Teoria do Caos
A tendência do ser humano é atribuir a Deus todos os acontecimentos que ocorrem no nosso dia-a-dia. Se alguém de nosso convívio social morre, foi Ele quem quis assim. Se um furacão, maremoto, terremoto ou tempestade assola determinado lugar, é castigo do Homem. Nesses pontos é até aceitável acreditar na influência do Ser Supremo, mas existem exageros de alguns que creditam tudo, eu disse tudo, às influências espirituais.
Excetuando-se alguns casos, grande parte dos acidentes, tanto domésticos e profissionais quanto os de trânsito, acontecem por estarmos no lugar errado e na hora errada. Vejamos um exemplo: você sai de casa levando um saco plástico carregado com mercadorias. Entra em seu carro e, no momento em que está saindo, um maluco aparece em sentido contrário ultrapassando outro veículo e bate de frente com você. Agora imaginamos a mesma situação, mas com uma pequena alteração: você sai de casa levando um saco plástico carregado com mercadorias. Só que esse saco plástico é fraco e acaba rasgando-se, derrubando tudo. Você volta para dentro de casa carregando os objetos e coloca-os dentro de um plástico mais resistente e então volta para seu carro. Nesse intervalo de tempo o maluco já teria passado por ali e o acidente não teria acontecido.
Outro exemplo: quando um jogador de futebol marca um gol contra, ele estava mal posicionado. Se estivesse um passo mais para um lado ou para o outro, isso não teria acontecido. Um dia você viu uma vaga de emprego no jornal e mesmo caindo um temporal naquele dia resolveu ir até lá entregar seu currículo. No outro dia é chamado para uma entrevista e na semana seguinte é contratado. Pare e pense: a tendência de todos é evitar sair de casa em dia de temporal. Você contrariou a regra e arriscou. Hoje está empregado. Se tivesse ficado em casa estaria desempregado até agora.
Se você está executando uma série de ações para alcançar determinado fim, irá alcançá-lo e acordo com as decisões que tomou. Se no meio do caminho resolveu alterar um ponto pré-determinado, o resultado pode ter sido diferente.
Todos esses acontecimentos exemplificam a Teoria do Caos. Um acontecimento influencia outro. Uma alteração, anulação ou acréscimo de ações em determinada atividade acarreta em diferentes situações. Quando vezes você já deve ter dito: se eu tivesse feito isso daquela vez, hoje as coisas seriam diferentes. Não estou duvidando do poder divino, mas é muito fácil notar que tudo acontece devido a fatos e decisões anteriores. É melhor arrepender-se daquilo que fez do aquilo que não fez.