UMA “CABO ELEITORAL” BRILHANTE E DOIS JOVENS AMIGOS!
Quando eu era político, em Condado, onde exerci dois mandatos de vereador, uma grande amiga minha, era, na concepção dos condadenses, minha maior “cabo eleitoral”. Falo da minha amiga Ivone, que pode não ter sido a maior “cabo eleitoral”, mas era, e acho que ainda é, minha maior defensora. Quem quisesse comprar uma briga, falasse de mim perto dela.
Com todo respeito a todos os meus amigos e colegas da Câmara Municipal, houve muita tentativa, de muitos vereadores e candidatos, querendo tirá-la de perto de mim. Mas, nunca conseguiram. A tal ponto que, mesmo tendo a política nas veias, nesta última eleição, só porque eu não quis ser candidato, ela não apoiou ninguém, apenas votou. E não participou em nada da campanha de 2008, como também não votou em ninguém para prefeito. Votou só para vereador.
O mais gratificante de tudo isso, é saber da consideração, que Ivone e sua filha, Elda, sempre tiveram e ainda têm, por mim e por minha esposa. Elda, que deve ter dezoito anos, e o seu namorado, Léo, são pessoas a quem também tenho uma grande consideração.
Tenho grandes amigos e amigas em Condado, tanto que não posso enumerar, até para não ser injusto esquecendo alguém. Eu sempre fui muito grato a todos que já votaram em mim. Mas a minha gratidão e admiração por Ivone e esse casal de jovens, é algo que não posso negar, nem esconder.
Léo e Elda, apesar de jovens e não participarem ativamente de nenhuma campanha política, como Ivone sempre fez, são pessoas inteligentíssimas e muito bem esclarecidas politicamente. Além disso, me prestaram grandes favores durante meu segundo mandato. Eram os amigos que com quem eu poderia contar a qualquer hora que precisasse.
Nunca me passou pela cabeça fazer esse comentário publicamente, principalmente porque tenho outros grandes amigos e amigas que foram meus “cabos eleitorais”, e sempre me ajudaram, mas o próprio povo condadense comenta que Ivone sempre foi a minha maior “cabo eleitoral”.
Resolvi dedicar esta página da minha Colcha de Retalhos, a esse trio de amigos, após ler o carinhoso comentário que minha amiga Elda fez, no artigo “Parabéns para mim – hoje é o meu aniversário”, doze dias após sua publicação. Vejam:
“Vi que nesta página, todos que deixaram um recado, foi para lhe parabenizar pelo seu aniversário, então resolvi também deixar aqui, o meu recado e lhe parabenizar (atrasada)”.
“Li todas as suas respostas, e para todas você fez, acho que uma sextilha ou uma rima de cordel, mas enfim, VOCÊ TEM UMA MENTE BRILHANTE!”
“Nós condadenses perdemos um político, mas nós pernambucanos descobrimos o excelente “escritor” e um ótimo cordelista. TUDO DE BOM! VOCÊ MERECE...”
Creio que Elda esperava o meu agradecimento em poesia, como fiz com os demais amigos, mas eu sei que ela, Ivone e Léo merecem algo mais e por isso faço essa homenagem aos três. No entanto, não deixei de fazer a poesia que Elda desejava.
A Minha querida Elda
Que deixou lindo recado
É das melhores amigas
Que eu tenho em Condado
Mas com o seu elogio
Eu senti um calafrio
E fiquei emocionado
Só fiquei preocupado
Com o que ela falou
Porque em seus elogios
Eu acho que exagerou
Pois, no meu ponto de vista
Escrevo e sou cordelista
Mas, excelente eu não sou.
Ela também declarou
Algo a que não me oponho
Porque sair da política
Deu um trabalho medonho
Hoje sou versejador
Porém ser um escritor
Ainda é o meu sonho
Três grandes abraços, meus grandes amigos.