Estudando para a rpova do IBGE - Coordenadas geográficas - 3ª parte
Prova dia 2/8/9
Matéria dia 6/6/9
Coordenadas geográficas
É o sistema de localização formado através de linhas imaginárias traçadas ao redor da Terra.
Partindo do Equador temos linhas que definem, em graus, a latitude um determinado lugar. Quanto mais distante do Equador, maior a latitude. Latitude Norte (acima do Equador), Latitude Sul (abaixo do Equador).
Às linhas imaginárias paralelas ao Equador damos o nome de paralelos. Algunn paralelos mais especiais recebem nomes específicos. Ao Norte, o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico. Ao Sul, o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico.
Partindo de Greenwich, verticalmente, temos linhas chamadas meridianos. Nenhum desses dá uma volta completa em volta da Terra, diferentemente dos paralelos. Quanto mais distante de Greenwich, maior a longitude, que pode ser leste (direita) ou oeste (esquerda). Também medida em graus, a longitude combinada com a latitude dá a localização exata de qualquer lugar na Terra.
O maior benefício das coordenadas geográficas é poder localizar qualquer lugar e qualquer fenômeno em toda a parte da Terra mesmo sem conhecê-la. No meio do deserto, em alto mar ou em um país estrangeiro.
Além disso, juntamente com o sistema eletrônico de rastreamento (GPS), pode-se supervisionar bens como meios de transporte e outros. Ajuda na localização de equipes de busca, geólogos, cientistas, esportistas, etc.
Através das linhas paralelas estabelece-se limite climático de cada território.
Através dos meridianos calcula-se os fusos horários.