SPFW quer cota de 10% de modelos negros em desfiles
Decisão é resultado de acordo com Ministério Público.
Organizadores devem sugerir contratação para estilistas.
A organização da São Paulo Fashion Week (SPFW) assinou nesta quarta-feira (20) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual no qual se compromete a incentivar o aumento do total de modelos negros nos desfiles da semana de moda. Pelo documento, os organizadores assumem o compromisso de sugerir às grifes a contratação de pelo menos 10% de modelos negros, afrodescendentes ou indígenas.
Segundo o MP, o TAC é resultado de um inquérito civil instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Inclusão Social (GAEIS). A SPFW terá que sugerir aos estilistas, com o mínimo de 15 dias de antecedência a cada edição, a contratação dos modelos negros. A organização também terá que encaminhar ao MP, 30 dias após cada edição, a comprovação de que o TAC foi respeitado.
O termo prevê multa de R$ 250 mil caso a organização do evento descumpra qualquer cláusula do acordo. O compromisso tem o prazo de dois anos. Segundo o MP, caso alguma grife não possa seguir a recomendação, ela deverá apresentar uma justificativa.
Fonte:-
http://g1.globo.com