Lançados Fora

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

LANÇADOS FORA

"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora como a vara e secará; e os colhem e lançam no fogo e ardem". - Jo. 15.6

Um dos atributos maravilhosos da Pessoa de Deus, na Sua Trindade, é a imutabilidade do Seu caráter. Deus não muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre. Suas Leis, uma vez estabelecidas, não mudam também. As Leis de Deus são eternas. Sua Palavra é eterna. Os céus e a terra passarão, porém a Palavra do Senhor permanecerá para sempre.

O resumo de nossa vida pode ser bem orientado, se observarmos as leis de Deus. A Escritura diz que é: "Bem aventurado (feliz) aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite; pois será como a árvore junto a ribeiros de água, a qual da o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem; Tudo quanto fizer prosperará". - A observância das leis de Deus e o conhecimento destas leis imutáveis e firmes, são o segredo de uma vida de paz.

As maiores e mais completas declarações destas leis, forram trazidas ao mundo pelo Filho Único gerado de Deus, Jesus, o Ungido, o Verbo (Palavra, Logos) de Deus. Ele, o Mestre de Nazaré, encarnou em Si a palavra e a Lei de Deus. Disse Ele: "Não cuideis que vim ab-rogar a Lei; não vim ab-rogar, mas cumprir". E são ainda Dele as palavras: "Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus" - Mt. 6.17-19. As leis de Deus são, pois, o segredo da felicidade. O inspirado salmista dizia: "Observa o homem justo e verás que o fim dele será de paz".

No versículo bíblico que estamos usando como tema, o Senhor Jesus cita uma das verdades da imutável Lei de Deus. Faz Ele, a comparação de Si mesmo como sendo uma videira, a videira verdadeira, uma parreira que produz uvas para alimento. E compara as demais pessoas, os Seus discípulos, os Seus ouvintes, como sendo os ramos, os galhos dessa parreira, e diz: " Eu sou a videira; vós, as varas; quem está em mim e eu nele, esse da muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo e ardem". A expressão "lançados fora", ou como diríamos: "jogados fora", nos prende a atenção.

Tal expressão vem reforçar a verdade bíblica de que Deus lança (justamente) o homem, fora. Há entretanto, motivo para tal julgamento e juízo. É motivo muito sério: a desobediência a Lei de Deus, aos Seus mandamentos. Quando interrogado pelos judeus acerca de qual seria a obra de Deus, Jesus respondeu: "E a obra de Deus é esta: que creiais naquele que Ele enviou".

Se fossemos enumerar os exemplos bíblicos de pessoas a quem Deus lançou fora, gastaríamos demasiado espaço em nossa argumentação. Seria o caso de Caim, de Saul, de Ananias, de Safira, de Himineu e de Alexandre, de Coré, de Datã e de Abirã, etc.

O abandono e o desprezo humano acerca das leis de Deus traz, às vezes ainda nesta vida, terríveis consequências. O filho abandonado, desprezado pelos pais, dificilmente terá um futuro feliz. A esposa abandonada pelo marido, dificilmente terá vida tranquila. E o que diremos do homem abandonado por Deus? - É cômoda a interpretação popular de que "Deus não abandona ninguém". - Só não é bíblico, tal raciocínio. Lede o que diz Paulo, o apóstolo: "Pelo que Deus os entregou as concupiscências do próprio coração, à imundícia, para desonrarem os seus corpos entre si" - Rm. 1.24.

Observai as palavras do Mestre: "Se alguém não estiver em mim, será lançado fora... e os colhem... lançam no fogo...e ardem". Insistimos: a felicidade presente e futura do ser humano (homem ou mulher) resume-se em estar (ele ou ela) em Cristo. Fora de Jesus, a perdição, a ruína, o desvario.

Só Jesus.

__________________________

O Pr, Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br