JUVENTUDE SEM RUMO

Tenho 21 anos e já vive muita coisa na minha vida, há muitos lugares que não conheci e muitas pessoas que não me foram apresentadas, tenho 21 anos, sou jovem, e tenho muita coisa pra aprender e tomara que seja humilde para conseguir aprender ao menos o essencial. Ser jovem não é tarefa fácil, mas com certeza e missão que pode ser cumprida, pra mim não tem essa de que é a idade mais difícil, pra mim isso não existe, pois ao meu ver em cada ano de nossas vidas vamos encontrar momentos de conflito e talvez isso pareça mais constante na juventude pois é na juventude que acreditamos ser já adultos e estarmos prontos pra vida quando na verdade estamos apenas saindo da adolescência.

Não sei porque os jovens em sua grande maioria colocam em seus caminhos mais pedras que naturalmente possam encontrar.

‘’Haaa nem adianta procurar emprego, ninguém gosta de dar primeiro emprego pra alguém..’’

‘’Pô mais o governo não faz nada pra ajudar nos que somos jovens..’’

‘’Meus pais não me decham ser feliz, meus pais não me apóiam..’’

É impressionante como vejo meus amigos jovens reclamando de tanta coisa, querem ser considerados adultos cada vez mais cedo, e amadurecem cada vez mais tarde.

Na verdade, pelo menos ao meu ver, a juventude não se valoriza, não faz jus a força que tem de verdade, a quantos anos não se vê um movimento jovem de iniciativa por uma causa realmente valida em nossa sociedade, a quanto tempo não surge na mídia um jovem que se destaca por sua iniciativa de fazer algo que não corresponda ao padrões de sua idade, um jovem de idéias avançadas que inove em um assunto especifico de amplitude social.

É por isso que quando um jovem ganha uma olimpíada da matemática, uma feira de ciência ele é louvado como um Deus, pois todo mundo faz o primeiro comentários sempre começando com aquele discurso...

“Enquanto muitos estão ai fora deichando a juventude passar correndo atrás de porcarias, você está aqui conquistando o primeiro de muitos prÊmios...’’ (Aplausos)

Sem desmerecer, mas tipo, não é melhor falar que ele elimino muitos concorrentes tão capazes como ele e por isso merece os parabens? Não, as pessoas sempre se lembram de outras para fazer felicitações de um... Acho que comparação deve ser algo que magnífica a beleza dos parabéns, porque comparar o fracasso da maioria com a vitoria de um, parece tornar essa vitoria ainda maior... Porque? Pra que?

Eu to muito longe de ser um gênio da juventude, essas mentes brilhantes que de vez em quando encontramos por ai, e fico orgulhoso de saber que moro e faço parte de um país em que existem tantos jovens talentosos e capazes de realizar grandes feitos, não só em tecnologia, mas em todos os campos de atuação profissional e política. A sociedade brasileira, a pátria Brasil é extremamente carente de jovens que fazem de sua juventude não um período de dificuldade em sua vida, mas um período em que usam o ápice da vitalidade para desenvolver projetos que beneficiem outras pessoas agora ou no futuro.

Existem jovens brilhantes nas faculdades em todo Brasil, que estão se formando e sei que serão grandes engenheiros, médicos, veterinários, administradores, publicitários, jornalistas e advogados, enfim profissionais em diversas áreas que além de bons profissionais serão também seres humanos íntegros e de principio moral.

Mas a grande maioria dos jovens no Brasil e no mundo todo são mais um problema que uma solução para sociedade. Entendem que juventude é o ultimo momento para se aproveitar a vida, por isso querem viver sem limite, confundem liberdade com ausência de limites, fazem de sua vida e seu corpo um objeto ao mesmo tempo abstrato e concreto mas que incomoda a vida de muita gente.

Esses jovens são sementes que agora estão fecundando, sementes semeadas no solo da sociedade por pais negligentes, irresponsáveis e que não desenvolveram a obrigação de pais como deveriam. Hoje seus filhos são pessoas que não conhecem as leis, os limites e deveres como cidadão...

Movidos por uma sociedade extremante consumista que está presente em diversos países, tentam se expressar através de suas roupas, tatuagens e brincos... Nada contra, cada um usa o que gosta e acha conveniente, mas será realmente preciso pintar meu cabelo de azul pra demonstrar meu protesto contra os padrões impostos? Quem vai entender minha mensagem?

Meninas estão usando maquiagem e tendências da moda cada vez mais cedo, precocemente entrando no mundo da sexualidade e drogas. As vezes saio e vejo meninos e meninas entre 13 e 17 anos fumando e bebendo como se isso fosse uma obrigação, ou algo realmente necessário para amadurecer e ser respeitado por alguém ou um grupo de pessoas.

Jovens sem rumo, querem ser notados e pra isso escolhem o pior caminho, agressão, drogas, burlar leis, consumir o que a mídia vende... São tão capazes e merecedores de mais, mas estão ai, esperando não sei o que pra acordar, enquanto isso vagam por ai sem rumo certo.

Alguns até acordam, mas ai percebem que já não são mais jovens, agora são adultos, pais de família, agora são o que não queriam ser, porque quando tiveram tempo pra planejar e realizar grandes acontecimentos em sua vida, estavam tentando chamar atenção de uma sociedade cada vez mais seleta que não dá importância a pequenas coisas ou protestos irrelevantes.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 20/05/2009
Código do texto: T1604858
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.