A fotografia

Ser jovem ou apresentar aspecto juvenil em uma fotografia depende muito do nosso estado de espírito de momento, pois muitas vezes uma pessoa jovem apresenta um estado senil e, em contra partida, poderá um idoso apresentar aspecto jovem. Nesta semana, a imprensa local reportou sobre os andarilhos da Praça Matriz. Revendo a foto de um deles, destaca-se bastante o lado senil, geralmente a pessoa neste estado está se descuidando, tanto do material, como do espiritual, traduzindo-se por quase uma perda de identidade. Penso eu, talvez mergulhado num sufoco de perda da auto estima, sendo que no reverso da moeda seria uma pessoa saudável e de aspecto juvenil não importando a idade. Vale ressaltar também que vale somar o trabalho de arte de um bom profissional em fotografias o que, muitas vezes, faz a diferença.

Voltando às aparências, dentro de todos nós existem tanto a boa como a não agradável.

Como relato acima, aconteceu comigo em setembro findo, ao tirar fotos para os santinhos da política, a senilidade apresentou-se, maior do que a real. Semblante carregado, demonstrando preocupação, como diz na gíria usando luz baixa, ficando assim inadequada para a finalidade proposta. Alguns dias depois, repeti a foto com outro fotógrafo e desta feita às aparências mudaram completamente, aparentando mais espontaneidade e jovialidade, com a cabeça erguida e bastou não a transformação do rosto em si, mas a interna, no coração, e também o estado de liberdade que me envolvia na ocasião.

"Olha o passarinho!", usa-se como álibi no entretenimento para tirar fotos de crianças ou para adultos, em defasagem com nossa alimentação espiritual. Buscar grandes tesouros, geradores de energia, através da palavra do Criador, a Bíblia, ou diretamente a Ele, ou da conversa com o Mesmo, certamente nos dará a direção esperada com novos horizontes à nossa vista tanto para fotografias, como para a conquista de mais felicidade na vida diária.

Descobrir o diamante incrustado no nosso interior, propiciador de felicidade infinita, da prosperidade infinita e da saúde infinita, que todos possuímos desde os andarilhos, pessoas que mendigam às mais abastadas, bastando despertar para sua condição de filho de Deus.

José Pedroso

Publicado em outubro de 2003

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 02/06/2009
Reeditado em 24/09/2009
Código do texto: T1628277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.