Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Um Livro Nada Esquisito

Um livro nada esquisito


    Por Luiz Carlos Amorim
             (editor e escritor – http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

  Falei, recentemente, do talento nato em contar histórias da escritora Cissa de Oliveira, pseudônimo literário de Maria Sileuda Moreira de Oliveira, depois de ler “A Pontinha das Páginas”. Ratifico tudo o que disse, quando leio os originais de um novo livro da escritora, a cronista mais espontânea e original que conheço. Trata-se de “Uma sujeita esquisita” e quem já leu o livro anterior saberá do quilate da obra da qual vamos falar.
  Os temas são os mais diversos e as abordagens as mais interessantes e inusitadas, o que agrega mais valor literário ao trabalho de Cissa. Olhem a definição que ela nos oferece de um cara saradão: “Da janela eu vejo um homem tão sarado quanto um bom chumaço de algodão alimentado de vento”. Os ombros são duas arcadas (...) entremeadas por um pescoço de touro desprotegido pastando o tempo, na calçada. Curiosidade maior: há uma bunda de urso na parte traseira da cabeça dele. Traição essa coisa da calvície que avança por trás.” Não é genial? Acho que vou parar de fazer musculação, apesar de ser receita médica, porque a bunda de urso eu já tenho...
  Tudo é assunto para as crônicas de Cissa e ela sabe como contar uma boa história, com aquele jeito coloquial que lhe é tão peculiar, que dá gosto ouvir (ou ler).
  “Traquinagens de uma menina de idade” é uma delícia, pura poesia, que pendura um sorriso largo na cara da gente. Não dá pra não sorrir. “Um gerúndio no meio do caminho” é imprescindível. Como ninguém tinha escrito essa crônica ainda? Quisera tê-la escrito. E “A consciência azul do professor” é crônica corajosa, pois não tem medo de desmascarar o estado atual da educação em nosso país, mostrar os porquês e apontar soluções. E vou parar de enumerar as crônicas, senão vou falar de uma por uma.
  Só lendo o novo livro de Cissa para saber o que é crônica, para degustar a beleza e a importância desse gênero literário, que ela sabe valorizar tão bem.

    Luiz Carlos Amorim
    Florianópolis- SC –
     Jan/2009
Cissa de Oliveira
Enviado por Cissa de Oliveira em 04/06/2009
Código do texto: T1632153

Comentários

Sobre a autora
Cissa de Oliveira
Campinas - São Paulo - Brasil
128 textos (28487 leituras)
10 áudios (1475 audições)
1 e-livros (921 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/08/20 21:40)
Cissa de Oliveira