Plante o seu amanhã

Certa empresa se viu na iminência de conceder aposentadoria a determinado funcionário que fazia trabalhar por longos anos. Imaginavam as consequências, vantagens e desvantagens de proceder este ato a este homem, que era peça chave, um verdadeiro parceiro da empresa, pois sabia de tudo sobre a mesma e, nas principais decisões, sempre estava a contribuir com algo para a solução, ou seja, a peça chave que somava ao sucesso, dada suas ações com esmero e capricho com total desprendimento.

Reuniões de diretorias, discussões, relatórios e até que enfim veio a solução: se dirigiram ao funcionário pedindo para trabalhar mais alguns meses até prepararem um substituto à altura, quando foi lhe atribuído dirigir a construção de uma bela casa, visto suas qualidades já apontadas.

Este assumiu a tarefa, aparentemente mostrando a concordância, mas interiormente muito de contra gosto e sempre reclamando. Mesmo assim continuou o trabalho que antes, tinha total entusiasmo, e agora muito contrariado fez a obra usando técnicas e materiais mais rudimentares, mas conseguiu entregar a obra totalmente acabada.

Na entrega da casa aos patrões, estes lhe agradeceram pelo trabalho ao longo daquelas décadas e lhe disseram: "Como lembrança, vamos presenteá-o com esta casa que acabou de construir e justamente por isso que pedimos para você construí-la dado o amor em tudo que faz. É o seu presente, lembrando também que já providenciamos todos os seus papéis de aposentadoria para que permaneça sempre em nossa lembrança".

José Pedroso

Texto publicado há anos.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 11/06/2009
Reeditado em 25/09/2009
Código do texto: T1644347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.