MIRANDO 2010

Todo paulistano atento já deve ter notado a profusão de propaganda oficial do governo de São Paulo nas estações e nos trens do metrô. Numa olhadela rápida, no vagão em que eu estava, não havia nenhum cartaz de cunho comercial, mas somente as realizações do nosso bem intencionado governo.

Outro detalhe que notei, é que havia vários quadros dizendo a mesma coisa, qual seja, a de que o governo irá implantar 16 novos trens do metrô na linha verde. Destes, 04 já estão em plena operação.

Tive a oportunidade de ser transportado nesse novo trem. Realmente ele é bem mais espaçoso, possui ar condicionado, seu acabamento é mais bem cuidado e moderno, contém itens de segurança aparentemente mais eficientes, e sua sinalização de estações que fica na parte de cima das portas, tem “luzinhas” que se iluminam enquanto as estações vão se sucedendo. É muito bacana!

Contudo, a minha primeira questão é a seguinte: Por que os novos trens foram colocados na linha verde, onde o fluxo de passageiros é bem menor do que nas linhas vermelha (leste-oeste) e azul (norte-sul). A linha verde é a que serve toda a extensão da avenida Paulista. Suas estações são muito mais bonitas, bem cuidadas e cheias de arte por todos os lados.

Ora, o paulistano sabe que onde há maior necessidade de trens novos e mais espaçosos são nas linhas leste e sul, principalmente. O paulistano mais atento sabe também que o povão está mais concentrado nestas linhas, e a parte um pouco melhor situada economicamente faz uso da linha verde.

Será que o governo não se sensibiliza com esses fatos? Ou sua intenção é realmente agradar o público mais elitizado da cidade? E as múltiplas e generalizadas propagandas espalhadas pelas dependências do metrô? Será necessário fazer tanto alarde das obrigatórias realizações? O governo fez apenas o que é sua obrigação que é buscar o bem comum, conforme prevê nossa Constituição Federal de 1988 em seu artigo 3°.

Certamente todo esse circo tem um alvo, ou seja, tudo agora aponta para o ano de 2010. Gostaria que o paulistano que mais precisa do transporte público tivesse essa sensibilidade para perceber as artimanhas do nosso governo.

Já fomos obrigados a engolir o PSDB e FHC durante oito anos no governo federal. Aqui em São Paulo já perdi a conta de quanto tempo o PSDB reina. Será que vamos ter que aguentar essa turma de tucanos em Brasília também?

Tomara que não!

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 08/06/2009
Reeditado em 08/06/2009
Código do texto: T1639074
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.