesivos de nicotina até podem ajudar, mas de preferência, imagine as razões e mostre a si mesmo que caso volta a fumar você será derrotado; nenhuma pessoa gosta de se sentir derrotado.
É bom saber que após 8 horas sem fumar o oxigênio no sangue volta à normalidade. Lembre-se que em média passamos 6 horas dormindo, portanto, após acordar TENTE FICAR APENAS MAIS 3 HORAS SEM FUMAR e imagine as razões; faça isso pelo menos uma vez e veja como se sentirá após.
Ao acordar um exercício muito eficaz é TOMAR BANHO e beber água lentamente; beba o que puder. A água ajuda a diminuir o efeito do cigarro em seu corpo.
A escolha dos alimentos é fundamental no processo para parar de fumar; evite as comidas apimentadas e muito condimentadas; dê mais preferência às comidas mais saudáveis, pelo menos nos dias mais críticos isso o ajudará e muito neste processo lento; tenha certeza que com esta atitude você estará se ajudando em mão dupla.
Se você seguir piamente estes conselhos no primeiro dia, com certeza ficará mais de 15 horas sem fumar. Parabéns! Você já reduziu a quantidade de nicotina de seu corpo e já deve se sentir melhor, mas a ausência da nicotina estará lhe perturbando um pouco; beba água lentamente e se pergunte se isso é mesmo eficaz em sua vida; parar de fumar! Reforce as convicções, somente assim você poderá seguir em frente. Não pense jamais que você já está livre do tabaco. A ânsia pode ser enfrentada apenas com mudança de rotina.
Uma boa dica é EXTINGUIR DURANTE O PROCESSO além das comidas picantes e condimentadas os REFRIGERANTES, CHÁS E O CAFÉ; estudos indicam que estes alimentos possuem altos teores de cafeína e esta é a maior inimiga de quem quer para de fumar. Somente por 4 meses consuma água e sucos naturais; faça este esforço!
Durante um período você estará irritado e hipersensível, apele para as gomas e adesivos com nicotina se esta irritação e sensibilidade forem muito grandes, mas não desanime jamais. Se por acaso sentir VERTIGEM, FORMIGAMENTO E DORES DE CABEÇA saiba que são normais; estes são sinais claros que seu corpo está voltando ao normal.
Para os que fumam em casa durante as tarefas ou no trabalho, um bom conselho é sair de meia em meia hora e respirar; relaxar e beber água lentamente o ajudará. Fale com seus familiares e com seus colegas do trabalho sobre estes procedimentos; tenha certeza que eles compreenderão. Tudo que você precisa é distrair-se para esquecer o ATO DE ACENDER O GIGARRO.
80% das pessoas que fumam acendem cigarros porque estão habituadas com o ato e não propriamente pelo prazer efêmero da nicotina; explore mais isso!
Após três dias apenas você verá mudança completa no paladar e olfato; aproveite, desfrute das boas refeições, não se esquecendo de evitar o que já discutimos. Nesta etapa do processo o seu corpo já estará lembrando-se de como ele era antes de você fumar; desfrute dos aromas e sabores ao máximo!
Não há uma fórmula concreta para este caso, mas evite desgostos e estresses; pode parecer ridículo, afinal de contas, desgostos e estresses são o que mais temos hoje em dia, mas lembre-se que você está iniciando um processo tão vital que poderá lhe prolongar a vida!
Pelas minhas previsões você já está há sete dias sem fumar e se seguiu todas as recomendações, sem exceção, deverá voltar ao lugar onde tirou a mesma foto, de preferência com a mesma intensidade de luz daquele dia e tirar outra foto igual, do seu rosto. Por favor, faça isso e coloque uma do lado da outra. Compare por favor o seu rosto no dia em que ainda fumava e o mesmo rosto após sete dias sem o cigarro. Não diga nada a ninguém, apenas guarde as duas fotos, não se esquecendo de colocar atrás, data e horário.
Quando você notar que o brilho em sua pele ficou diferente, logo perceberá que sua estima voltou a crescer; é neste momento que nos sentimos vencedores e cremos que podemos ir mais adiante!
O apoio da família é destacável; evite estômago cheio, reforce o café da manhã, de preferência sem o café tradicional; não é hora ainda de voltar a bebê-lo. Evite ver alguém fumando na sua frente; diga isso aos seus amigos e faça-os entender que você está passando por uma prova de vida.
