"O CEGO ADERALDO"

LEMBRANDO RAQUEL DE QUEIROZ

Raquel de queiroz que teve sua coluna revista o cruzeiro faz essa alusão ao cego aderaldo na verdade exaltando o violeiro e a excelência que ele e na vida de pessoas esperam alguma coisa do artista.

Refaço o texto que também é substrato da pagina de MEMÓRIA VIVA DA REVISTA O CRUZEIRO. de 03 de OUTUBRO DE 1959 com os caracteres preservados.

" O cego Aderaldo" POR RAQUEL DE QUEIROZ

Às três horas da tarde, no pátio da fazenda, o sol é tão forte que encandeia; por sobre o mato zarolho sobe para o céu um brilho trêmulo, feito da luz devolvida que bate no chão e volta para onde veio, como se a terra fosse um espelho.

O jipe freou defronte à cancela, espantando uns pintos e a cachorra Baleia com o seu filho Trairi. E do banco da frente do carrinho se levantou um velho alto, de peito largo, chapéu desabado sobre os óculos escuros. Segurando-o pela mão, um moço moreno, de bigodinho, foi-lhe dirigindo os passos, como quem traz um menino.

Saltaram todos das redes onde cochilavam ao mormaço e, com emoção e alvoroço, correram a receber aquele que chegava. Pois o homem que atravessava o terreiro, sorrindo e saudando com sua grande voz de peito, era uma espécie de príncipe, talvez o último sobrevivente dos grandes cantadores - o cego Aderaldo.

Pelas casas dos moradores a notícia da visita se espalhou com incrível rapidez, - parecia até, Deus me perdoe que pousara em cima do meu alpendre uma estrela de Natal. Os homens largavam a enxada nos roçados, as mulheres deixavam o milho no pilão, esquecendo o pão e a hora da janta. E foram-se chegando de mansinho, homens e velhas, moças e meninos, e quando se deu fé, o terreiro e o alpendre estavam cheios de gente, e Aderaldo, sentado na cadeira de lona, dava a sua grande risada e contava causos e desfiava motes e depois pegava no grande violão e cantava e rememorava desafios, e fazia, como é de praxe, a louvação dos presentes. Foi aí que ele comprou para sempre o coração da dona da casa, porque enxergando-a apenas com os espirituais olhos de cego, disse, num remate de sextilha, que ela era “maneira como uma abelha...”

* * *

O povo da cidade grande não pode fazer idéia do que é o renome e a grandeza de um cantador. Ele é a voz cantadeira de toda uma gente que não tem outra forma de expressão própria, que não lê nem escreve e, na sua necessidade de poesia e comunicação, fala e se entende pela boca do cantador. Ele é o lírico, o épico, o noticioso, o cômico. Não é o jornal nem o rádio que informam o povo da morte de Lampião, da guerra na Europa, do suicídio de Getúlio, da subida ao céu do Padre Cícero. Ou antes, o rádio e o jornal informam, mas as gentes só dão crédito e importância depois que o cantador confirma. Ano passado os poetas populares já estavam explicando nas feiras as proezas do Sputnik, e agora já estarão pondo em versos o bombardeio da Lua, para o povo acreditar.

O povo lhe dá crédito, como lhe dá amor, porque o cantador é um deles, é a sua testemunha, ao mesmo tempo em que o seu poeta - a sua consciência lírica, a sua voz de protesto ou de queixa. As mulheres choram quando o escutam, os homens ficam pensativos. E só se entende que o cantador viva pobre e morra pobre porque a sua gente só tem para repartir com ele a mesma pobreza, também. Sendo que o pouco que podem dar lhe permite viver vestido e calçado, - e para eles isso já é abastança.

Aderaldo canta de si e dos outros, conta a infância, a mocidade, a cegueira. Perdeu a luz dos olhos aos dezoito anos de idade, a trabalhar numa máquina que de repente lhe lançou no rosto uma lufada de vapor quente. Depois de cego, recusando-se a pedir esmola, como outros cegos fazem, lembrou-se de que carregava um poeta dentro do peito, arranjou uma viola e se fez cantador. E cantando continua até agora, desde aqueles fatais dezoito anos até os oitenta e um de hoje em dia. Vive ambulante, igual a Homero, também como ele cego poeta e cantor. Não tem mulher, - diz que mulher e cego não são boa combinação. Já criou mais de vinte filhos alheios, transformando as velhas relações do cego com o seu guia numa paternidade adotiva que lhe vai preenchendo os vazios do coração. Agora os guias já são “netos”, filhos dos guias primeiros. Faz algum tempo um político lhe deu uma maquininha de cinema, que o cantador levava pelos povoados do interior, completando a exibição dos filmes com explicações e cantigas. Viajava com uns burros, - mas com o tempo os burros foram morrendo, e alguns amigos jornalistas se lembraram de iniciar uma subscrição para lhe comprarem um jipe. Aí, porém aconteceu uma tragédia: a pequena casa onde o Aderaldo morava em Quixadá, “coberta de Jitirana, cheia de flor em botão”, pegou fogo, foi-se embora. E o incêndio comeu também o projetor de cinema, os filmes, tudo. Desolado, sem teto, o poeta desistiu da subscrição, que já não tinha sentido. O pouco conto de reis obtidos deixou-os no banco onde estavam - “ficam para o meu enterro...”. Um deputado, seu admirador, doído daquela má sorte, obteve para o cantador uma casa da Fundação da Casa Popular, em Fortaleza. Mas aí apareceu um “algoz” - e denunciou o cego como proprietário em Quixadá “de uma casa e de um cinema” - aquilo que o fogo levara...

* * *

Tudo isso ele contou e cantou mais rido do que chorado, porque tem a tristeza alegre. Quando partiu - o jipe fora emprestado por um amigo, precisava chegar ao Quixadá antes da noite - nos deixaram comovidos e tontos, como se a gente houvesse podido entrever, na sua profundidade natural, o escondido e singelo mistério do mundo. E se o corpo, o triste corpo de carne, nos continuava pesado e pregado ao chão, o coração aligeirado, contente, cantante, estava, ele sim, leve e inocente - “maneiro como uma abelha”...

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 23/05/2009
Reeditado em 08/11/2010
Código do texto: T1610260
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