O cardeal
Costumamos, aos domingos ou feriados, passar o dia na nossa propriedade rural que fica no município de Frutal/MG, há 15 km da cidade. Fazer uma terapia de mais silêncio e também respirar ar mais puro em meio a mais vegetação, com momentos de meditação e reunião da família.
Às vezes costumo fotografar alguma coisa que acho interessante. A casa sede fica na parte mais baixa próximo a uma represa. Quando já está a 500 metros da casa, avistamos o Rio Grande que, quando bem cheio, proporciona um belo visual. Calculo que a uma distância entre 5 a 7 km em linha reta avista-se a Ponte Mendonça Lima na travessia para Barretos/SP, quando então mostra um visual exuberante, exposto num fleche do rio mais alto de onde estamos.
Lá ficamos, fazemos refeições, momentos de descanso, e se ouvem cantos de pássaros entre o rugir de alguns animais. Para nossa surpresa, dia destes surgiu um belo pássaro de peito branco, o dorso das asas uma cor pigmentada com tendências mais para cinza escuro e um topete bem avantajado de cor vermelha. O tamanho dele é pouco maior do que um canário destes selvagens, um tanto arisco, imponente, esperto e de cabeça erguida, talvez como eu costumo ser sob os auspícios e graças do Criador.
Com toda esta sua pompa, porém veio nos visitar e se assentou no poste de proteção do alambrado que circunda a casa sede. Mais do que depressa consegui fotografá-lo.
Que pássaro é este? Como se chama? Passados alguns dias conversando com a esposa do funcionário Jair, a Josiane, ela disse que o pássaro se chama Cardeal, e que em sua terra natal, Araçaí/MG, próximo a Montes Claros MG, na região agrícola onde morava há muitos destes pássaros.
Cardeal, talvez por suas características de cores parecidas com as vestes dos cardeais da Igreja Católica, um dos mais altos cargos da hierarquia desta igreja cristã e um presente para a nossa vista, a visão de um belo pássaro.
José Pedroso
Frutal, 31 de maio de 2009