Volte e leia sempre as razões que você escreveu lá no início. Comparações com experiências alheias não lhe servirão em nada; jamais se baseie nos outros, afinal de contas, você é o melhor exemplo para si próprio.
Antes de dormir, respire pausadamente; faça exercícios de respiração; encha seus pulmões de ar pelo nariz e solte pausadamente pela boca; faça isso todos os dias pelo menos por 2 minutos e descanse; tente relaxar; esqueça das alegrias inúteis que aqueles cigarros lhe faziam as noites; são poucos dias para livrar-se de vez do vício.
É normal você comer mais durante os dias sem cigarro; encare isso como benéfico e se você está mesmo trocando as comidas mais pesadas pelas saudáveis, com certeza não engordará, ao contrário, ficará mais leve e com menos gordura ruim no corpo. Se precisar nesta etapa, masque os chicletes de nicotina.
Chegou a hora de outra decisão; precisamos desintoxicar o corpo para nos livrar de vez da nicotina; faça exercícios físicos e não pense que isso é coisa do outro mundo. Para os sedentários a melhor forma é a caminhada leve. Ande sem pressa cerca de 3 km por dia; isso é moleza e seu corpo estará cuspindo toda a nicotina retida pelo suor; tente somente três vezes por semana e veja no que vai dar...
O vício ainda estará presente por pelo menos 2 meses, portanto, olho vivo nas suas decisões; afirme se você é um fracassado ou um vitorioso. Se sentir vontade, sente-se erguido e faça aqueles exercícios de respiração por dois minutos, o impulso diminui e você manterá sua decisão firme.
Se você conseguiu chegar ao 14º dia sem fumar, parabéns! Tire outra foto, da mesma forma que as anteriores e nota a diferença entre a primeira e a segunda; seu corpo está prestes a se livrar de vez do cigarro. Nesta etapa você não mais estará cheirando a nicotina; suas roupas terá só o seu cheiro e as pessoas ao seu redor perceberão uma diferença tremenda; elas lhes dirão isso com certeza.
Para finalizar a primeira etapa deste processo, experimente limão (sumo) e mel; coloque metade de um copo pequeno de suco de limão e a outra metade de mel puro; segundo os médicos chineses este processo eliminará as placas de nicotina de seu pulmão e se você fizer isso uma vez por semana, sem fumar, seus pulmões poderá inclusive a voltar ao normal em pouco tempo.
Em breve eu publicarei outra etapa de como parar de fumar sem muitos sacrifícios; aguarde e BOA SAÚDE PARA VOCÊ.
Não se sinta enganado, mas quando eu falei que os meus conselhos eram gratuitos eu me esqueci de informar que cobro por eles; eu cobro o seguinte: caso dê certo com você, repasse aos amigos! Este é o meu preço!
Carlos Henrique Mascarenhas Pires
www.irregular.com.br
Eu estou com 46 anos e fumo desde os 17, portanto, são quase 30 anos fumando uma média de 20 cigarros por dia; 7300 cigarros por ano; cerca de 220 mil cigarros durante a minha vida inteira. Não bastasse o prejuízo de saúde que eu mesmo me impus, que se registre, já me levou ao hospital algumas vezes, somente há pouco tempo eu me dei conta que eu gastei uma verdadeira fortuna; desde o primeiro maço de cigarros, lá pela década de 70 até hoje eu poderia ter economizado algo em torno de R$ 50 mil reais; isso mesmo, eu fumei em toda minha vida mil notas de 50 Reais, sem contar à época que fumei charutos e cachimbo.
Pensando nisso, passei a pesquisar alternativas para diminuir e parar de fumar, mas antes eu adotei as gomas de nicotina, médicos, conselhos de pais de santo, água santa da igreja universal, reza dos 70 pastores e nada; nada me fazia para de acender mais um cigarro. Depois que conheci alguns estudos simples, gratuitos e eficazes na vida de milhares de pessoas, notei uma diferença gradativa no ato de acender um cigarro e em quase 30 anos, jamais tive uma semana inteira sem fumar, hoje estou há 45 dias sem ao menos sentir aquele antigo prazer e nada mais justo que eu escreva e ensine a quem quer parar.
