O Orkut e outros fenômenos culturais da Internet - um universo à espera de análise dos cientistas sociais...

O Orkut e outros fenômenos culturais da Internet - um universo à espera de análise dos cientistas sociais...

(Goiânia, GYN, Orkut, cultura cibernética, Internet, pesquisa científica)

Assisti, dias atrás, a uma entrevista do criador da Wikipédia, falando sobre a sua cria e, as implicações de seu desenvolvimento e crescimento (inclusive quanto ao Brasil). A certa altura, ele disse algo sobre o qual eu não tinha pensado objetivamente, ainda, por preconceito contra a própria Internet, talvez: "As pessoas estão escrevendo hoje, como nunca foi feito antes..." Veja só que sacada: ao contrário de uma visão preconceituosa e elitista, ele evidencia, com razão (depois de pensar um pouco, comprei a tese dele), que para se comunicar com uma comunidade inteira de amigos virtuais, o indivíduo tem, que, fatalmente escrever. São poucas linhas a cada evento, mas, ao final, resulta em algo expressivo, pelo menos em termos de atividade. Como diz o velho ditado: "melhor que nada"...

Há um longo tempo, acompanho, espantado, a penetração da Internet na vida social dos brasileiros da região urbana em que moro e, verificando o efeito da interação da população com o meio virtual, a partir dos dois principais agentes disseminadores dessa cultura, que, entendo, são, as redes de computadores das empresas e, as chamadas lan houses. Ninguém me tira da cabeça que foram eles que impulsionaram a venda de computadores para a classe média e classes populares e, depois, os transformaram em frequentadores assíduos da Internet e, de todas as ferramentas de comunicação e comodidades do mundo virtual.

De fato, nesse processo, à parte a consideração de que o computador deixou de ser ferramenta de incremento do trabalho para se transformar em meio de comunicação (tese de Joelmir Betting, se não me engano), eu creio que o brasileiro mudou, no sentido de que se afirmou mais como pessoa e cidadão (sem intermediários), através de mecanismos do meio virtual, onde encontrou fácil acesso a serviços de empresas privadas e, principalmente, de órgãos públicos - pois, é um fato inegável de que, a web ajudou ao brasileiro comum a livrar-se do inferno da burocracia enrolada, obtendo remotamente documentos que teria dificuldades de obter, pessoalmente.

Essa janela de acesso fácil aos serviços públicos (juntamente com a adoção dos shopping de serviços - projeto gestado no governo de FHC e, testado em primeiro lugar no Estado da Bahia, se não me engano), ajudou, inclusive, a mudar o conceito da sociedade sobre a oferta e qualidade dos serviços públicos - por motivos profissionais, sei bem do que estou falando nesse ponto. Na Internet, os alunos das escolas públicas e/ou de bairros mais afastados, acharam um fonte acessível e inesgotável de pesquisa. Os jovens, no começo, uma fonte absolutamente inesgotável e planetária de diversão, a um custo relativamente baixo.

Mas, evidentemente, é no ramo da interação social é, que a Internet tem o seu grande e revolucionário atrativo e, hoje, não tenho dúvidas, a sua força motriz (ainda que "motriz" seja um termo totalmente obsoleto, quando se trata de mundo virtual). É aí, que ela convalida e reitera continuamente a tese de que o homem é um ser social, pois a frequência ao MSN e, ao Orkut significam não menos que um contínuo processo de socialização humana. No início um interesse diletante e, uma curiosidade, um desejo de experimentar. Depois, uma experiência envolvente e, francamente viciante (sei do que estou falando nesse sentido, também).

Na Internet é possível as mas diversas experiências e níveis de interação. A despeito do que pode parecer, dessa interação resulta um série de fenômenos diferentes - como é o exemplo da globalização das relações sentimentais (dias atrás, estava numa festa em que, estava presente um alemão, que viera para o Brasil conhecer e noivar-se com uma goianinha - ela não fala alemão e, ele não fala português, mas se viram com o inglês colegial e, os gestos de dois adolescentes apaixonados...), mas costuma se estender a muitos outros níveis, como é o caso, das oportunidades de emprego, de colaboração em atividades acadêmicas e, até a construção de textos virtuais (é o caso desse aqui, que nasceu de uma discussão a respeito do assunto, com uma colega aqui do Netlog).

