O QUE VAI ALÉM DA TRAGÉDIA HUMANA...

OPINIÃO.

A bem da verdade somente agora consigo recursos emocionais para me manifestar a respeito de mais essa tragédia da aviação que a história registra sob o nosso espanto.

Aqueles que me conhecem bem sabem que tenho uma "quase" fobia de avião e do seu espaço aéreo, posto que máquinas e homens serão eternamente sujeitos a falhas e às fatalidades misteriosas dessa vida.

Sempre que viajo de avião me apego ainda mais à Deus e à fala comum dos técnicos e das pessoas que declaram que os aviões são os meios de transportes mais seguros que existem.

Continuo a acreditar em Deus, mas a fala dos homens técnicos começa a me gerar desconfiança.

Sempre que nos vemos diante do inexplicável as tensões aumentam, e o que choca é que, embora tantas vidas tenham sido amputadas de súbito, parece que as explicações para a tragédia ainda são meramente expeculativas.

E esses "é mas não é", esses tantos "vai e volta" das declarações das autoridades nos geram mais angústia e insegurança, tanto aos que foram vítimas diretas das perdas, como também aos cidadãos do mundo que urgem por uma explicação mais técnica e convincente, até para que evitemos novas tragédias.

Sinceramente, nesses últimos dias e através da imprensa, aprendi tanto sobre matérias de aviação e de suas trajetórias sob adversidades climáticas, que preferiria não ter conhecimento algum nem de aviões tampouco dos seus ares!

Bem falam muitos que a ignorãncia nos protege dos medos.

Holisticamente todos tendem a explicar.

Destino, fatalidade, atentado, vontade de Deus, falha humana, falha técnica, más condições climáticas, ou até o acesso da aeronave para outros "portais", como já ouvi por aí por parte dos que acreditam existir outras dimensões cósmicas.

Não há quem não se manifeste, seja de que forma for.

Porém,o que também me entristece são algumas declarações subliminares por parte de homens públicos, que vão muito além da tristeza da lamentável tragédia.

Não sei se minha percepção está falha, que me perdoem se sinto erroneamente, pode ser só falsa impressão, mas há algumas declaraçoes tão óbvias que suscitam até dúvidas quanto às suas verdadeiras intenções, por exemplo, como a que ouvi dum político dizendo que o NOSSO governo fará de tudo para que as indenizações ocorram a contento.

Ora, nesse momento estamos em luto. Perdemos muitas vidas.

Tudo o que as pessoas mais querem no momento é que se esclareça as causas do acidente e que se encontrem seus familiares.

Indenizações são questão de direito, a aeronave pertence a país de primeiro mundo, provavelmente mais acostumados ao exercício pleno da cidadania, com certeza não somos nós que vamos ensiná-los a exercê-la, e é bom que se diga, qualquer acidente envolvendo pessoas em transporte suscitam direitos, inclusive aqueles longínquos e recentes eventos que nos vitimaram em nosso solo, em aeronaves de empresas brasileiras de aviação, cujos muitos familiares, mesmo depois de vários anos, não foram tão rápida e amplamente amparados pelos discursos tão enfáticos.

Não sei se me fiz entender.

É lamentável que num momento de dor, de insegurança e de medo, ainda nos obriguem a enxergar e a lamentar o cenário que se descortina além daquele já tão dramático que permeia as tragédias humanas.

Quanto mais vivo e observo, mais temo os lobos dessa nossa imensa e enigmática "floresta aberta" denominada...vida.

QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS E ACALME OS NOSSOS CORAÇÕES.