A metodologia é simples e sem nenhum custo, você não precisa acreditar em nada, mandar e-mail para ninguém, nem se torturar com a síndrome da abstinência da nicotina; para agora mesmo para ler estes e outros conselhos e note a maior diferença da sua vida.
Lembre-se que muitos destes conselhos podem parecer ridículos, mas ao final você verá o quanto seu corpo externo mudou; imagine os efeitos desta mudança dentro dele?
Se você tem uma máquina fotográfica digital o primeiro passo é tirar uma foto em close de seu rosto. Faça isso em um local claro que dê para ver bem os traços de sua face. Deixe registrado o dia que você tomou a decisão de parar de fumar. Guarde bem esta foto e escreva nela a data e a hora em que ela foi capturada. Ao final você saberá para que esta foto servirá!
Primeiro você deve fazer uma lista de suas razões para deixar de fumar e mantenha esta lista com você; pode parecer tolo, mas faz parte do processo. Todos nós, os fumantes, possuímos razões para deixar de fumar, seja razões no campo da saúde, seja financeiro, seja por simples apelo ecológico, portanto, faça a sua lista de razões agora mesmo; este é seu primeiro passo. De preferência inclua as razões positivas e toda vez que sentir vontade de acender um cigarro, leia tais razões e reflita por pelo menos 60 segundos.
A vontade de fumar lhe perseguirá; você sentirá um desejo intenso, mas faça outra coisa, mude algo, invente. Gomas de mascar e adesivos de nicotina até podem ajudar, mas de preferência, imagine as razões e mostre a si mesmo que caso volta a fumar você será derrotado; nenhuma pessoa gosta de se sentir derrotado.
É bom saber que após 8 horas sem fumar o oxigênio no sangue volta à normalidade. Lembre-se que em média passamos 6 horas dormindo, portanto, após acordar TENTE FICAR APENAS MAIS 3 HORAS SEM FUMAR e imagine as razões; faça isso pelo menos uma vez e veja como se sentirá após.
Ao acordar um exercício muito eficaz é TOMAR BANHO e beber água lentamente; beba o que puder. A água ajuda a diminuir o efeito do cigarro em seu corpo.
A escolha dos alimentos é fundamental no processo para parar de fumar; evite as comidas apimentadas e muito condimentadas; dê mais preferência às comidas mais saudáveis, pelo menos nos dias mais críticos isso o ajudará e muito neste processo lento; tenha certeza que com esta atitude você estará se ajudando em mão dupla.
Se você seguir piamente estes conselhos no primeiro dia, com certeza ficará mais de 15 horas sem fumar. Parabéns! Você já reduziu a quantidade de nicotina de seu corpo e já deve se sentir melhor, mas a ausência da nicotina estará lhe perturbando um pouco; beba água lentamente e se pergunte se isso é mesmo eficaz em sua vida; parar de fumar! Reforce as convicções, somente assim você poderá seguir em frente. Não pense jamais que você já está livre do tabaco. A ânsia pode ser enfrentada apenas com mudança de rotina.
Uma boa dica é EXTINGUIR DURANTE O PROCESSO além das comidas picantes e condimentadas os REFRIGERANTES, CHÁS E O CAFÉ; estudos indicam que estes alimentos possuem altos teores de cafeína e esta é a maior inimiga de quem quer para de fumar. Somente por 4 meses consuma água e sucos naturais; faça este esforço!
Durante um período você estará irritado e hipersensível, apele para as gomas e adesivos com nicotina se esta irritação e sensibilidade forem muito grandes, mas não desanime jamais. Se por acaso sentir VERTIGEM, FORMIGAMENTO E DORES DE CABEÇA saiba que são normais; estes são sinais claros que seu corpo está voltando ao normal.
Para os que fumam em casa durante as tarefas ou no trabalho, um bom conselho é sair de meia em meia hora e respirar; relaxar e beber água lentamente o ajudará. Fale com seus familiares e com seus colegas do trabalho sobre estes procedimentos; tenha certeza que eles compreenderão. Tudo que você precisa é distrair-se para esquecer o ATO DE ACENDER O GIGARRO.
80% das pessoas que fumam acendem cigarros porque estão habituadas com o ato e não propriamente pelo prazer efêmero da nicotina; explore mais isso!