A construção de textos em colaboração, por motivos puramente lúdicos é curiosa, na medida em que, ao contrário dos textos institucionais (para os quais existem as ferramentas de colaboração virtual do Word, Excell e, outros aplicativos do gênero...), pois, ao contrário deles, estas não tem objetivos inciais, barreiras, objeto ou limites precisos, e resulta justamente nos desdobramentos inesperados, na multiplicação de pontos de vista e expressão...

Fico espantado com a familiaridade das pessoas mais simples com o uso de tecnologia de ponta nas lan houses, para se comunicar com parentes da região onde emigraram, por exemplo ou, se comunicar com um a nova geração de parentes que imigraram daqui para o exterior, para desenvolver parte do trabalho no meio virtual e, por aí, vai...

Há muita coisa pra ser reverida e explicada na Net. Por exemplo, a explosão do uso do Orkut entre as chamadas classes populares, no Brasil (onde está o seu maior número de usuários). Por aqui, ele tem um valor muito diferente que tem nos EUA, onde nasceu, ou qualquer outro país mais rico: não é algo a mais na Internet - é "o" programa de interação virtual, por excelência e, tem uma função social algo relevante (sua marca tem valor afetivo para os brasileiros e, desconfio, pode até ser medido, exatamente como o da coca-cola) . Por isso, se transformou num fenômeno cultural definitivo e já entranhado, entre nós.

Fico sempre observando isso: quando se encontram numa oportunidade íntima o bastante, perguntam: "voce tem MSN?" Quando se conhecem um pouquinho mais, não tardam em perguntar: "voce tem Orkut?" Para os pré-adolescentes, em geral, ter perfil no Orkut é algo essencial, que os irmana e, nivela...

Tenho comigo que, se pode fazer todo tipo de trabalho acadêmico, a partir do conteúdo inserido no Orkut. Dá, por exemplo, para fazer um trabalho antropológico e etnográfico, a partir da iconografia. Pode-se fazer um excelente levantamento sociológico, analisando os perfis ou, analisando as cadeias de relacionamento (e, isso, ele dá de bandeja!).também é possível realizar um trabalho de verificação da efetividade do sistema educacional, a partir da análise dos conteúdos escritos (até por região...). Na área do Direito posso fazer um monte de coisas diferentes, inclusive na área de criminologia criminologia, tipologia do crime (execução remota de crimes mediante utilização da rede e terceiros). E por aí, vai...

Se eu fosse um acadêmico de Comunicação Social, entretanto, antes de entrar no estudo dos fenômenos do espaço virtual, ia me bater por uma tese importante que passa despercebida: a importância do micro-empresário e da lan house, na revolução digital que ocorreu no Brasil. Veja só, enquanto o governo pensava em distribuir e-mail, as pessoas já estavam frequentando as lans, para, instintivamente, aderir à revolução que significa o ingresso e interação no mundo digital. Isso foi uma quebra de paradigma e de uma tese muito frouxa, que alguém batizou de "apartheid digital" e, dançou, porque não esperava o golpe representado pelo micro-empresário brasileiro, que não tem nada de tese, nem entende a fundo de informática, mas entende do que chamam mercado, onde a novidade é sempre esperada, bem-vinda...

Uma grande idéia é a academia da área de ciências sociais se despir com urgência do preconceito acadêmico e, descobrir, a tempo, as possibilidades de estudo quanto ao incrível efeito cultural da inserção paulatina da população brasileira no mundo virtual - que magnifico e gigantesco espelho!, pois ali está um retrato do Brasil em perspectivas (até mesmo, as futuras).

Acho isso, aliás, bem melhor do que produzir teses do tipo: "o conceito de sertão, na obra de Guimarães Rosa", que virou uma preguiçosa e lamentável mania acadêmica, no Brasil.

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"A gente não quer só comida/ a gente quer comida, diversão e arte/ a gente não quer só comida/ a gente quer saída pra qualquer parte (A. Antunes, M. Fromer e, S. Brito)".

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"O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria, é intelectual ( Joãozinho Trinta)".