Após três dias apenas você verá mudança completa no paladar e olfato; aproveite, desfrute das boas refeições, não se esquecendo de evitar o que já discutimos. Nesta etapa do processo o seu corpo já estará lembrando-se de como ele era antes de você fumar; desfrute dos aromas e sabores ao máximo!
Não há uma fórmula concreta para este caso, mas evite desgostos e estresses; pode parecer ridículo, afinal de contas, desgostos e estresses são o que mais temos hoje em dia, mas lembre-se que você está iniciando um processo tão vital que poderá lhe prolongar a vida!
Pelas minhas previsões você já está há sete dias sem fumar e se seguiu todas as recomendações, sem exceção, deverá voltar ao lugar onde tirou a mesma foto, de preferência com a mesma intensidade de luz daquele dia e tirar outra foto igual, do seu rosto. Por favor, faça isso e coloque uma do lado da outra. Compare por favor o seu rosto no dia em que ainda fumava e o mesmo rosto após sete dias sem o cigarro. Não diga nada a ninguém, apenas guarde as duas fotos, não se esquecendo de colocar atrás, data e horário.
Quando você notar que o brilho em sua pele ficou diferente, logo perceberá que sua estima voltou a crescer; é neste momento que nos sentimos vencedores e cremos que podemos ir mais adiante!
O apoio da família é destacável; evite estômago cheio, reforce o café da manhã, de preferência sem o café tradicional; não é hora ainda de voltar a bebê-lo. Evite ver alguém fumando na sua frente; diga isso aos seus amigos e faça-os entender que você está passando por uma prova de vida.
Volte e leia sempre as razões que você escreveu lá no início. Comparações com experiências alheias não lhe servirão em nada; jamais se baseie nos outros, afinal de contas, você é o melhor exemplo para si próprio.
Antes de dormir, respire pausadamente; faça exercícios de respiração; encha seus pulmões de ar pelo nariz e solte pausadamente pela boca; faça isso todos os dias pelo menos por 2 minutos e descanse; tente relaxar; esqueça das alegrias inúteis que aqueles cigarros lhe faziam as noites; são poucos dias para livrar-se de vez do vício.
É normal você comer mais durante os dias sem cigarro; encare isso como benéfico e se você está mesmo trocando as comidas mais pesadas pelas saudáveis, com certeza não engordará, ao contrário, ficará mais leve e com menos gordura ruim no corpo. Se precisar nesta etapa, masque os chicletes de nicotina.
Chegou a hora de outra decisão; precisamos desintoxicar o corpo para nos livrar de vez da nicotina; faça exercícios físicos e não pense que isso é coisa do outro mundo. Para os sedentários a melhor forma é a caminhada leve. Ande sem pressa cerca de 3 km por dia; isso é moleza e seu corpo estará cuspindo toda a nicotina retida pelo suor; tente somente três vezes por semana e veja no que vai dar...
O vício ainda estará presente por pelo menos 2 meses, portanto, olho vivo nas suas decisões; afirme se você é um fracassado ou um vitorioso. Se sentir vontade, sente-se erguido e faça aqueles exercícios de respiração por dois minutos, o impulso diminui e você manterá sua decisão firme.
Se você conseguiu chegar ao 14º dia sem fumar, parabéns! Tire outra foto, da mesma forma que as anteriores e nota a diferença entre a primeira e a segunda; seu corpo está prestes a se livrar de vez do cigarro. Nesta etapa você não mais estará cheirando a nicotina; suas roupas terá só o seu cheiro e as pessoas ao seu redor perceberão uma diferença tremenda; elas lhes dirão isso com certeza.
Para finalizar a primeira etapa deste processo, experimente limão (sumo) e mel; coloque metade de um copo pequeno de suco de limão e a outra metade de mel puro; segundo os médicos chineses este processo eliminará as placas de nicotina de seu pulmão e se você fizer isso uma vez por semana, sem fumar, seus pulmões poderá inclusive a voltar ao normal em pouco tempo.
Em breve eu publicarei outra etapa de como parar de fumar sem muitos sacrifícios; aguarde e BOA SAÚDE PARA VOCÊ.
Não se sinta enganado, mas quando eu falei que os meus conselhos eram gratuitos eu me esqueci de informar que cobro por eles; eu cobro o seguinte: caso dê certo com você, repasse aos amigos! Este é o meu preço!
Carlos Henrique Mascarenhas Pires
www.irregular.com.br